terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Um exemplo de recuperação com gestão profissional

        Qualquer organização que esteja em crise, tem em sua frente duas possibilidades, sucumbindo, ou repensar-se e recuperar-se a ponto de ser melhor do que antes. O caminho da superação passa muito longe de ações intempestivas, improviso, desespero, revanchismo, busca de culpados. As premissas para recuperação de organizações estão, via de regra, ligadas às melhores práticas de gestão, planejamento, bom senso, responsabilidade, ética, decisões coletivas e especialmente, profissionalismo dos gestores e suas equipes. 
       No passado recente, muitas foram as notícias sobre as crises financeiras, dívidas, falta de pagamentos, greves de estudantes e docentes, sobre a FIDENE, mantenedora da Unijuí. A dívida estimada e noticiada pela imprensa alcançava cifras de mais de R$ 80 milhões e citavam-se índices como 95% de endividamento sobre o patrimônio líquido. Eram as notícias mais presentes, durante um bom período, onde uma ou duas pessoas se mantinham no poder eleição após eleição, até que um movimento coletivo de forte de discussão interna, culminou com uma disputa eleitoral, onde chapa vencedora, ancorada no profissionalismo da gestão e na qualidade acadêmica, iniciou uma nova etapa na gestão universitária.
       Após um planejamento estratégico da mantenedora e de todas as mantidas, cuja principal é a Unijuí, iniciou-se um longo processo de recuperação financeira, baseado em excelência na gestão, ampla participação da comunidade acadêmica, profissionalismo, ética e  respeito as pessoas que a construíram.            
     A reitoria eleita foi composta com a pretensão de colocar o melhor perfil de gestor em cada posto, assessorando-se de profissionais de muita competência e experiência em áreas específicas.
            Uma equipe de excelência foi sendo montada, contando com um gestor dos melhores com quem já trabalhei: Martinho Kelm, bacharel em Contabilidade, Mestre em Administração, Doutor em Eng. de Produção com concentração em Finanças, tinha experiência como consultor empresarial e como professor. O prof. Martinho foi escolhido para Diretor Executivo da FIDENE e Vice-reitor de Administração e é hoje o Reitor da Unijuí e Presidente da FIDENE. Um homem íntegro, acima de tudo, com experiência em gestão de ambientes complexos, com excelente formação acadêmica em gestão, é tido hoje como a maior liderança da recuperação da FIDENE e suas mantidas. Um líder talentoso e gestor reconhecido no meio acadêmico de boa parte do país e na iniciativa privada, além de bancos e órgãos públicos, tanto que já recebeu convites irrecusáveis (na minha opinião) para gerir outras IES no Estado e no país. Ele afirma que quer concluir a missão de ter a mais qualificada e mais bem gerida instituição do interior do país.
            Tive a satisfação de trabalhar em parte desta recuperação institucional, convidado pelo Martinho. A situação inicial era impressionantemente difícil, mas o bom gestor se mostra na dificuldade, quanto também aparecem as mais legítimas lideranças. Recebi a missão coordenar o Planejamento Estratégico e como diretriz, que poderíamos reestruturar o que fosse preciso, desde que a qualidade acadêmica e o atendimento aos estudantes, fosse posta acima de tudo. Foram e são muitas as negociações, que permitem vários cortes orçamentários, reestruturações das mais diversas, demissões, enxugamento. Por outro lado, mesmo com muitas dívidas, foram e são realizados fortes investimentos em infra-estrutura, dando conforto e qualidade aos estudantes e docentes, buscando a excelência. Ainda há muito a ser feito, mas os resultados já aparecem em estabilidade econômica, alta credibilidade junto aos financiadores, órgãos públicos, melhores relacionamentos com a comunidade e principalmente, alcançando as melhores colocações nos rankings de qualidade dos órgãos avaliadores externos. Hoje a Unijuí está entre as “Top 10” - melhores universidades privadas do Brasil, conforme o INEP – MEC e a cada ano, mais cursos recebem certificados como 5 estrelas, colecionando conceitos máximos em avaliações externas.        



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