quarta-feira, 18 de março de 2015

Dicas para perder clientes

Nestes tempos de recessão, em que as vendas ficam mais difíceis e os desafios para manter o faturamento é maior, cuidar bem dos clientes que temos é fundamental. Mesmo assim, tem empresas que atendem tão mal, que parecem se esforçar para deixar isso bem claro.
                Pense naquele boleto de cobrança que chega no dia, ou dias depois do vencimento e você não tem outra saída senão pagar atrasado, sabendo que no mês seguinte a empresa vai lhe cobrar multa e juros pelo atraso e não aceita rever, culpando o serviço dos correios, mesmo quando eles entregam todas as outras correspondências normalmente. Lembre daquela  outra empresa que faz liquidação de estoque da estação e não aceita trocas ou devoluções seja por que não serviu para a pessoa para quem você presenteou com o produto, ou porque surgiram defeitos ao tentar o uso. Ou ainda aquela outra empresa que cobra por serviços não solicitados, não entregues, não instalados, não aceitando reclamações e insistindo que se você não pagar será registrado nos serviços de proteção ao crédito. Também há aquela que vai fazer um conserto, cobra a instalação de peças novas e logo depois quando o defeito aparece novamente, descobre-se que não houve troca de peças. A sensação é que deliberadamente querem te enganar, ou que estão te roubando, não é mesmo? Os erros são indesejados, mas são possíveis em todos os setores, todavia, o que precisamos é de um mínimo de bom senso na hora de entender a reclamação, reconhecer e corrigir o erro.
                Para todas aquelas empresas que insistem em perder clientes, parecendo ser uma meta a ser batida seguem dicas para acelerar este processo:
- Preocupem-se apenas em tirar o pedido
             Qualquer venda deveria ser consultiva, focada em atender às necessidades do cliente, sobretudo, quando forem bens ou serviços que possam ser customizados. Ao constatar que vendeu um problema para o cliente, ao invés de uma solução, insistam que ele é que comprou errado e ninguém da sua equipe tem culpa nisso.
- Procure complicar o máximo possível
                Ao contrário das empresas que querem vender mais, quem quer perder clientes deve procurar complicar cada ação do cliente. Crie vários procedimentos e encaminhamentos vendo se ele desiste de sua empresa e busque na justiça a reparação dos seus direitos.
- Proponha coisas absurdas
                Depois de conhecer um pouco sobre o cliente e entender aquilo que não serve e que o incomoda, ou é impossível para ele, baseie a sua proposta insistindo que ele aceite justamente estes pontos. Deixe o cliente sem o produto, inviabilize o trabalho dele, proponha o que você mesmo jamais aceitaria.
- Demore para cumprir o que foi acordado
                Evite cumprir os acordos ese tiver que cumprir, faça tudo muito devagar. Esqueça e retome o caso somente com muita insistência do cliente.
- Tenha um suporte técnico despreparado
             Procure selecionar para o suporte técnico gente desqualificada e principalmente com nenhuma vontade de resolver problemas.
- Mantenha gerentes omissos na supervisão
              Quando você perceber que os gerentes não supervisionam, não solucionam problemas e sequer buscam intervir para resgatar o cliente, mantenha-os no cargo, sem qualquer ação corretiva.
- Canse o cliente até ele desistir
               Ignore mensagens, recados e telefonemas e quando atender, envie respostas padronizadas que não gerem ação alguma.
- Despreze o poder do cliente
                Entenda que você está atrapalhando a vida de apenas um cliente e que ele não se relaciona e não influencia nenhuma rede capaz de prejudicar você e seus negócios.
                Com estas dicas simples, que todos são capazes de aplicar, perde-se muitos clientes com certeza e quem busca esta meta terá muito sucesso!

                Um abraço e até a próxima!

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