quarta-feira, 4 de abril de 2012

Vendendo para os “clientes difíceis”


Escolhi a frase de Max Weber "O homem não teria alcançado o possível se, repetidas vezes, não tivesse tentado o impossível.", para sugerir a reflexão da semana aos amigos leitores. Quantas vezes você pensou que determinado objetivo era impossível? E quantas vezes você ouviu dizer que era impossível? É preciso lembrar que muitas vezes o impossível é possível até que alguém vai lá e faz!
Vendendo para os “clientes difíceis”
                Muitos gestores e principalmente principais de vendas tem receio de atender o que chamam de “clientes difíceis”. É o seu caso? Então, como é que sua empresa classifica alguém de “cliente difícil”? O que torna alguém desagradável para a sua empresa? Se for o seu caso, verifique até onde você e sua equipe contribuem de forma indireta ou até inconsciente para que determinado cliente se torne difícil de atender. Pense se você como cliente, já não ficou irritado diante de determinada situação, ficando ou não mais agressivo, ou mais áspero com quem estava atendendo você. Será que você seria classificado como cliente difícil, naquela empresa? De qualquer forma, é importante separar os clientes que se irritam eventualmente, daqueles que se irritam facilmente, são “mal educados” e até antiéticos.
                A Revista Venda Mais deste mês apresenta em sua matéria principal, várias dicas para lidar com os clientes difíceis, incluindo sugestões de livros que trazem pesquisas sobre o tema. A matéria identifica 7 motivos, pelos quais determinados clientes se tornam difíceis, que são os seguintes:
1.                  Eles esperam o pior do vendedor e do processo de venda. Se o seu atendimento for falho em algum ponto, é o que basta para ele confirmar a expectativa e tornar-se difícil de atender.
2.                  Eles esperam muito do profissional de vendas e da empresa. Portanto, procure surpreendê-los positivamente, para criar desde o início, uma experiência agradável.
3.                  Eles não tem tempo a perder na hora de adquirir um bem ou serviço. Por este motivo, procure ser ágil, objetivo e aproveitar esta necessidade para gerar uma percepção positiva para estes clientes.
4.                  Vendedores não qualificados que desperdiçam o tempo do cliente. Muitas empresas agravam a situação direcionando os vendedores menos qualificados para os “clientes difíceis”, quando deveriam direcionar os profissionais melhor preparados, que saberão evitar determinadas dificuldades.
5.                  Vendedores mal informados que desperdiçam o tempo do cliente. Para atender a estes clientes, é preciso estar bem informado tanto sobre os processos da empresa e dos produtos, quanto sobre o próprio cliente.
6.                  Vendedores desmotivados que transformam o processo de vendas num sacrifício. Se o profissional atender de forma desmotivada um “cliente difícil”, o mais provável é que o negócio fique realmente difícil e que sua empresa no final do processo saia perdendo.
7.                  Algumas pessoas têm problemas emocionais que dificultam muito a possibilidade de você as deixar satisfeitas. Isso não significa que odeiam você ou a sua empresa e por isso é preciso encontrar as melhores oportunidades de se aproximar delas e vender, pois elas vão comprar de alguém, aquilo que estão procurando.  
                Já tenho escrito neste espaço e dito em palestras, que é preciso classificar seus clientes em pelo menos 3 categorias: lucrativos hoje e lucrativos no futuro; não lucrativos hoje, mas lucrativos no futuro e não lucrativos hoje e não lucrativos no futuro. Para cada um destes grupos é preciso ter uma estratégia que orientar os processos da venda. Dentro destas estratégias, é preciso considerar os “clientes difíceis também”. Alguns deles, você vai encaminhar da melhor maneira possível para a concorrência, mas aqueles que você quer manter, é preciso um atendimento especial, que envolva os profissionais melhor preparados de sua equipe.
Leia mais em: www.gestaonegociosecia.blogspot.com e também no ClicRBS – Blogs parceiros – Gestão Negócios & Cia.

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