A retomada da economia está mais animadora a partir
de alguns indicadores e para que as atividades comerciais que foram/são consideradas
não essenciais aproveitarem a onda e recuperar resultados, o óbvio, o básico
precisa ser feito. Quem me acompanha com mais frequência por aqui sabe que
tenho estimulado bastante a inovação, a criatividade, as tecnologias de apoio,
porém, quem ainda não tem o básico bem resolvido, precisa fazer isso antes de
outros investimentos de tempo e dinheiro. Escutar bem o cliente e aquele que
não é cliente é básico, é óbvio, mas tem muita gente que não faz. Vamos
refletir hoje sobre outras questões básicas que precisam ser atendidas para
vender mais.
Atualmente
o varejo físico deve ter como principal atrativo e diferencial em relação aos
vendedores on line, a possibilidade de pegar, experimentar, levar na hora... ou
seja, experiência e conveniência. Isto é básico e óbvio, mas antes de
criar outras mirabolâncias para tentar vender mais, veja se isto está sendo bem
feito na sua empresa.
A comunicação
visual – As pesquisas de Veronis, Shler e Associados mostram que em média,
83% de tudo o que aprendemos, gravamos, assimilamos do que está ao nosso redor
é pelo que vemos. Atrair clientes, apresentar produtos, propostas, projetos tem
mais resultado com uma boa comunicação visual. Procure lembrar sempre do velho
ditado popular “uma imagem vale mais do que mil palavras” e que Platão, há 437
a.C já dizia que não é possível pensar sem uma imagem mental. Então, avaliar o
que e como as pessoas veem a empresa e os produtos a venda, também é básico.
Interesse,
respeito e atenção – Para
negociar, ou apresentar algo, é preciso demonstrar interesse, respeito, afeição
e especialmente atenção as prioridades do futuro comprador/cliente. É preciso
lembrar que independente da personalidade, todos precisam de amor e respeito.
Se não for valorizado o suficiente o sentimento de valor, de importância e de
dignidade que o cliente possui, a oportunidade de uma boa relação, por onde uma
venda começa, poderá ser perdida. Valorizar o que tem valor para o cliente
também é básico.
Entusiasmo e energia – Apresentar as
propostas e responder as dúvidas e objeções com entusiasmo e energia tem um
efeito altamente benéfico sobre o processo mental tanto do vendedor, quanto do
comprador. É preciso também que o corpo de quem está atendendo, também demonstre
estar disposto e animado, pois mais facilmente a mente funcionará em ritmo mais
acelerado, facilitando o raciocínio rápido para avaliar bem o que propor e
responder. Desta forma, demonstrar mais espontaneamente na fala e nas
expressões, o entusiasmo e a cordialidade que garantirão êxito na argumentação
com seus interlocutores também é básico.
Quem lidera equipes comerciais precisa ser muito
claro com relação ao que se espera da equipe e de cada profissional. O líder precisa definir os valores e atitudes
fundamentais da empresa. Também precisa definir a grande meta de vendas para o
ano; o que a equipe deve fazer; o perfil do cliente ideal; as oportunidades de
crescimento no mercado e aquilo que a empresa não está disposta a fazer ou
tolerar. Na gestão da equipe comercial, assim como em qualquer outro setor, os
problemas não se solucionam sozinhos e nem desaparecem com o tempo. Por isso, é
preciso deixar muito claro para todos e de forma simples, o que se espera de
cada um e cobrar o mais rápido possível quando algo não saiu conforme as
definições compartilhadas.
Desejando
mais sucesso e melhores negócios a todos, um abraço e até a semana que vem!
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