Vender mais e com mais lucratividade é o que
todos que estão no meio empresarial desejam, porém, muitos não conseguem os
resultados desejados, principalmente quando o mercado está em recessão. Resgato
hoje, diferentes recomendações de especialistas na área, para que os amigos
leitores, principalmente aqueles que são gestores, possam refletir sobre suas
práticas, pois a liderança tem um papel fundamental para vender mais com mais
lucratividade.

Venda
adicional – A sua empresa não pode depender somente da habilidade do vendedor que é bom em vendas adicionais e ainda
desejar que os outros aprendam com ele. A tecnologia pode auxiliar muito e o
mesmo software que pode fazer a gestão dos relacionamentos pode auxiliar e
muito, nas vendas adicionais, se tiver informações ricas em detalhes sobre o
perfil do cliente, histórico de compras, pois pode ser programado para apontar
oportunidades muitas vezes escondidas.
Entendimento
do desejo dos clientes – Evite ficar na dependência da sua boa memória ou
da percepção dos seus profissionais de atendimento e vendas. Verifique onde sua equipe anota informações importantes
que o cliente foi passando ao longo das conversas das últimas compras. Elas são
ricas em pontos nos quais vocês podem ancorar a próxima venda. Verifique também
se as anotações são facilmente encontradas quando vocês precisam delas e ainda,
se o pessoal tem um suporte adequado para fazer vendas inteligentes no momento
do atendimento.
Os passos da boa venda – Por mais
que seus profissionais de vendas e até mesmo você seja muito intuitivo, a
percepção sobre muitos clientes muitas vezes pode gerar alguns equívocos e por
isso, mesmo os que não gostam de seguir regras ou processos, precisam se
disciplinar para dirigir a venda dentro de um processo planejado. Cada vez mais
as vendas precisam ser baseadas em dados, pensadas estrategicamente e estruturadas
em processos organizados por objetivos, metas e indicadores de resultados.
Analise criticamente os processos de vendas da sua empresa e se estão bem
estruturados, dentro de uma sequencia de passos para uma boa venda.
Monitoramento do processo de vendas – O que funciona e o que não funciona no
processo de vendas da sua empresa está bem claro para todos? Os motivos e os
fatores chaves do que funciona ou não, estão bem definidos? Em caso positivo,
parabéns, mas ainda é preciso que eles sejam monitorados com frequência, pois
podem mudar a médio prazo. Além disso, é preciso avaliar como sua equipe tem
utilizado este monitoramento para gerar melhorias nos processos e lembrar que a
tecnologia pode dar um apoio muito importante também neste aspecto.
Qualificação
e feedbacks constantes – A velocidade com que temos que tocar nossa vida e
nossos negócios dificulta e até distancia as boas relações da equipe, e assim,
as importantíssimas funções de acompanhar a força de vendas e de dar feedbacks
se torna mais complexa. Todavia, é preciso encontrar agenda e formas adequadas
para a sua equipe qualificar-se continuamente e também para darem e receberem
feedbacks constantes e próximos das ocorrências que merecem elogios, sugestões
de melhorias, complementação de informações e outros.
Evite descontos – Sou defensor
da ideia de que o desconto é um sintoma de que há algo de errado em
sua estrutura de vendas ou modelo comercial. Por exemplo, se de alguma forma o
que você oferece não representa grandes diferenciais, você pode ganhar a venda
com um desconto, porém, vai abrir mão de dinheiro com esta prática. Você já
analisou ao longo de um mês, de um ano, o montante que é dado em desconto?
Busque gerar diferenciais que possam reduzir o volume de descontos e gerar mais
lucratividade nas suas vendas.
O
amadorismo em vendas afeta diretamente nos resultados e o gestor precisa
profissionalizar continuamente este setor, para gerar maior lucratividade.
Assim, deixo um abraço a
todos e até a próxima!
Ótimo conteúdo, parabéns Blume!
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