sexta-feira, 5 de junho de 2015

O que as pessoas de sucesso fazem nos fins de semana

                Quando vi o título, fiquei curioso e li imediatamente os destaques de um estudo feito pela Universidade de Stanford, publicado no site Entrepreneur, sobre o que fazem as pessoas de sucesso nos fins de semana. O estudo mostra que a produtividade por hora declina quando a semana de trabalho passa das 50 horas e ainda, que com mais de 55 horas de trabalho semanais, a produtividade fica tão baixa que a pessoa fica desmotivada para trabalhar. Lembrei então, de conhecidos que mesmo com muito trabalho a fazer, algumas com mais de um emprego, afirmam que se recusam a trabalhar em pelo menos um dos dias dos fins de semana. Essas pessoas sabem a importância de relaxar e dar importância, e em pelo menos um dia, preferência às atividades que renovam suas energias.
                Os pesquisadores de Stanford listam algumas atividades realizadas nos fins de semana pelas pessoas bem sucedidas entrevistadas e segue aqui a síntese:
Desconectar-se – Quem não consegue encontrar uma maneira de se desligar do trabalho pelo menos no fim de semana, precisa rever a sua organização, pois seguir ligado a e-mails, leituras do trabalho, mensagens, telefonemas, não conseguirá recarregar as energias suficientemente.
Minimizar as tarefas - Se há muitas tarefas a serem feitas nos fins de semana, a pessoa deixa de relaxar e refletir, o que é fundamental para uma semana produtiva de trabalho. As atividades do trabalho devem ser organizadas em datas e horários específicos, preservando pelo menos um dia inteiro do fim de semana.
Refletir – Os estudos mostram que a reflexão semanal é uma ferramenta importante para o progresso e por isso os fins de semana devem ser utilizados para encontrar as forças maiores que estão moldando os cenários da sua vida e atividade profissional. Sem as atribulações constantes do horário normal, a capacidade de ver tudo com mais clareza é aumentada.
Exercitar-se - Além de fazer bem para a saúde, o tempo realizando os exercícios é ótimo para novas ideias, esquecendo momentaneamente os problemas e se não for possível durante a semana, o fim de semana é momento. 
Buscar uma paixão – No fim de semana é preciso reservar espaço para o que se é apaixonado, escapando do stress e abrindo a mente para novas maneiras de pensar e novas ideias. Tocar música, ler, escrever, pintar, cuidar de plantas, visitar lugares diferentes, são algumas das atividades que estimulam a pensar de diferentes maneiras.
Qualificar o tempo com a família – Passar um tempo com a família é essencial para o reestabelecimento das energias. Planejar atividades com os filhos, visitar os pais e parentes, inclusive os mais distantes, deve fazer parte do fim de semana.
Fazer pequenas aventuras – Ir a um show ou peça, dormir num novo hotel, planejar um passeio alternativo, enfim, coisas que nunca fez, ou que não faz há muito tempo, fazem muito bem para o aumento da capacidade criativa e da motivação. Estudos comprovam que antecipar ou planejar algo bom que acontecerá também é muito importante, pois ao saber que tem algo interessante planejado a pessoa sente maior diversão na sua vida como também melhora seu humor ao longo da semana.
Acordar no mesmo horário - Embora seja tentador dormir por mais tempo nos fins de semana, ter um horário inconsistente para acordar desregula o ciclo biológico, pois segundo os estudos, o corpo humano funciona através de ciclos de sono para que cada um se sinta descansado e renovado a cada dia. Veja que quem ultrapassa o horário regular de acordar, se sente mais cansada do que relaxada, tornando não somente o dia pior do que se não tivesse dormido mais, além de reduzir a produtividade no dia seguinte, pios o corpo não está mais programado para acordar no horário habitual.
Tenha pelo menos um turno para si – Pode ser difícil arrumar tempo para si mesmo ao longo da semana, por isso, nos fins de semana fica mais fácil fazer a atividade predileta. Reservar a manhã de domingo, por exemplo, pode ser um caminho para a busca da felicidade e clarear a mente.
Se preparar para a semana seguinte – Planejar a semana seguinte também integra o fim de semana das pessoas bem sucedidas. Pelos menos 30 minutos de planejamento de agenda, finanças, atividades, pode render produtividade e redução do stress, pois a semana parecerá mais tranquila tendo tudo planejado.

                Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...