quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Aumentar a sua produtividade

                As horas do dia seguem as mesmas, mas a cada semana parece que temos mais compromissos. Aumentar a produtividade e aproveitar melhor o tempo, é um desafio para um número cada vez maior de pessoas. Para melhorar a minha produtividade, busco saber o que especialistas em gestão do tempo nos sugerem. É fato que nossa produção diária é totalmente relacionada aos hábitos que cultivamos. Encontrei no site Lifehack uma lista de sugestões do que deve-se EVITAR para aumentar a produtividade e compartilho uma síntese com os amigos:
- Dizer "sim" para tudo – quem tem este hábito precisa repensar imediatamente. Pessoas como seu chefe, seu cônjuge e seus amigos devem ter prioridade, mas tem muitos outros que você pode escolher dizer "não". Assim, você administra melhor o tempo e só se envolve com coisas realmente importantes para você.
- Fazer tudo sozinho – Querendo ser um super-humano e tentando fazer tudo sozinho muita gente falha. Delegar tarefas é difícil, mas é muito importante para aumentar a sua produtividade, liberando seu tempo para as coisas em que as suas habilidades são fundamentais.
- Checar seu e-mail e redes sociais a toda hora – pouca gente um cronograma para ler e responder e-mail e mensagens das redes sociais. Acessar as contas de acordo com a vontade pode fazer com que se gaste em poucos minutos aqui e ali, um tempo precioso. Separe dois ou três momentos do dia e só acessar nestes horários é uma ótima dica.
- Tentar ser perfeito – Não somos perfeitos e nem devemos tentar ser. Um estudo publicado pela University Affairs mostrou que professores que eram perfeccionistas tinham a produtividade mais baixa que a daqueles que aceitavam seus erros. Muitas vezes o que é apenas bom para você já é excelente para os outros, e é o suficiente.
- Ficar ocupado o tempo todo - Um estudo de Harvard e outras evidências científicas mostraram que passar um tempo sozinho é mais importante do que você imagina. Intitulado The Power of Lonely (O Poder da Solidão, tradução livre), o estudo sugere que se ocupando menos você pode conseguir momentos de introspecção, que são necessários para realmente conhecer a si mesmo e se tornar um sucesso.
- Dizer "eu não posso"Esta expressão te leva ao fracasso, pois é preciso parar de se impor obstáculos para pensar que você pode e que fará algo. Para se livrar de um hábito como parar de fumar, por exemplo, não diga que você não pode fumar, e sim que você não fuma. Assim, suas chances serão bem maiores, pois acreditar no nosso potencial tem um impacto muito positivo na produtividade diária.
- Fazer várias coisas ao mesmo tempo - Nossa cultura tem encarado o “multitarefas”como algo normal, mas a ciência já provou que fazer várias coisas ao mesmo tempo só divide a atenção e a eficiência, fazendo a qualidade cair. Focar-se em uma tarefa de cada vez dará mais agilidade, qualidade e produtividade. 
- Ser pessimista – Um pouco de pessimismo pode ser compreensível diante de várias situações, mas muito pessimismo apenas limita seu estilo e o impede de alcançar objetivos e sucesso. Todavia, apenas "parar" de ser pessimista exige uma mudança comportamental demorada, por isso, um pessimista deve tentar um dia de cada vez e com o tempo mudará sua rotina, com a níveis de produtividade muito mais altos.
- Ignorar o cansaço - Todo mundo possui uma queda natural na produtividade depois praticar a mesma atividade entre 90 e 120 minutos. Especialistas afirmam que faz parte do ciclo ultradiano, que altera nosso estado entre alerta e sonolência durante todo o dia e não deve ser ignorado. Em vez de tentar combater seu cansaço mental, faça um intervalo e recarregue as energias. Uma pequena pausa entre atividades dará mais energia, criatividade e foco.

                Certamente quem precisa ocupar o tempo e/ou ter mais produtividade precisa deixar de fazer algumas coisas e espero que assim, os amigos leitores possam ser mais produtivos e felizes! Um abraço a todos e até a próxima!

4 comentários:

  1. Olá Marcelo. Gostaria de contribuir com teu texto sobre produtividade, a qual, venho buscando, incansavelmente, melhorar. A um bom tempo venho lendo e estudando sobre técnicas GTD (Getting Things Done) criada e difundida por David Allen. Um colega de profissão meu da área de TI, Daniel Wildt, também começou a pesquisar sobre isso e hoje dá palestras sobre o tema. Vale a pena dar uma olhada no vídeo dele que é uma propagando de um livro e-book que o mesmo está escrevendo e liberando capítulos.
    Se quiser dar uma olhada, segue o link: http://vivaseutempo.danielwildt.com/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Boa dica Marcelo, sempre acompanho suas sugestões. Eu estou dando apoio a minha esposa num negócio dela, porém sinto que nos falta diretrizes importantes para seguirmos e fazer com ele possa deslanchar de vez. Tem algum e-mail para que possa fazer contato contigo?

    Abraços,

    Leandro.

    ResponderExcluir
  4. Ótima Oportunidade!!
    Trabalhem em casa pela Internet apenas divulgando o serviço de uma Empresa e tenha Ótimos ganhos além de Vários Benefícios que a empresa Oferece. Faça seu Cadastro Grátis Agora: http://bit.ly/1l3iKN2

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...