sábado, 1 de junho de 2019

Desafios da comunicação empresarial


       
       A comunicação é sabidamente uma das maiores dificuldades quando em se tratando de grupos, sejam eles de amigos, família, confrarias, e organizações. A comunicação empresarial é possivelmente um dos maiores desafios a ser enfrentado no que tange a organização, produtividade e clima organizacional. O texto de hoje é um “grão de areia no deserto” dada a complexidade do tema, mas uma tentativa de contribuir com o dia a dia dos leitores.
Embora reconhecidas como fatores de desgaste emocional e físico, a competitividade, o enxugamento das equipes, dentre outros gera necessidades de jornadas extremamente exaustivas, alcançando os limites do suportável para gestores, executivos e empresários. Há pesquisas que estudam o número de horas de trabalho de executivos, mostrando que as jornadas destes profissionais no Brasil têm sido em média de 70 horas por semana, bem maiores do que em países desenvolvidos. Neste cenário, o excesso impede que o indivíduo consiga cuidar de si mesmo, o que muitas vezes se reflete na dificuldade de comunicação com os setores e grupos da organização que dirige.
Muitas vezes a evidência de fragilidades emocionais e físicas impactam negativamente na comunicação empresarial. Nas pesquisas a respeito, é analisado o nível de stress dos executivos e no ranking mundial, os executivos brasileiros têm ficado em 2º lugar, atrás do Egito, como os mais estressados, o que certamente prejudica a produtividade, a criatividade, os relacionamentos e também, uma boa comunicação com seus pares e suas equipes.
Sob forte tensão, qualquer pessoa é levada a ter uma percepção alterada dos acontecimentos. Dependendo do nível de stress, pode-se acreditar que a realidade é melhor ou é pior do que de fato se apresenta. O corpo das pessoas envolvidas, dos colaboradores, começa a dar sinais que podem se transformar em doenças se o clima ruim se mantiver por muito tempo. A competição externa e interna tem limites, que quando ultrapassado, faz com que a mesma deixe de contribuir como estímulo, motivação, tornando-se um freio, quando quase todos passam a se proteger, se fechar e não vão adiante para não perder ou ser questionado.
A comunicação interna é altamente impactada por este clima interno, ao mesmo tempo que quando bem utilizada contribui decisivamente para a melhora do clima organizacional, para a eficiência operacional e para o alinhamento estratégico. Assim, é muito importante que todos os integrantes de uma organização, ou grupos entendam a importância de uma boa comunicação, se comprometam e se engajem com as melhores práticas.
       Realizar reuniões periódicas dos setores e também entre todos os gestores da organização é elementar, mas para quem não utiliza esta prática, é aquele óbvio que precisa ser feito. É preciso lembrar sempre que os elogios e os atos de reconhecimento devem ser públicos, normalmente em reuniões, ao passo que as correções e eventuais repreensões, devem ser individuais. Se as reuniões serão semanais, quinzenais, mensais, vai depender do volume de informações e tomadas de decisões em grupo que a organização tiver. É muito importante lembrar que os encontros presenciais, as reuniões, sempre engajam mais e melhor, e os tipos de tomada de decisões em grupo devem ser escolhidos em acordo com a cultura organizacional. É importante lembrar que nas reuniões, a prioridade deve ser discutir, refletir e entrosar o grupo. Os avisos, as informações, leituras de documentos, e afins podem ser priorizados por email, murais, grupos de whats e outros.
É muito importante lembrar que textos do email, mesmo que curtos, mensagens de whats e até mesmo recados escritos, não tem emoção e por isso ao serem lidos, muitas vezes podem ser interpretados pelos receptores diferentemente do que o desejado pelo emissor da mensagem. Ao saber disso, é preciso dar mais atenção às mensagens escritas para haver uma melhora na comunicação e no clima organizacional.
Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...