quarta-feira, 27 de maio de 2015

Alavancando os negócios estrategicamente

                Seguindo na reflexão da semana anterior, da qual também recebi boas manifestações sobre as estratégias propostas por Phillip Kotler, um dos mais célebres estudiosos da área, seguimos comentando e abordamos hoje mais algumas ideias que podem ser adaptadas para os negócios dos amigos leitores.
                A partir do entendimento de que o marketing antigo morreu e que precisamos inovar incansavelmente nossas estratégias, muitas de nossas atividades precisam ser revistas, para obtermos melhores resultados. Conhecer cada vez melhor os clientes e manter as informações sistematizadas, com aplicativos que apoiem os contatos e o entendimento entre vendedores e clientes é uma tarefa de todos os que participam de um negócio. Além disso, é preciso planejar e dirigir as estratégias de mercado para o futuro, pois como todos já sabem, o sucesso do passado não garante o futuro de ninguém. Seguindo, vamos refletir hoje sobre mais algumas estratégias para alavancar os negócios, propostas por Kotler.
- Seus clientes devem participar do desenvolvimento de produtos - Kotler é um dos defensores da cocriação de produtos e negócios entre direção, colaboradores, clientes e consultores. A criação coletiva e colaborativa de negócios e produtos permite de alguma forma que o cliente, consumidor ou usuário faça parte e sinta-se parte do processo criativo e produtivo, permitindo mais e melhores relacionamentos, buscando clientes defensores de sua marca e seus produtos. Não é apenas chamar os clientes para testar os produtos e sim, realmente participar da criação tanto de novos produtos, quanto do aprimoramento e da inovação dos produtos e dos negócios atuais. Pense na fábrica de salgadinhos e na fábrica de refrigerante nas quais os consumidores foram convidados a sugerir novos sabores, dando direito a participação nos lucros das respectivas propostas implantadas. Fábricas de motocicletas, automóveis, brinquedos, já são expoentes desta linha de trabalho.
Lembre da responsabilidade socioambiental da organização - As tendências mostram que cada vez mais consumidores quando tem opção, escolhem produtos, marcas e empresas que mostram preocupação com algum tipo de questão socioambiental. É preciso alinhar as diretrizes do negócio, visão, missão e valores com a mente, o coração e o espírito do mercado alvo. Para vender mais e melhor é preciso entender, atender e conquistar a mente, o coração e o espírito das pessoas. Cada vez mais gente está escolhendo entre o que é certo e o que é lucrativo, preferindo o que é certo. A cada dia, mais pessoas abrem mão de alguma vantagem momentânea por atos de responsabilidade social e ambiental, assim como mais empresas abrem mão de lucro momentâneo para embutir em seu DNA, na visão percebida, nos princípios institucionais, um forte apelo de responsabilidade social. O estudioso afirma que é preciso substituir o conceito de que o que é bom para a empresa, é bom para a sociedade, pelo conceito de que o que é bom para a sociedade, é bom para a empresa. 
                Negócios cada vez mais conectados com seus clientes e prospects, não somente por um atendimento de necessidades racionalmente identificadas como preços melhores, ou entregas mais rápidas, ou ainda melhor desempenho serão cada vez mais prósperas. É preciso que cada pessoa na organização entenda ao tomar uma decisão, uma atitude, ou realizar uma ação, que o cliente é dotado de mente, coração e espírito. Quem entender e atender a estas três dimensões vai conquistar de forma completa os clientes que deseja.

                Desejando que cada um possa identificar mais e melhores formas de conexão entre clientes e negócios, um abraço a todos e até a próxima!

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