segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

A postura impacta nos resultados


 Você já pensou como a postura, na linguagem verbal e na linguagem corporal impactam nos resultados das suas atividades? – Vários estudos, incluindo o clássico livro “O corpo fala” de Pierre Weil tem uma abordagem bem leve e prática e orientam no entendimento da linguagem corporal nas atividades pessoais e profissionais. 

Para executar projetos, superar desafios, implementar mudanças, desenvolver inovações as pessoas precisam influenciar umas as outras. As pessoas que você precisa influenciar para alcançar os objetivos e completar seus planos vão avaliar, mesmo que de forma subliminar, a credibilidade, a confiança, a empatia e a confiabilidade. As avaliações destas pessoas sempre estarão baseadas em parte do que ouvem, parte do que leem e outra parte do que veem de você e das suas propostas. Ou seja, não adianta ter um projeto bem escrito, se a postura de quem apresenta não transmite a confiança necessária para sua apresentação. A postura de cada um de nós afeta o que as pessoas pensam a nosso respeito, de nossos projetos e as suas decisões, e é por estes motivos que podemos dizer que a linguagem corporal afeta os resultados da liderança, das negociações, das vendas e dos relacionamentos. 

A capacidade de inspirar e impactar positivamente as pessoas é característica intrínseca de uma boa liderança. Você já sabe, mas é sempre importante lembrar que ao se preparar para uma reunião importante, com sua equipe, outros líderes ou clientes, é sempre recomendável se concentrar no que dizer, memorizar pontos cruciais e ensaiar a apresentação refletindo sobre a melhor forma de apresentar os detalhes que mais necessitam credibilidade e convencimento. O que nem todos sabem é que além dos dados, informações, imagens, comentários, a postura corporal tem alto impacto na credibilidade, confiança, empatia e confiabilidade.

As expressões faciais, os movimentos dos braços, pernas, tronco e o contato visual podem aumentar, apoiar, enfraquecer ou até mesmo sabotar as propostas e informações apresentadas. Conforme já se sabe, as primeiras impressões são muito importantes. Quando por algum motivo, alguém tem uma impressão de falta de confiança, ou suspeita, ou submissa, ou então poderosa e confiável sobre você, saiba que tudo o que disser, será percebido por este viés. 

Sorrir normalmente é um sinal positivo que muitas vezes é subutilizado, pois gera acolhimento, é um convite a aproximação. Olhar nos olhos das pessoas é outro destes sinais positivos, pois transmite energia e indica interesse e abertura. Uma dica é adquirir o hábito de observar a cor dos olhos de todas as pessoas que encontrar.

É fácil perceber pessoas sentadas de maneira bastante desleixadas em espaços de trabalhos e reuniões. Os estudos das percepções sobre a linguagem corporal indicam que ao inclinar-se para frente ao ver e ouvir, a pessoa mostra que está engajada e interessada. Outra postura bem importante é o espaço das outras pessoas em situações de negócios, e especialmente em espaço pequenos, devendo-se manter pelo menos meio metro de distância.

Algumas pesquisas internacionais mostram que uma postura expansiva, abrindo o corpo e ocupando mais espaço, ativa sensações de poder tanto para si, quanto na percepção de quem está presente. Estas pesquisas testam como as pessoas se sentiram fazendo gestos mais expansivos em comparação com gestos mais discretos e introspectivos, e também colhem impressões de quem está presente, sobre as percepções a respeito de determinada pessoa, seus argumentos e apresentações. Ou seja, uma postura corporal expansiva produz mudanças comportamentais nas pessoas, independentemente de sua posição ou função real.

Nas próximas apresentações, além das informações e imagens, lembre-se da linguagem corporal. Boas vendas, negócios e relacionamentos! Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...