terça-feira, 2 de maio de 2017

Você é uma Marca

     A carreira profissional há tempos deixou de ser comparável a uma escada embora ainda há muitos com esta imagem mental. Atualmente as carreiras funcionam de diferentes formas e linearidade foi deixada de lado. A melhor comparação com a carreira de hoje seria um jogo de dominó, ou tabuleiro de xadrez, ou ainda um labirinto, ao invés da escada.
     As carreiras profissionais mais modernas estão cheias de movimentos que vão para o lado, para a frente, em diagonal e eventualmente para trás, pois as vezes faz sentido e é preciso. Uma carreira profissional contemporânea deve ter um portfólio de projetos com aprendizagem de novas habilidades, aquisição de novas competências, desenvolvimento de novas capacidades, crescimento conjunto com colegas de trabalho, e principalmente reinventar-se constantemente, como uma marca de sucesso.
    Boas experiências além de muito divertidas, geram aprendizado valioso, enriquecem o currículo e são bem vistas pelos recrutadores de talentos. Procurar projetos interessantes, desafiadores, provocantes na maior parte da vida, é melhor do que buscar linearmente cargos como gerente, coordenador, supervisor, pois estes muitas vezes são sinônimos de "beco sem saída". Dependendo da hierarquia da organização, se der certo há acomodação naquele posto de liderança e se não der certo, teria que sair da organização, pois dificilmente há clima para voltar a ser colega dos que recém foram subordinados.
     Ver-se como uma marca que se valoriza ao ter investimentos constantes para ganhar relevância, atratividade e maior impacto em suas áreas de atuação é o que tenho indicado a estudantes, colegas e amigos. Uma dica é escrever a missão, visão de futuro e negócio da sua marca profissional. Esta ação pode deixar mais claro algumas respostas para dúvidas que muitos profissionais possuem como ganhar reconhecimento por suas habilidades como um técnico ou  prospectar novas idéias para o mercado? Também é uma oportunidade para a sua própria definição pessoal de sucesso como dinheiro, ou poder, ou fama, ou fazer o que você ama, ou ainda, tudo isso junto? Convivo diariamente há 28 anos com profissionais em formação, e em qualificação de suas carreiras. No meu entendimento, aqueles que conseguem ter mais claro para si as respostas destas questões anteriores conseguem mais facilmente oportunidades de trabalho ou projetos que se encaixam no que desejam para suas vidas.
Cada um de nós tem uma marca pessoal iniciada ao nascer, como “Fulaninho/a, filho do Beltrano”, que vai sendo construída a partir das causas que abraçamos, do que fizemos ou deixamos de fazer. Ser um colega admirável pela parceria, solidariedade e profissionalismo deve estar em primeiro lugar nesta busca, seguida de ser um especialista excepcional em algo que tem valor real para a organização e para as pessoas. Em terceiro lugar, é importante ser um visionário positivo, perspicaz, um mentor de outros colegas e em quarto lugar é preciso ser muito persistente por resultados efetivos, que possam facilmente ser comprovados e percebidos.
Você, eu, nossos colegas, temos e somos marcas, das quais estamos na gestão. Uma marca profissional bem construída tem alta empregabilidade e alto potencial para empreender com sucesso. Quem tem uma boa marca profissional pode desejar mais da sua carreira, da sua renda, com menos tensão sobre as oscilações do mercado de trabalho. Uma marca pessoal forte é a garantia de mais tranquilidade, mais satisfação pessoal, mais reconhecimento de colegas e amigos, mais prestígio e mais convites para atividades diversas, aumentando as oportunidades e possibilidades.
Sabemos que não há um caminho único para o sucesso e não há um caminho certo para qualificar a marca chamada você, mas é fundamental entender que construímos nossa marca pessoal e profissional com escolhas, atitudes, fazendo e deixando de fazer um conjunto de coisas ao nosso redor. Quem ainda não havia pensado nisso pode começar hoje, pois sempre é tempo!
Um abraço e até a próxima!

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...