segunda-feira, 15 de maio de 2017

Retomada gradual

     Depois de 2 anos seguidos de PIB negativo, o que nunca havia ocorrido na história do Brasil, gerando a pior recessão desde o impacto mundial da crise de 1930, vivemos o início de um ano de retomada. Com a queda da inflação, a redução das taxas de juros, a significativa melhora da taxa de câmbio, com o Real se valorizando frente ao dólar e outras moedas, mais estabilidade política, mais confiança dos consumidores e dos investidores, 2017 iniciou mostrando que podemos ter mais esperanças de que mesmo havendo muito a ser feito, o país vai reencontrando o caminho para a plena evolução do ambiente de negócios.     
     Uma pesquisa com 746 das maiores empresas do país, de vários segmentos, feita pela Deloitte, uma das maiores empresas de auditoria e consultoria do planeta, mostra que o emprego deve ganhar fôlego em 2017 e já é possível ver esta realidade em estatísticas locais. A busca por profissionais qualificados é a tônica das primeiras levas de contratações, onde 40% dos entrevistados também admitem substituir parte do quadro atual por mão de obra mais qualificada. 38% das empresas afirmam que vão aumentar e 53% que vão manter o volume de investimentos em treinamento e qualificação das suas equipes. A pesquisa também mostra que o lançamento de novos produtos e serviços e a substituição de máquinas e equipamentos, após um período de contenções, devem ser o foco dos aportes financeiros que estavam represados, visando para melhorar a gestão operacional.
     As empresas devem priorizar a gestão financeira, mantendo foco na geração de resultados e na melhoria da produtividade, com previsão de aumento de receitas e de investimentos a realizar, considerando como maiores impactos a retomada econômica, a variação cambial e o preço do petróleo.
     A pesquisa publicada na revista Mundo Corporativo, mostra ainda que 56% das empresas entrevistadas afirma que vai crescer mais de 10% em 2017. Os principais setores em retomada, ou seja, que estiveram em baixa ou cresceram pouco em 2015 e 16 e que crescerão mais de 10% em 2017 serão por ordem: infraestrutura, construção civil e bens de consumo. Já os principais setores em ascensão, ou seja, que já cresceram em torno de 10% em 2016 e em 2017 devem crescer mais 10% sobre o ano anterior são por ordem: os serviços financeiros, a tecnologia, saúde e farmacêuticos.
     Os lançamentos de novos produtos e serviços, a substituição de máquinas e equipamentos são as prioridades de investimentos das empresas para 2017. “Com um cenário político mais estável e a esperada aplicação das reformas estruturais, o Brasil voltará a ser um destino atraente para investimentos. Vai entrar muito dinheiro de fora.” Diz, José Cláudio Securato, presidente do IBEF - Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças.
    Pelo que se lê, há grandes volumes de recursos, segundo alguns economistas “um excesso de liquidez” no mundo e as economias emergentes não conseguem absorver. Por este motivo, é possível acreditar que a medida em que as reformas estruturais comecem a ser aprovadas, que a estabilidade política volte e que aumente a segurança jurídica, o Brasil possa atrair uma fatia maior destes recursos.  “Os ativos brasileiros estão com um preço mais realista, do que a três anos atrás. Para os investidores que pensam em médio e longo prazos, somos um mercado muito atrativo. Há boas oportunidades para investimentos nos setores de saúde, educação, tecnologia e infraestrutura.” (Eduardo Martins, sócio da Deloitte no Brasil).
   Edemir Pinto, Presidente da BM&FBovespa prevê um ano de retomada de investimento e abertura de capital de mais de 50 empresas brasileiras. Ainda segundo Securato, do IBEF, as fusões e aquisições também devem ser retomadas com negócios de grande porte em maior volume do que nos últimos anos.
   Temos muito trabalho pela frente para recuperar nosso país, mas quando a expectativa é positiva, o entusiasmo aumenta e a missão fica mais fácil de ser cumprida.

    Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...