
Pense naquele boleto de cobrança
que chega no dia, ou dias depois do vencimento e você não tem outra saída senão
pagar atrasado, sabendo que no mês seguinte a empresa vai lhe cobrar multa e
juros pelo atraso e não aceita rever, culpando o serviço dos correios, mesmo quando
eles entregam todas as outras correspondências normalmente. Lembre daquela outra empresa que faz liquidação de estoque
da estação e não aceita trocas ou devoluções seja por que não serviu para a
pessoa para quem você presenteou com o produto, ou porque surgiram defeitos ao tentar o uso. Ou ainda aquela outra empresa que cobra por serviços não
solicitados, não entregues, não instalados, não aceitando reclamações e
insistindo que se você não pagar será registrado nos serviços de proteção ao
crédito. Também há aquela que vai fazer um conserto, cobra a instalação de
peças novas e logo depois quando o defeito aparece novamente, descobre-se que
não houve troca de peças. A sensação é que deliberadamente querem te enganar,
ou que estão te roubando, não é mesmo? Os erros são indesejados, mas são
possíveis em todos os setores, todavia, o que precisamos é de um mínimo de bom
senso na hora de entender a reclamação, reconhecer e corrigir o erro.
Para todas aquelas empresas que
insistem em perder clientes, parecendo ser uma meta a ser batida seguem dicas
para acelerar este processo:
- Preocupem-se apenas em tirar o pedido
Qualquer venda
deveria ser consultiva, focada em atender às necessidades do cliente,
sobretudo, quando forem bens ou serviços que possam ser customizados. Ao
constatar que vendeu um problema para o cliente, ao invés de uma solução,
insistam que ele é que comprou errado e ninguém da sua equipe tem culpa nisso.
-
Procure complicar o máximo possível
Ao contrário das
empresas que querem vender mais, quem quer perder clientes deve procurar
complicar cada ação do cliente. Crie vários procedimentos e encaminhamentos
vendo se ele desiste de sua empresa e busque na justiça a reparação dos seus direitos.
- Proponha coisas absurdas
Depois de conhecer
um pouco sobre o cliente e entender aquilo que não serve e que o incomoda, ou é
impossível para ele, baseie a sua proposta insistindo que ele aceite justamente
estes pontos. Deixe o cliente sem o produto, inviabilize o trabalho dele, proponha
o que você mesmo jamais aceitaria.
-
Demore para cumprir o que foi acordado
Evite cumprir os
acordos ese tiver que cumprir, faça tudo muito devagar. Esqueça e retome o caso somente com muita insistência do cliente.
-
Tenha um suporte técnico despreparado
Procure selecionar
para o suporte técnico gente desqualificada e principalmente com nenhuma
vontade de resolver problemas.
- Mantenha gerentes
omissos na supervisão
Quando você
perceber que os gerentes não supervisionam, não solucionam problemas e sequer
buscam intervir para resgatar o cliente, mantenha-os no cargo, sem qualquer
ação corretiva.
- Canse o cliente
até ele desistir
Ignore mensagens,
recados e telefonemas e quando atender, envie respostas padronizadas que não
gerem ação alguma.
- Despreze o poder
do cliente
Entenda que você
está atrapalhando a vida de apenas um cliente e que ele não se relaciona e não influencia
nenhuma rede capaz de prejudicar você e seus negócios.
Com estas dicas
simples, que todos são capazes de aplicar, perde-se muitos clientes com certeza
e quem busca esta meta terá muito sucesso!
Um abraço e até a
próxima!
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