sexta-feira, 7 de junho de 2019

Hábitos para ser inovador e criativo


Uma boa parte dos profissionais que eu convivo desejam ser mais inovadores e mais criativos, ou estão buscando algo com potencial de impactar mais pessoas em seus negócios. Em geral nos admiramos de como o pessoal do Google e demais empresas ícones do Vale do Silício conseguem produzir tantas coisas legais, inovadoras, simples e por tudo isso, altamente lucrativas. Compartilho aqui alguns hábitos diários para um profissional ser tão inovador quanto o pessoal do Google e outras empresas que crescem exponencialmente, identificados e sugeridos pela equipe da Start se, empresa brasileira que se propõe a desenvolver a inovação e o empreendedorismo entre os brasileiros. 
Esses hábitos devem ajudar a ter ideias ou se tornar muito mais criativo, ágil e inovador do que nunca.  Muita gente fala sobre inovação, mas na hora de fazer as coisas acontecerem, na ordem de prioridades, as inovações ficam para depois.  Inovação deve ser uma prioridade diária e é o primeiro passo! Outra dica é conversar ou frequentar lugares com pessoas de opiniões, formações e ideologias diferentes das suas. Este hábito nos deixa mais criativo, mais inovador e com muito mais argumentos para discussões e troca de ideias. Conhecer e conversar com pessoas diferentes, muitas vezes propicia uma ideia ou parceria inovadora capaz de dar o insight tão esperado. 
Como fazer o que você já faz de uma forma rápida e melhor para solucionar um problema real? Você vai ver que muitas vezes não precisará pensar em nada mirabolante para se tornar inovador.  O foco é pensar no que você pode fazer de diferente com as ferramentas que você já possui. Você tem alguma habilidade que pode ser usada para solucionar problemas de outras pessoas?  Pensar nisso várias vezes por dia, é a segunda dica de hábito.
Fique de olho em pessoas inovadoras e se aproxime muito delas. Inovação e criatividade são coisas difíceis de ensinar, ainda mais quando muitas vezes ao longo da vida se foi ensinado a realizar tarefas mecânicas e repetitivas diariamente.  Pessoas inovadoras sempre acabam influenciando as outras, fazendo elas verem problemas e oportunidades sob um prisma diferente.  
Quer criar soluções inovadoras? Olhe sempre para todos os lados e veja o que estão fazendo de diferente. Em seguida, tente fazer algo ainda mais diferente. Por que não podemos ser os primeiros a fazer algo assim?
Quanto vale uma boa ideia? - Uma ideia não aplicada é igual a zero! Por isso, cada vez mais as organizações que crescem rapidamente investem em inovação ou setores com este foco, para ter no seu dia a dia novas e melhores formas de sobreviver e se desenvolver no mercado. Mostre sua ideia para pessoas inovadoras e criativas e converse abertamente sobre ela. Colha os feedbacks e transforme a conversa num grande brainstorm e não precisa de uma reunião para isso. Uma pausa para um café, uma conversa de corredor ou até mesmo um almoço ou happy hour são bons momentos para conversas assim.
Beber da fonte, na prática, ao vivo é melhor! Embora ler, assistir palestras, fazer cursos seja fundamental, vez por outra é muito importante uma visita, uma vivência a espaços inovadores, que gerarão uma experiência muito mais rica como pessoa e profissional, para entender e aplicar esses conhecimentos dentro do seu próprio contexto ou mercado.  As mentes mais criativas do mundo, são pessoas que tem ideias para fazer do mundo um lugar melhor e com isso, geram satisfação pessoal, ganham notoriedade e prosperidade. Converse com pessoas e visite empresas inovadoras, que isto vai ficar cada vez mais claro para você.
Por último, habitue-se a resolver 1 problema de muitas formas diferentes. Não se conforme e não admita apenas 1 resposta, ou 1 solução. Procure várias possibilidades de solução, e só depois escolha uma, mas habitue-se a ter várias possibilidades presentes. Busque também identificar quais ferramentas seriam necessárias para você solucionar esse problema e que ainda não existem. Pense nas coisas mais “doidas” e não convencionais. Muitas vezes dessas ideias absurdas e “fora da caixa” brotará a semente da inovação para aquele problema de difícil solução.
Para finalizar, é preciso estar convencido que estas dicas, ideias, sugestões só se tornarão hábitos se você começar a praticá-los diariamente. Portanto, mãos à obra!
Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...