terça-feira, 12 de abril de 2011

Cliente satisfeito não é garantia de fidelidade


                Aumentar os índices de satisfação dos clientes com o seu negócio é apenas o primeiro passo para fidelizar um número interessante de clientes. É preciso se dar conta de que clientes altamente satisfeitos podem ser extremamente fiéis, SE e apenas SE não aparecer nada melhor! Além da satisfação dos clientes, para obter altos índices de fidelidade, é preciso dar a certeza de que a organização vai oferecer sempre o melhor. Não há cliente fiel que resista ao se dar conta de que as novidades, melhores produtos e melhores condições estão sempre na sua concorrência. Outra situação para lembrar é que fidelidade não se compra, se conquista com prestação de serviços, atendimento personalizado e satisfação das necessidades, superando o que o cliente espera. Encante com conteúdo antes, durante e depois da compra, para abrir o coração do cliente. Assim, ele abrirá a carteira!
Para avaliar o relacionamento com o cliente
                Para desenvolver um melhor relacionamento com os clientes, é preciso refletir com a equipe, para que cada contato com o cliente acrescente e possa ser potencializado mais tarde. Algumas perguntas podem auxiliar nesta reflexão, se forem feitas após cada contato:
1. Garanti um próximo contato com aquele cliente?
2. Aprendi alguma coisa a mais sobre ele?
3. Tratei o cliente da mesma forma que eu gostaria de ser tratado?
4. O cliente saiu satisfeito?
5. Gerei lucro/garanti uma boa possibilidade de lucro em um futuro próximo?
6. Depois da negociação, sinto-me bem, sem aquele gostinho de “eu deveria ter feito/dito...? 7. O cliente indicaria a mim/minha organização para seus conhecidos? 
                Numa equipe que se relaciona bem com os clientes é preciso demonstrar interesse sincero e vibrar com satisfação dos clientes. É preciso viver uma história de relacionamentos, criando laços duradouros com aqueles que a organização deseja  manter ao longo da vida. A fidelização depende do comprometimento total da equipe, do operacional ao diretor. De acordo com Frederick Reichheld, a melhor forma de medir a lealdade do cliente é avaliar o nível de investimentos voluntários feitos no relacionamento entre empresa e cliente.
                Toda a equipe precisa saber que as pessoas não criam vínculos com produtos ou organizações, elas se fidelizam a conceitos, a idéias e a outros atributos intangíveis mesclando razão com emoção. Portanto, razão é o que o produto que você vende oferece. O que sua equipe precisa oferecer é emoção! Desperte as boas emoções em seus clientes e terá muitos e bons clientes fidelizados.

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