A sociedade é uma rede de relacionamentos,
formada por um número muito grande de outras redes de relacionamento. Os
negócios também se formam e se fortalecem a partir de redes de relacionamentos.
Pensando nisso, você já avaliou a sua rede de relacionamentos? Com quantas
pessoas você se relaciona na sua família, no trabalho, colegas de escola, de
faculdade, igreja, clubes, redes sociais, vizinhança, nas práticas esportivas e
outros? É possível que você chegue a um número bem expressivo de pessoas, que
fazem parte de sua rede de relacionamentos.

A
estratégia do marketing de relacionamento vem se desenvolvendo com consistência,
nos últimos 10 a 15 anos, transformando-se em muitos casos, na principal
estratégia de mercado de muitas das empresas mais prósperas. Para desenvolver o relacionamento
como estratégia de mercado, é fundamental fazer uma boa gestão dos relacionamentos
com clientes, com apoio de um sistema de tecnologia da informação. Manter
atualizadas as informações de cadastro dos seus clientes é básico, mas muitas
empresas infelizmente, sequer conseguem fazer isso. Mais do que um bom
cadastro, é preciso manter-se em contato com o cliente, além das ações de
compra e venda. Lembrar do aniversário, do dia da profissão e outros, assim
como convidá-lo para eventos, vai aproximar a relação com o cliente, e para
alguns, vai até surpreender positivamente.
Além de manter contato frequente
com o cliente, uma gestão dos relacionamentos com os clientes precisa indicar
aos profissionais de vendas e à gerência, quando o cliente reduz ou aumenta a
média de compras, quando reduz ou aumenta a frequência de compras, visitas, o número
e o mix de produtos, dentre outros. Como você monitora quando foi a última vez
que aqueles bons clientes vieram até sua empresa? E como você faz para saber
quem está aumentando e quem está reduzindo a média de compras? Os produtos que
eles têm comprado, você observa para não deixar faltar, evitando que ele busque
na concorrência e descubra lá algumas novidades que você ainda não tem?
Quando é que cada cliente
precisará novamente dos seus produtos? De alguns ramos de atividade, com o uso da
tecnologia é mais fácil estimarmos respostas para questões como: quando ele
precisará trocar os pneus, o óleo, velas e outros do carro ou motocicleta; quando
precisará renovar a pintura da residência, ou do prédio comercial; quando
precisará fazer revisões, exames periódicos, renovar habilitação, seguros,
extintores de incêndio, equipamentos, dentre outros. Com estas informações e
conhecendo o seu cliente e as preferências quanto a marcas, condições, e
outras, é possível antecipar-se a concorrência, vender mais, vender para
clientes que você já conhece e sabe que são bons e ainda será percebido
positivamente, prestando um serviço e evitando que o cliente tenha algum
problema futuro.
Um bom relacionamento com o
cliente, além de aumentar o faturamento, aumentar os lucros, ter clientes novos
indicados por clientes atuais, vai tornar a sua empresa e seus produtos marcas
amadas, queridas, admiradas pelas pessoas. Uma marca amada gera maiores margens,
mas é preciso ter presente que no passado bastava ter bons produtos, depois
tornou-se fundamental oferecer benefícios e ter um bom conceito, o que sempre
foi sinônimo de uma boa marca. Todavia, as empresas mais valorizadas estão incorporando
uma causa ambiental ou social que venha a caracterizá-las, com o objetivo de aumentar
o seu impacto positivo na sociedade. Somente colocando foco numa causa social
ou ambiental que seja incorporada aos valores da organização, é possível seguir
aprimorando constantemente os relacionamentos e a aproximação com clientes.
Aprofundando este tema,
palestrarei no próximo dia 13 de outubro no Market meeting, promovido pelos
jovens empresários de Santa Rosa-RS. Um abraço a todos e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário