segunda-feira, 26 de junho de 2023

Quem paga pelo seu trabalho?

 


A pergunta é para ser provocativa e até incomodar um pouco, enquanto cada leitor encontra a resposta mais adequada para o seu caso. Esta pergunta deveria servir para uma boa reflexão nas nossas empresas e instituições.

Sabe-se que muitos se esmeram em atender da melhor maneira os pedidos de seu superior e nem sempre tem o mesmo cuidado com os clientes. Todavia, quem paga a todos numa organização estatal é o cidadão, através dos impostos e em todas as demais organizações, é o cliente. Por estes motivos pode-se clarear o fato de que a maioria das vezes é aquele quem está sendo atendido que paga pelo nosso trabalho e tudo o que há nele.

A reflexão também é importante para destacar que todos atendem o cliente ou quem atende o cliente. Quem garante a alimentação da nossa família, estudos dos nossos filhos, nossos passeios, nosso lazer, nossos tratamentos de saúde, nossas compras são aqueles a quem atendemos. O mesmo vale para as funções públicas, onde a renda vem dos tributos e taxas pagos muitas vezes diretamente por aqueles que o servidor público atende.

O entendimento de que é o cliente que garante a sobrevivência e as conquistas parece muito óbvio quando se ouve ou lê algo assim. Todavia, ao analisar como agem alguns, poucos ainda bem, fica evidente que ignoram completamente o motivo que os faz ou que os impede de gerar mais e melhores negócios. No caso de uma instituição pública que não atende bem, o cidadão passa a ser um refém daquela situação. No entanto, nos demais casos, o cliente tem o poder de reduzir a renda e até o emprego de quem não o trata bem, simplesmente deixando de comprar, ou frequentar o estabelecimento.

Dias atrás recebi uma mensagem com uma frase do ex-presidente dos EUA, Barack Obama, onde diz “Livre-se dos bajuladores. Mantenha perto de você pessoas que te avisem quando você erra.” É uma dica bastante direta e prática para todos, independente da posição de gestor ou colaborador. Ter colegas, lideres ou liderados que aplaudem e elogiam é confortável e muito agradável. Contudo, quando há alguém por perto que não gera alerta ou feedback ao líder ou colegas que tem opiniões e posições equivocadas a liderança deve avaliar se a pessoa serve para aquele lugar ou posição.

Algumas empresas têm feito esforços frequentes para lembrar as equipes que são os clientes e usuários que lhes mantém no emprego, que geram a receita para a organização e a renda para as pessoas que trabalham neste lugar. A consciência de que melhores resultados aparecem quando são entregues as melhores soluções para quem está sendo atendido, precisa ser disseminada entre as pessoas das equipes.

Independente da posição na equipe e a atividade da organização, lembrar a todos que os resultados vêm dos clientes, pode auxiliar em muito no entendimento do que é uma boa organização e efetivamente, obter melhores resultados.

Aproveito o espaço para desejar sucesso e ótimos negócios aos amigos leitores! Um abraço e até a semana que vem!

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