quarta-feira, 5 de abril de 2017

Determinação e genialidade

    Há algum tempo a inovação vem sendo mais falada, escrita e também por isso, tendo ações efetivas e mais diretas em várias áreas. O pano de fundo das ações é sempre o estímulo à criatividade e o desafio ao aprimoramento da inteligência dos envolvidos.
    Sabe-se há um bom tempo que o QI (Quociente de Inteligência) não é garantia de um trabalho de sucesso, pois há mais fatores que influenciam a criatividade do que a inteligência. "Criatividade não é um talento. É uma forma de agir", disse o ator John Cleese.
    Uma matéria da revista Inc. e outra da revista Época Negócios mostram que gênios reconhecidos pela sua criatividade são capazes de reunir elementos aparentemente contraditórios de uma forma incomum e não esperada. A análise mostra que apesar de cada um ter seu estilo e seu método, Wolfgang Amadeus Mozart, Albert Einstein e Pablo Picasso, compartilhavam certas características em comum para expressarem a criatividade em suas respectivas artes. Mais do que inteligência e criatividade, fica claro que eles tinham a determinação necessária para alcançar o nível de domínio em suas áreas, o que fez toda a diferença na vida e na obra de cada um.
    Determinação tem se mostrado em muitas pesquisas a respeito do sucesso pessoal e profissional, um indicador mais importante do que o talento pessoal. Conhecemos gente muito talentosa, mas parte delas não é capaz de se aperfeiçoar constantemente, não conseguindo transformar o talento em sucesso numa carreira, como outros tão talentosos quanto.
    Pessoas muitíssimo criativas têm uma grande motivação, o que evidencia que apenas talento nunca é o suficiente. Os gênios, do passado e do presente podem ser analisados e reconhecidos pela perseverança, concentração e foco absoluto naquilo que eles querem fazer de melhor. Dedicação em um nível fora do comum é pré-requisito para conquistar o status de gênio numa arte, ofício, trabalho. Einstein, por exemplo, tinha uma inteligência altíssima, mas ele realmente amava e era obcecado em buscar a sua teoria da relatividade. Ele estava sempre curioso e disposto a estudar ideias novas e radicais.
    Para ser mais criativos, é preciso o desejo mais de trabalhar duro e concentrar esforços em longos períodos naquilo em que se acredita. Também é preciso ter a coragem suficiente para abraçar o desconhecido, estimulando novos caminhos de seus pensamentos. A disposição para arriscar-se, saindo da zona do conforto ou do jeito que sempre se pensou e se fez as coisas, fazem um bem enorme à criatividade. Só é possível explorar todo o potencial pessoal abraçando o risco associado ao fazer coisas diferentes, inovando. Ninguém conseguirá atingir o ápice de uma carreira sem tolerar e lidar com o desconhecido. A história mostra que os gênios criativos arriscavam mais para obter melhores resultados.
   Na análise feita nas matérias citadas, gênios de sucesso como Einstein, Mozart e Picasso valorizaram seus processos de trabalho, tanto quanto os resultados, pois viam os obstáculos como oportunidades para conseguir progredir mais a cada dia. Eles direcionam a insatisfação para aprender, criar, inventar e fazer algo além. Numa entrevista famosa Einstein disse "Eu não tenho nenhum talento especial. Sou apenas alguém profundamente curioso." Outra expressão que revela o quanto o sucesso de um gênio depende de sua determinação é o texto de Mozart a um amigo: “As pessoas pensam que a arte é algo que vem fácil a mim. Mas eu garanto a você, meu caro amigo, que não há ninguém mais devotado e que dedica tanto tempo a uma composição quanto eu. Não deve haver um mestre famoso que eu não tenha estudado minuciosamente diversas e diversas vezes".
    Escutar música clássica potencializa a atividade cerebral, mostra a pesquisa da Universidade de Helsinque (Finlândia). Todavia, está provado que determinação, criatividade, curiosidade são componentes da inovação que precisam acompanhar a inteligência para gerarem sucesso.
    Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...