quarta-feira, 20 de abril de 2011

Fatores pelos quais os vendedores falham

   É impossível não falhar, no entanto, precisamos aprender com nossas falhas, para não repeti-las. Os melhores profissionais são aqueles que acertam muito mais do que erram. Listo a seguir, alguns dos principais fatores identificados nas pesquisas da área de vendas, sobre as falhas dos vendedores:
1º - Não gostar de vender – quem somente “está” vendedor e não gosta da atividade, vai falhar muito mais do que os apaixonados por vendas!
2º - Levar a rejeição pelo lado pessoal – a negativa a uma visita ou a uma proposta, está ligada a um conjunto de fatores, raramente à pessoa do profissional de vendas.
3º - Reclamar das injustiças – quem se vê como injustiçado pelos colegas, superior, ou clientes, tende a perder o foco nas vendas e ainda passa a ser mal visto pelos superiores e colegas.
4º - Faltar entusiasmo – o cliente compra quando está entusiasmado e o vendedor pode aumentar ou reduzir o entusiasmo do cliente, com suas atitudes.
5º - Faltar curiosidade – o bom profissional de vendas, deve dedicar um tempo para a busca informações sobre os produtos, processos, novidades, tendências do que vende, além de  saber mais sobre os clientes, utilizando estas informações para vender mais e melhor.
6º - Faltar paixão pelo produto que representam ou pelo mercado que atuam – quem não gosta ou não acredita no que vende, ou para quem vende, terá grandes dificuldades de fazer com que outra pessoa acredite ou goste do que está sendo oferecido.
7º - Faltar competitividade – um profissional de vendas precisa ter uma certa dose de competitividade, do contrário, terá grandes dificuldades de superar seus limites, barreiras e a concorrência.
8º - Não aceitar a responsabilidade – responder que não é com ele, esquivar-se quando os problemas aparecem, “sumir” quando surge algo desagradável, são características dos maus vendedores. Os bons profissionais assumem a responsabilidade pelo que dizem e pelo que fazem, nos bons e nos maus momentos.
9º - Enxergar obstáculos ao invés de desafios – os bons profissionais devem olhar as objeções como desafios a serem superados, ao invés de barreiras ao seu trabalho. 
10º - Não acreditar em treinamentos e pesquisas – somente os maus vendedores acreditam que não precisam aprender mais e que não precisa fazer ou ficar atento às pesquisas.


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