Nestes
tempos de recessão, em que as vendas ficam mais difíceis e os desafios para
manter o faturamento é maior, cuidar bem dos clientes que temos é fundamental.
Mesmo assim, tem empresas que atendem tão mal, que parecem se esforçar para
deixar isso bem claro.
Pense naquele boleto de cobrança
que chega no dia, ou dias depois do vencimento e você não tem outra saída senão
pagar atrasado, sabendo que no mês seguinte a empresa vai lhe cobrar multa e
juros pelo atraso e não aceita rever, culpando o serviço dos correios, mesmo quando
eles entregam todas as outras correspondências normalmente. Lembre daquela outra empresa que faz liquidação de estoque
da estação e não aceita trocas ou devoluções seja por que não serviu para a
pessoa para quem você presenteou com o produto, ou porque surgiram defeitos ao tentar o uso. Ou ainda aquela outra empresa que cobra por serviços não
solicitados, não entregues, não instalados, não aceitando reclamações e
insistindo que se você não pagar será registrado nos serviços de proteção ao
crédito. Também há aquela que vai fazer um conserto, cobra a instalação de
peças novas e logo depois quando o defeito aparece novamente, descobre-se que
não houve troca de peças. A sensação é que deliberadamente querem te enganar,
ou que estão te roubando, não é mesmo? Os erros são indesejados, mas são
possíveis em todos os setores, todavia, o que precisamos é de um mínimo de bom
senso na hora de entender a reclamação, reconhecer e corrigir o erro.
Para todas aquelas empresas que
insistem em perder clientes, parecendo ser uma meta a ser batida seguem dicas
para acelerar este processo:
- Preocupem-se apenas em tirar o pedido
Qualquer venda
deveria ser consultiva, focada em atender às necessidades do cliente,
sobretudo, quando forem bens ou serviços que possam ser customizados. Ao
constatar que vendeu um problema para o cliente, ao invés de uma solução,
insistam que ele é que comprou errado e ninguém da sua equipe tem culpa nisso.
-
Procure complicar o máximo possível
Ao contrário das
empresas que querem vender mais, quem quer perder clientes deve procurar
complicar cada ação do cliente. Crie vários procedimentos e encaminhamentos
vendo se ele desiste de sua empresa e busque na justiça a reparação dos seus direitos.
- Proponha coisas absurdas
Depois de conhecer
um pouco sobre o cliente e entender aquilo que não serve e que o incomoda, ou é
impossível para ele, baseie a sua proposta insistindo que ele aceite justamente
estes pontos. Deixe o cliente sem o produto, inviabilize o trabalho dele, proponha
o que você mesmo jamais aceitaria.
-
Demore para cumprir o que foi acordado
Evite cumprir os
acordos ese tiver que cumprir, faça tudo muito devagar. Esqueça e retome o caso somente com muita insistência do cliente.
-
Tenha um suporte técnico despreparado
Procure selecionar
para o suporte técnico gente desqualificada e principalmente com nenhuma
vontade de resolver problemas.
- Mantenha gerentes
omissos na supervisão
Quando você
perceber que os gerentes não supervisionam, não solucionam problemas e sequer
buscam intervir para resgatar o cliente, mantenha-os no cargo, sem qualquer
ação corretiva.
- Canse o cliente
até ele desistir
Ignore mensagens,
recados e telefonemas e quando atender, envie respostas padronizadas que não
gerem ação alguma.
- Despreze o poder
do cliente
Entenda que você
está atrapalhando a vida de apenas um cliente e que ele não se relaciona e não influencia
nenhuma rede capaz de prejudicar você e seus negócios.
Com estas dicas
simples, que todos são capazes de aplicar, perde-se muitos clientes com certeza
e quem busca esta meta terá muito sucesso!
Um abraço e até a
próxima!
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