terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Se queres conhecer alguém, dai a ele o poder!

        Quem já não ouviu esta frase ao se referir alguém que está colocando “os pés pelas mãos” ao ascender a algum cargo?
           Algumas pessoas são tão fascinadas pelo poder, representado por cargos ou funções de maior visibilidade, que fazem qualquer coisa para alcançar o seu desejo maior, representado por determinada posição. Fazem amigos por puro interesse e os dispensam, traem, sacrificam, sem qualquer sentimento, pois foram apenas ferramentas para alcançar o que desejavam. Os mais ardilosos agem sem chamar muito atenção, agindo nos “bastidores” e apenas se mostram quando o poder desejado está em suas mãos. Por vezes nem conseguimos  reconhecê-los, quando suas ações na nova condição, começam a aparecer.
      Estes maus líderes dependem do poder como seu corpo depende do oxigênio para viver. Com o passar do tempo, o poder passa a ser exercido de forma cada vez mais doentia e situações como ameaças, por exemplo, que eram veladas, passam freqüentemente a ser mais evidentes. Para este mau líder, aterrorizar, criar pânico, esconder informações estratégicas e iludir sobre a situação real para gerar sensação de dependência para os seguidores mais fracos ou desinformados, é a sua estratégia de manutenção de poder. A sobremesa favorita do líder doentio e do mau gestor é criar cenários para poder vingar-se e/ou tirar para bem longe aqueles que possam mostrar a situação real e abrir a cortina de fumaça que ele cria para se manter no poder, a qualquer custo.
     Identifique o mau líder e em seguida livre-se dele! Se não o fizer, a sua organização estará em colapso, assim como a própria mente doentia daquele que busca tornar os fracos e/ou pouco críticos, seus dependentes e dispensa aqueles que não se iludem com suas sandices.

3 comentários:

  1. Concordo com o post, só conhecemos bem as pessoas quando elas estão no poder, porque as suas atitudes mostram a qualidade de sua gestão. Que podem ser boa ou poder causar grandes estragos tanto nas organizações como nas pessoas ao seu redor.

    ResponderExcluir
  2. Marcelo, Parabéns por sua matéria Se queres conhecer alguém, dai a ele o poder! está caiu em cheio para tudo que estamos vivenciando hoje...mas somos superiores a tudo isso e vamos dar a volta por cima...

    ResponderExcluir
  3. Professor Marcelo !
    Vivenciei essa complicada situação, onde o algoz no primeiro momento parecia intocável. Porém num segundo momento quando suas estratégias de gestão causaram resultados negativos a empresa, houve quem o destituísse do cargo ,com o apoio de todos os que de alguma forma ,foram tolhidos em suas atividades profissionais.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...