quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Como o cliente quer ser tratado

 


             O modelo mental de cada profissional e a maneira com que cada empresa trata seus clientes determinam os resultados. O número de obstáculos que alguns profissionais de vendas e algumas empresas acredita existir, dificulta a relação com o mercado e com o cliente. Estudar o comportamento do consumidor ganha importância proporcional ao aumento da concorrência. Quem tem concorrência forte deve buscar a melhoria do modelo mental dos profissionais da equipe e entender o comportamento do consumidor alvo.

           Mudar o modelo mental do gestor e/ou dos profissionais de vendas por vezes é o mais importante e a primeira ação a fazer se os negócios não estão bem. Parar de culpar as circunstâncias, as pessoas, os clientes, os concorrentes e outros pela situação, já é um grande passo.

Quem conhece melhor os perfis, estilos e comportamentos dos clientes efetivos e potenciais tem uma grande vantagem sobre os concorrentes. Busque conhecer formas de entender o comportamento do consumidor em leituras, lives e cursos. Agir diferente com cada cliente, de acordo com o seu comportamento é uma habilidade que os profissionais mais bem sucedidos conseguiram desenvolver.

Quando o fechamento da venda for difícil, persista até obter uma resposta, pois os clientes tendem a respeitar profissionais determinados. Oriente-se por soluções, ao invés de se afundar em problemas. Tente comparar o tempo que o gestor e a equipe gastam discutindo sobre os problemas, e eventualmente reclamando da conjuntura, discutindo fake news por exemplo, com o tempo gasto com a busca de soluções. O tempo gasto na busca de soluções é o que gera resultados efetivos, lamentar-se e reclamar dos outros, não vende e nem atrai nada positivo.

Muitas pessoas falam sem pensar, seja para gerir, vender, ou comprar. Com disciplina, dá para pensar rapidamente como as palavras serão recebidas, antes do que está prestes a dizer.

O cliente quer que a empresa e os profissionais digam a verdade e sejam honestos sempre. Quem afirma algo que não é verdade, logo terá a situação percebida, pois atualmente as informações fluem rapidamente entre as pessoas com e sem o uso da internet. A postura com ética duvidosa de alguns faz com que muitas pessoas tenham mais dificuldades de acreditar nos/as vendedores/as. É preciso que todos saibam que quem esconde a verdade, enrola, etc., estará fora! Algumas desconfianças podem ser superadas com uma prova, que pode ser um depoimento, um test drive, um tempo de uso, dentre outros.

Não discuta com o/a cliente, não o subestime, não o confunda, não diga nada de negativo e nem critique. Não faça o cliente parecer que está errado ou que ele não tem conhecimento ou inteligência para entender. Mostre provas, reforce a opinião do cliente em favor da sua oferta, faça ele se sentir especial, mostre as melhores formas dele pagar a partir do que lhe disser. Faça com que o/a cliente se sinta especial, faça-o/a rir e demonstre interesse sincero pelo que ele/a faz e pode ter da sua empresa.

Se você não souber qual técnica de vendas utilizar, ou se só tiver alguma técnica desgastada, simplesmente ajude o cliente a comprar e entregue na data e nas condições prometidas. Se o/a cliente estiver indeciso/a, o que ocorre muitas vezes diante da variedade de ofertas, ajudá-lo/a a escolher, com opinião sincera, é o melhor a fazer.

Os clientes e prospects querem uma razão verdadeira para o produto ou serviço resolverem adequadamente seus problemas. Mostre que o/a cliente não está sozinho/a, que o problema não é só dele/a e que há soluções, contando casos de sucesso e soluções para problemas como os que ele/a relatou.

                Desejando ótimas vendas e iniciativas deixo um abraço e até a semana que vem!

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