
O livro mostra,
baseado em pesquisas nas organizações mais bem colocadas nas listas das
melhores empresas para se trabalhar, o quanto estes casos apontam para o fato
de que o tempo passa, a tecnologia avança e muda muitas coisas, mas pelo menos
uma não muda: as pessoas com
quem trabalham sempre serão pessoas. Nas melhores empresas
para se trabalhar é fácil constatar que é possível gerar um bom ambiente de
trabalho, mesmo sendo um pequeno negócio e sem ter altos salários e benefícios.
Mais do que o tamanho da empresa, os salários e os benefícios, manutenção e
atração de talentos profissionais estão baseados em pontos mais intangíveis
como: compartilhar sonhos, valores, cultivar relacionamentos e ter uma
liderança inspiradora.
Quando ouço um empresário
queixando-se da falta de envolvimento dos seus empregados, tenho vontade de
perguntar até onde aquele grupo faz parte do sonho dele e até onde ele
compartilha os sonhos com a equipe. É preciso prover as bases da organização para
que elas cheguem no sonho que os líderes tem, para que o coletivo contribua
mais efetivamente para o alcance em conjunto destas grandes metas. É preciso
entender também quais os benefícios eles realmente valorizam, quais a
organização pode oferecer e quais os que os mantém na organização.
Não existe mais "deixe seus
problemas em casa" ou "deixe seus problemas no trabalho". Cada
vez mais empresas enxergam a vida de seus colaboradores como um todo. Mais
líderes entendem que motivarão mais quando conseguem aliar o interesse
individual das pessoas, ao interesse da organização, gerando mais gente
motivada e maior a produtividade. Aqui cabe uma frase de Sam Walton, fundador
da Walmart, uma das maiores empresas de varejo do mundo: “Se as pessoas acreditam nelas mesmas, é
impressionante o que elas conseguem realizar.”
Para
todos estes pontos, manter o ouvido aberto é essencial e é o primeiro passo.
Aumentar a sensibilidade sobre o que os outros valorizam, precisam, esperam, é
fundamental. Os próximos passos devem ser na identificação da
cultura e dos
valores a serem compartilhados pela direção e equipe funcional.
Ao
contrário do que a maioria entende, os maiores desafios não estão no mercado,
na concorrência, na legislação, na política, nos governos. Mesmo que crises
como a que estamos vivendo no Brasil atrapalhem a maioria dos negócios, os
maiores desafios estão dentro das organizações. As maiores barreiras para novos
produtos, novos negócios, novos segmentos, ampliações, desenvolvimento são a
falta de inovação, iniciativa, produtividade, efetividade do grupo de líderes e
colaboradores. É preciso “misturar” os diferentes talentos e estimular o
intraempreendedorismo em todos os setores. Quanto mais gente empreendendo novos
projetos, tendo iniciativa, querendo mais, dentro da sua equipe, mais a
organização vai se desenvolver e mais vai motivar o grupo.
Por
estes e outros motivos, quanto mais inspirador for a liderança de cada setor e
da organização como um todo, maiores os resultados a serem obtidos. Para
finalizar, deixo uma conhecida frase de William Arthur Ward “O mestre medíocre
diz, o bom explica, o mestre superior demonstra e o grande mestre inspira.”
Desejando
muita inspiração a todos, um
abraço e ótima semana!
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