sábado, 24 de novembro de 2018

Força para mudar


Muita gente quer que o País mude, mas conforme já refletimos aqui, há mais gente querendo que os outros mudem, do que gente disposta a mudar o que está ao seu alcance. Com frequência vemos pessoas criticando os políticos nos escândalos que saem na imprensa, ao mesmo tempo que cometem ilicitudes, sonegam, desviam, metem, fraudam.
Para mudar o País precisamos de muito mais força e as eleições que acabaram ou qualquer uma das próximas, não serão suficientes para as mudanças necessárias, pois a maior força da mudança precisa vir das pessoas com disposição para abrir mão de vantagens indevidas e aumento do respeito ao que é de todos.
A força para mudar também precisa de ações mais positivas de todos em relação as suas próprias vidas, negócios e futuro. As ações nascem dos pensamentos e estes de como se vê o mundo ao redor. Com tanta gente pessimista em relação ao futuro, há pouca chance de avançar. Os governos conseguem fazer cada vez menos e por isso são as pessoas, eu, você e todos os que conhecemos que tem a força para mudar. Uma frase célebre atribuída a Albert Einstein é “Prefiro ser otimista, e errar, a ser pessimista, e acertar.”
O pensamento otimista é responsável por uma vida com mais qualidade e conquistas, já que os entraves do cotidiano serão analisados com uma perspectiva que valoriza o que pode dar certo, ao invés de focar nos problemas e no que pode dar errado. Ser otimista na forma de pensar e agir traz resultados mais expressivos e a gente não conhece muitos pessimistas bem sucedidos, não é mesmo? Agir focando nas soluções e não nos problemas, é o que diferencia um otimista de um pessimista. Esta atitude muda todo o foco, redirecionando as escolhas e abrindo a mente e o coração para as ricas possibilidades que a vida oferece. As vezes é preciso treinar novas formas de pensar e consequentemente de sentir, inovando na maneira de agir, fortalecendo a mentalidade vencedora, especialmente no dia a dia praticando e alimentando o otimismo com quem está ao redor.
Neste sentido destaco algumas reflexões do escritor Eduardo Shinyashiki:
- Comemorar os simples atos da vida, valorizando a simplicidade e as pequenas coisas que geram momentos de prazer podem animar bastante.
 - Seja você mesmo: não precisa ser igual aos outros para ser realmente feliz e satisfeito. É preciso ir ao encontro de nós mesmos, da nossa originalidade, autenticidade, beleza e força.
 - Cuide da sua atitude mental: foque seus pensamentos em direção ao positivo e nas soluções, não nas dificuldades e problemas.
 - Atenção com as palavras que você usa. É importante lembramos que é por meio das nossas expressões e intenções que manifestamos a nossa vontade. Frases como “não consigo”, “já tentei”, “não vai dar certo” e “a vida é difícil” não ajudam. O que falamos a nós mesmos e aos outros constrói a realidade, a maneira de ver o mundo e modelam atitudes e condicionam as decisões tomadas.
 - Lembre-se de que a importância do bom humor e dos sentimentos positivos está documentada cientificamente. Inclusive, rir mais e levar as coisas com leveza prolonga a vida.
 - Cuide de você e respeite suas necessidades: cultive os seus sonhos e os relacionamentos interpessoais verdadeiros e profundos. Cuide do corpo, da espiritualidade e da força interior. 
 - Tenha em mente o poder e a força de objetivos definidos e claros. Crie ações para realizar suas metas, organize recursos e tempo, pois a cada resultado alcançado, vive-se uma experiência de sucesso, consolidando, assim, a autoconfiança e o otimismo.
Finalizando, amigos, reforço o entendimento de que a força para mudar está em nós mesmos e para isso é preciso mais esperança, mais respeito, mais otimismo para evoluir e superar as dificuldades, com foco nas soluções e busca de oportunidades.
Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...