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- Pré-julgar o cliente potencial – um
equívoco conhecido e bastante comentado é cometido pelos professionais quando julgam
o que oferecer e se vão atender com maior ou menor atenção, a partir da observação
da aparência, das roupas, da fala, e dos
objetos portados pelos clientes no momento da venda.
- Fraca qualificação do prospect – não
fazer as perguntas certas sobre o que o cliente potencial procura, aumenta em
muito a possibilidade de perder a venda e logo no início do processo.
- Não ouvir – é um erro conhecido e que
irrita muitos clientes. Ocorre quando o profissional de vendas entende que já
sabe o que o cliente quer e segue oferecendo sem prestar atenção no que ele
está pedindo e orientando.
- Esnobismo – é uma atitude deplorável
em vendas e ocorre quando o vendedor fala e age julgando-se superior ao cliente
potencial. Isso faz o cliente/comprador sentir-se desigual no processo de
venda/compra. Este sentimento ruim em geral é propagado pelo cliente para toda
a sua rede de contatos, causando prejuízos importantes para a empresa.
- Pressão para comprar imediatamente –
quase sempre o cliente imagina que se o vendedor precisa fazer muita pressão
para a venda imediata, é porque tem receio de que ele vai encontrar uma
proposta melhor em outro lugar.
- Não tratar de necessidades – se o
vendedor ouvir os clientes potenciais, eles dirão exatamente o que querem e é
por isso que quando se oferece algo que atenda as necessidades, os negócios se
efetivam mais rápido. A venda não ocorre por suas ideias e sim pela necessidade
do cliente.
- Definir fechamento e mostrar-se agressivo
– “Se eu puder fazer esse preço, você vai comprar hoje?” é uma frase que a
maioria dos clientes tem repulsa e em geral mostra um profissional de vendas
que precisa de um bom treinamento, pois esta atitude faz perder vendas e
clientes.
- Gerar dúvidas sobre suas intenções –
quando o vendedor muda de uma atitude amável, simpática e próxima, no início
das tratativas, para pressionar, ou alterar preços e condições ao final da
apresentação, o comprador perde a confiança e a venda estará perdida para a
empresa e para o vendedor.
- Não ser sincero – é preciso lembrar
que a sinceridade é a chave para construir a confiança e estabelecer um
relacionamento com um prospect, que se tornará cliente se o vendedor conseguir
transmiti-la. Atitudes que levam a desconfiança impedem o processo de vendas de
prosseguir, aumenta as perdas e reduz os lucros.
- Ter atitude inadequada – “Estou
fazendo um favor de vender para você.” E/ou “Não peça para me desdobrar, pois
isso não vai acontecer.” Estas frases revelam uma grande inadequação da atitude
do vendedor, além de macular a imagem da empresa e do profissional. Mesmo que
haja uma certa intimidade entre o vendedor e o comprador, estas atitudes devem
ser evitadas.
Independente
de nossa profissão, somos todos clientes de muitos vendedores e passamos
diaramente pelos mais diferentes tipos e situações provocadas por eles. Como
cliente, há um conjunto grande e crescente de formas de se defender de maus
profissionais, começando por evitá-los, comprando onde somos bem tratados, com
atenção, profissionalismo, cordialidade e responsabilidade. Com o aumento da
oferta e o consumidor mais conservador, os profissionais de vendas precisam
gerar um esforço cada vez maior para manter o volume de vendas. Muitas vezes,
aparecem estratégias mirabolantes de vendas, mas evitar os erros mais comuns e
que mais afastam os clientes, já é um ótimo começo.
Um abraço e
ótima semana!
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