O
humor “quebra o gelo”, todos já ouviram isso, certo? O mais frio dos seus
contatos tende a aquecer quando o humor for bem utilizado. A relação com as
vendas é o fato de que quem pode fazer o cliente efetivo ou potencial rir,
também pode fazê-lo comprar.
É
importante observar se o humor que está sendo utilizado é suficiente e adequado
para fechar as vendas necessárias. O improviso no uso do humor também funciona,
mas é arriscado. Quando planejado com alguma técnica, o humor pode ser uma das chaves
no processo de vendas. Nada cria um vínculo tão rápido com outras pessoas quanto
o humor, pois ele simplifica e revela muitas coisas em se tratando de vendas.
Uma
dica é utilizar o humor logo na apresentação, pois quando mais cedo o cliente
rir, mais provável será a sua aprovação. Ao longo das falas com o cliente
potencial, o relato de uma experiência pessoal engraçada contigo, com filhos,
família pode ser seguro e bem recebido.
Obviamente
ninguém deve fazer piada à custa de outra pessoa, presente ou ausente, pois
ninguém sabe quem conhece quem. Usar a si mesmo como personagem da piada, pode
mostrar que aceita críticas e se aceita como uma pessoa qualquer. Destaca-se
que nunca é demais lembrar que piadas étnicas, de gênero, política, religião,
ou qualquer outro tipo de preconceito está totalmente fora de moda e atrapalha
muito as vendas e a imagem pessoal de quem as faz.
Usar
o humor para transformar perguntas em oportunidades pode ser bem eficiente. Há profissionais
de vendas que tem medo de visitar clientes novos e esta dificuldade pode ser
vencida com bom humor. É preciso adaptar o humor do mundo real para o dia a dia
das vendas.
Perguntar
é outra das habilidades mais importantes de vendas. Perguntar adequadamente pode
fazer toda a diferença entre vender e não vender. Perguntas curtas, que
permitam ouvir detalhes e perceber o comportamento do cliente e/ou prospect é uma
habilidade a ser desenvolvida e exercitada para vender mais e melhor. Falar e
perguntar 25% do tempo e ouvir e observar 75% do tempo é o que recomenda o
consultor e escritor Jefrey Gitomer. Quem não descobrir as verdadeiras
necessidades do cliente potencial não poderá satisfazer as necessidades dele.
As
perguntas devem ser claras e concisas, além de direcionar o cliente potencial
para o que está sendo vendido. As perguntas devem forçar a avaliação de novas
informações, conceitos e estimular a reflexão sobre situação anterior. Aprimorar
as perguntas com detalhes que façam o cliente potencial pensar antes de
responder é outra dica importante. De uma altura em diante as perguntas devem
levar o cliente para a situação de fechamento. São perguntas que devem criar
uma atmosfera positiva e conduzir a venda. Muitas vezes as perguntas que ajudam
no fechamento podem ser complementares a pergunta do cliente. Planejar bem o
estilo e a forma da última pergunta é daqueles detalhes que ajudam muito no
fechamento da venda.
Aprender
a fazer perguntas de vendas é aprimorar diretamente as habilidades dos
profissionais da área. As soluções de vendas ficam fáceis quando os
profissionais identificam os problemas, preocupações e necessidade dos clientes
potenciais. O número de perguntas deve ser limitado e por isso mesmo, bem
pensadas para serem feitas na hora certa. Eem torno de 5 perguntas proporcionam
um excelente diálogo de vendas.
Finalizo
sugerindo praticar o que refletimos hoje como utilizar o humor e perguntas para
vender mais. Nos próximos dias atualize o rol de histórias engraçadas, e
aprimore as perguntas, utilizando no momento certo e depois me conte sobre os
resultados.
Um abraço
e até a semana que vem!
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