A pergunta é para ser provocativa e até incomodar
um pouco, enquanto cada leitor encontra a resposta mais adequada para o seu
caso. Esta pergunta deveria servir para uma boa reflexão nas nossas empresas e
instituições.
Sabe-se que muitos se esmeram em atender da melhor
maneira os pedidos de seu superior e nem sempre tem o mesmo cuidado com os
clientes. Todavia, quem paga a todos numa organização estatal é o cidadão,
através dos impostos e em todas as demais organizações, é o cliente. Por estes
motivos pode-se clarear o fato de que a maioria das vezes é aquele quem está
sendo atendido que paga pelo nosso trabalho e tudo o que há nele.
A reflexão também é importante para destacar que
todos atendem o cliente ou quem atende o cliente. Quem garante a alimentação da
nossa família, estudos dos nossos filhos, nossos passeios, nosso lazer, nossos
tratamentos de saúde, nossas compras são aqueles a quem atendemos. O mesmo vale
para as funções públicas, onde a renda vem dos tributos e taxas pagos muitas
vezes diretamente por aqueles que o servidor público atende.
O entendimento de que é o cliente que garante a sobrevivência
e as conquistas parece muito óbvio quando se ouve ou lê algo assim. Todavia, ao
analisar como agem alguns, poucos ainda bem, fica evidente que ignoram
completamente o motivo que os faz ou que os impede de gerar mais e melhores
negócios. No caso de uma instituição pública que não atende bem, o cidadão
passa a ser um refém daquela situação. No entanto, nos demais casos, o cliente
tem o poder de reduzir a renda e até o emprego de quem não o trata bem,
simplesmente deixando de comprar, ou frequentar o estabelecimento.
Dias atrás recebi uma mensagem com uma frase do
ex-presidente dos EUA, Barack Obama, onde diz “Livre-se dos bajuladores.
Mantenha perto de você pessoas que te avisem quando você erra.” É uma dica
bastante direta e prática para todos, independente da posição de gestor ou
colaborador. Ter colegas, lideres ou liderados que aplaudem e elogiam é
confortável e muito agradável. Contudo, quando há alguém por perto que não gera
alerta ou feedback ao líder ou colegas que tem opiniões e posições equivocadas a
liderança deve avaliar se a pessoa serve para aquele lugar ou posição.
Algumas empresas têm feito esforços frequentes
para lembrar as equipes que são os clientes e usuários que lhes mantém no
emprego, que geram a receita para a organização e a renda para as pessoas que
trabalham neste lugar. A consciência de que melhores resultados aparecem quando
são entregues as melhores soluções para quem está sendo atendido, precisa ser
disseminada entre as pessoas das equipes.
Independente da posição na equipe e a atividade da
organização, lembrar a todos que os resultados vêm dos clientes, pode auxiliar
em muito no entendimento do que é uma boa organização e efetivamente, obter
melhores resultados.
Aproveito o espaço para desejar
sucesso e ótimos negócios aos amigos leitores! Um abraço e até a semana que
vem!
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