As fontes de inspirações para melhoria de processos, inovação, boa gestão, devem ser as mais diversas. Não são somente outros negócios, outras organizações, outras lideranças do mesmo setor que podem nos inspirar para melhores ações e decisões.
O ex-jogador espanhol e atual treinador do Manchester City (do futebol inglês), Josep “Pep” Guardiola é um gestor de equipes que vem inspirando vários líderes empresariais com seu estilo. Ele é o terceiro treinador da história do futebol mundial com mais títulos, com o detalhe de que ele é o mais jovem e com menos tempo na carreira, ou seja, tem potencial para ganhar muito mais títulos que os demais. Em suas palestras sobre gestão de equipes Guardiola costuma dar 5 conselhos, sendo eles abra a cabeça, duvide de tudo, valorize a paixão, seja obcecado, mas pare, e nem tudo é perfeito.
O treinador se diz discípulo do técnico holandês de futebol Johan Cruyff, mas que sua curiosidade para se inspirar o levou a fazer amizade com o russo Gary Kasparov, campeão mundial de xadrez, citando como exemplo de atitude para abrir a mente para inspirações de outras áreas. Ele conta que Kasparov o ajudou a entender a importância da força mental para vencer adversários. Por este e outros motivos, seu auxiliar técnico pelos times que passa é Manuel Estiarte, uma lenda como ex-jogador de pólo aquático da Espanha, e peça chave para Pep conseguir entender o espírito do vestiário e estimular a mentalidade vencedora nos times, para além dos estrelismos individuais. E lembrem que o Manchester City, assim como os times anteriores Bayern de Munique e Barcelona sempre tiveram grandes estrelas do futebol mundial nos elencos.
O livro "Guardiola Confidencial” do jornalista Martin Pernarau, mostra um treinador que busca a perfeição com uma rotina de questionamento constante. O autor afirma que Pep se questiona o tempo todo se as escolhas são as melhores, se é o melhor caminho, se não há outra forma de chegar ao sucesso, analisando inúmeras vezes jogadas, táticas e números. Conta também que Guardiola pensa e repensa a escalação e a estratégia antes de grandes jogos, e é conhecido por ligar de madrugada para seus atletas para compartilhar ideias de última hora.
A importância de valorizar a paixão fica retratada no fato de que o treinador aceitou um convite do Bayern de Munique, depois de 5 anos como treinador do Barcelona, motivado por uma paixão juvenil para estar na liderança de um time histórico. Levar a paixão a sério é muito importante para a gestão do time. E é por este motivo, que quando se percebe alguém que se acomoda, ou perde a paixão por vencer, é preciso buscar um substituto. Da mesma forma, quando boa parte da equipe perde o “brilho nos olhos”, como ele diz que aconteceu com o Barcelona, é sinal de que quem deve sair é o comandante e a história mostra que foi o que ele fez.
O treinador é conhecido como um obcecado pelo jogo. Seus amigos dizem que há uma "lei dos 32 minutos" quando estão com Guardiola, pois seria este o máximo de tempo que ele consegue falar sobre qualquer tema que não seja futebol, pois o treinador dedica muita atenção ao trabalho. Por este motivo, de tempos em tempos a energia esgota e precisa parar. Este é o motivo alegado para encerrar os ciclos no Barcelona e no Bayern, e dedicar um tempo para arejar a mente. Num mundo que dá cada vez mais valor ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional, conhecer seus limites é cada dia mais importante.
Mesmo sendo considerado o melhor treinador do mundo, tem afirmado que jogos decisivos reunindo 2 grandes times, são imprevisíveis. Esta é uma forma de tirar a pressão de seus jogadores afirmando que derrotas fazem parte da vida e do esporte. Pior que uma derrota por um gol nos 45min do 2º tempo é ficar assistindo no sofá, sem ter como fazer nada, afirma Pep. Assim, podemos entender que por mais vencedores que sejamos, é preciso aceitar algumas derrotas, pois nem tudo sairá perfeitamente.
Finalizo sugerindo que esta história e tantas outras situações que mostram direção, gestão, decisões... possam ser vistas e revistas para inspirar você e sua equipe a buscar a melhoria continuamente.
Um abraço e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário