terça-feira, 28 de junho de 2011

Preparação diária do vendedor

     Muito frio, mas vender é preciso! Então vamos lá:
    
        Quem é profissional de vendas já deve ter percebido que nos dias em que se sente mais inspirado, parece que tudo funciona melhor e que as vendas fluem. O consultor e autor da área de vendas Jeremias Oberherr, defende que o vendedor deve se preparar o início de todos os seus dias de trabalho. Jeremias sugere que o profissional de vendas responda para si mesmo, pelo menos 5 perguntas, todas as manhãs, antes de sair para o trabalho de vendas: 

Considero-me um simples vendedor ou um verdadeiro profissional das vendas? Em outras palavras, você simplesmente apresenta produtos e tira pedidos, ou cria relacionamentos, soluciona problemas e fideliza o cliente?

Eu seria meu próprio cliente hoje? Ou seja, é preciso lembrar que vender também é uma troca de sentimentos e emoções, pois não basta conhecer muito bem o produto, técnicas de vendas, se você não conhecer e entender de gente.

Quando foi a última vez que dediquei tempo para treinar minhas técnicas de vendas e de negociação? Ou você é daqueles que pensa que já sabe o suficiente para o que você faz? Num mundo que muda tanto e o conhecimento acumulado dobra a cada 12 meses, pensar assim só leva ao fracasso! 

Estou pronto para vender meu produto? Não esqueça que o entusiasmo encobre os defeitos, mas às vezes pode fazer ir mais rápido para o lado errado. Analise criticamente e continuamente a sua preparação em relação aos seus clientes.

Eu compraria meu produto? Por quê? Em outras palavras, já está mais do que comprovado em pesquisas que tem mais dificuldade em vender, quem não usa que vende.

            Se você é profissional de vendas, estamos combinados, enquanto busca forças para  encarar as nossas manhãs geladas, aproveite para fazer uma pequena reflexão e ótimas vendas!

Venda com olho no olho


            Outro ponto que costumo orientar aos profissionais de atendimento em vendas em cursos e palestras é sobre o poder da comunicação do olhar. A dica também serve para apresentação de projetos, comunicação em público, e outras. Para manter a atenção do cliente, gerar confiança e segurança, não há maior poder de comunicação do que manter o seu olhar nos olhos dos outros. Olhe para seu cliente de frente, firmemente, mas sem agressividade, obviamente.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...