Um dos termos mais empregados em negócios também é
possivelmente um dos mais mal empregados, no que tange ao conceito. Este mau
emprego da palavra também gera uma distorção no foco, nas ações e na eficiência.
Inspirado nas orientações de Phillip Kotler, considerado o “pai” do marketing
moderno, compartilho uma breve descrição de 6 funções básicas que as pessoas que
se propõe a trabalhar no marketing de algum negócio devem exercer.
A primeira e mais importante função do marketing é representar
a voz do cliente perante todas as pessoas e setores
da organização, defendendo que todos se voltem para o cliente a fim de
conquistar sua lealdade. Avalie constantemente se o marketing está representando
e adequadamente a opinião do cliente, pois esta é a função mais importante do
marketing em qualquer ramo de atividade. Quando houver dúvidas sobre as
decisões a serem tomadas do ponto de vista do cliente, quem deve ter a
resposta, é o pessoal de marketing.
A
segunda função mais importante do marketing de qualquer negócio deve ser monitorar as mudanças no
contexto dos negócios e obter
insights dos mercados e dos clientes, que possam ajudar a
desenvolver novos produtos para atingir seus objetivos de crescimento. O
pessoal do marketing tem informações suficientes e atualizadas quanto as
mudanças do ambiente dos seus negócios? Como está a situação de cada
concorrente atual? Há novos entrantes no mercado do seu negócio? Há soluções substitutas?
Como todos eles estão se comportando? Como estão os fatores que afetam cada
player do seu mercado e como o cliente está percebendo os movimentos do mercado
em que você atua?
Ser
o guardião da marca e
das práticas de branding é a
terceira função mais importante do marketing. A marca é o maior
patrimônio de um negócio e a equipe de marketing deve coordenar os esforços e
trabalhar para que este patrimônio aumente de valor a cada dia. O líder e a
equipe devem avaliar continuamente o que está sendo feito para aumentar o valor
da marca e como este patrimônio tem sido cuidado por toda a equipe.
Atualizar a tecnologia e
as habilidades de marketing é outra função básica, pois a tecnologia da
informação facilita e aprimora muito as práticas de marketing de qualquer
negócio, principalmente as avaliações e o relacionamento com os clientes,
prospects e suspects. Cabe ao líder e sua equipe avaliar continuamente como está
o uso da tecnologia da informação nas atividades de marketing.
Outra função fundamental do marketing é enriquecer
o portfólio e as sinergias com os insights que a equipe pode e deve produzir. O mix de produtos, seja ele
composto por bens ou serviços, deve ser avaliado constantemente e com
frequência enriquecido com inovações nos produtos existentes, com novos
produtos e ainda com a descontinuidade daquilo que já não tem mais função no
conjunto do negócio. A equipe de marketing deve dar o suporte para a tomada de
decisões quanto ao portfólio, pois deve ser integrada por profissionais que tem
as habilidades, ferramentas e técnicas adequadas para pesquisar, prospectar e
desenvolver atuais e novos produtos.
Finalizo com a função de medir e
prestar contas do
desempenho financeiro de marketing, além de conter os custos de mídia e de
outros serviços relacionados. Os custos e serviços do setor, são reavaliados a
partir dos resultados obtidos, buscando otimização incessantemente? É preciso
que todos tenham presente que não há como gerir aquilo que não pode ser medido.
Para a melhoria da gestão, é preciso aprimorar as formas de mensurar, para que
se passe a tomar cada vez mais decisões baseadas em resultados encontrados nos
indicadores apresentados.
O marketing é o setor com a
maior responsabilidade para manter e atrair clientes, que trazem os recursos
para sustentar o negócio. Estruturar melhor e definir bem as funções do
marketing é fundamental para a prosperidade de qualquer negócio.
Esperando
que a reflexão tenha contribuído com a forma de ver o marketing deixo um abraço a todos e até a próxima!
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