sábado, 5 de maio de 2018

A vida é feita de momentos


Após a leitura de algumas mensagens enviadas por amigos, lidas um certo tempo após terem sido enviadas, fiquei pensando nos momentos que a vida proporciona. Li uma atrás da outra, no tempo que o fim de semana proporcionou, e o conjunto me fez pensar o quanto a vida é feita de momentos. Se considerar o tempo de uma vida, em relação ao universo, temos um momento curtíssimo, que precisa de mais intensidade.
Os momentos tomam uma dimensão muito maior quando nos demos conta de que 1 segundo pode mudar uma vida da cabeça aos pés. Vida e morte, sucesso ou fracasso, o 1º do 2º ou 3º lugar podem ser decididos em 1 ou poucos segundos.
Com 7 bilhões de pessoas no mundo, enquanto alguns despertam, outros vão dormir, enquanto alguns estão envolvidos em criar soluções inovadoras para as dores que afligem muita gente, muitos outros simplesmente passam de um dia para o outro na sua rotina. Enquanto alguns beijam o seu amor pela primeira vez, outros o fazem pela última vez, assim como enquanto alguns estão chorando ao lado de uma cama de hospital, outros estão no bloco ao lado chorando de felicidade e comemorando. Enquanto alguns estão a fim de partir para muito longe, outros estão, enfim, voltando para casa e assim a vida vai mostrando que é feita de momentos.
Uma vida plena precisa de olhares em várias direções, iniciando pela frente, o que parece óbvio, mas nem tanto quando percebe-se tanta gente que não sabe para onde está indo. É preciso também olhar para trás lembrando de onde veio, o que foi aprendido neste caminho, respeitando a história e quem esteve ao lado até aqui e principalmente, para evitar os erros reconhecíveis no passado. Olhar para baixo é necessário para se certificar de que não está se pisando em outras pessoas ou causando ruína ao longo do caminho. Ainda, é preciso olhar sempre para os lados, procurando ver quem está lá para apoiar, com quem podemos contar e para ver quem precisa de apoio. Finalizando, é preciso olhar para cima, lembrando que Deus está no controle, cuidando de tudo e de todos. Por último, é fundamental olhar para dentro, para lembrar o quanto é preciso melhorar, aprender e desenvolver-se no caminho.
Não adianta muito ter mestrado ou doutorado e não cumprimentar o porteiro, assim como não adianta conhecer vários países e não visitar os familiares mais próximos. Tenha um momento para analisar-se de dentro para fora. Não dá para confundir falta de oportunidade com falta de vontade, quando não se tem o que se quer. A maior parte do sucesso é baseado na persistência e é justamente ela que mais falta, naqueles que dizem que não lhe é proporcionado o que deseja.
Com um momento para si, é preciso avaliar e reavaliar as reações diante do ambiente externo, pois não dá para permitir que o comportamento do outro tire a paz. Um momento para conhecer-se também evita irritar-se com o que os outros fazem e dizem. Um bom indicador do caráter de alguém é a forma como a pessoa trata quem não pode lhe trazer benefício algum. “Trabalhe duro e em silêncio e deixe que o seu sucesso faça barulho”, dizia Dale Carnegie.
Um pensamento atribuído a Buda, diz que uma cabeça cheia de medos tem pouco espaço para os sonhos. O que você pensa, você atrai. O que você sente você atrai. O que você acredita, torna-se realidade. Assim, os pensamentos determinam ações, que determinam resultados.
Antes de sermos bons profissionais precisamos ser bons seres humanos. Roosevelt, dizia que o ingrediente mais importante na fórmula do sucesso é saber se relacionar com as pessoas. Há quem diga que os relacionamentos são o maior patrimônio que alguém pode construir. Uma reputação vale mais do que salário, ou renda, assim como integridade vale mais do que uma carreira ou curriculum. Momentos que auxiliem a avaliar os atalhos e os bons resultados que pareçam fáceis demais, são fundamentais no olhar para dentro de si.
Os momentos vividos intensamente são aqueles que mais nos trarão satisfação, sobrepondo-se a tudo o que as horas de trabalho conseguir ou não comprar.
Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...