quarta-feira, 20 de maio de 2015

Novas estratégias para alavancar os negócios

                Uma das leituras mais frequentes para quem gosta de estratégias de mercado é Phillip Kotler, do qual já comentei algumas ideias neste espaço, pois ele é considerado o mais célebre estudioso de marketing do mundo. Este professor e consultor já teve vendidas 5 milhões de cópias de seus livros que foram traduzidos em mais de 40 idiomas diferentes. Apesar dos 81 anos, atende a convites em inúmeras empresas e universidades ao redor do mundo, o que reforça a posição de profissional mais influente e com propostas inovadoras na área de marketing. Vamos refletir hoje mais algumas ideias deste pensador que é uma lenda viva.
- O marketing antigo morreu – Há anos atrás os clientes não tinham tanto conhecimento da empresa, pois só se sabia o que era promovido pela propaganda. As organizações detinham o monopólio da informação, mas isso mudou muito atualmente. Hoje pode-se conhecer tanto as organizaçoes das quais somos clientes, quanto elas podem nos conhecer. Ao adquirir um automóvel ou outro bem de alto custo, as pessoas se aconselham com amigos e familiares que já tiveram experiência com aquele bem. É preciso lembrar sempre que os consumidores estão mais inteligentes e mais bem informados. Ao anunciar, se faz uma promessa e quem não pode cumprir fatalmente terá problemas. Kotler diz que "As empresas estão em um grande aquário e todo mundo pode ver o que está acontecendo dentro".
- Inove incansavelmente - Para Kotler "não basta ter apenas uma cultura de inovação, é preciso mantê-la constantemente, porque o mundo não para". É exatamente por isso que algumas organizações se tornam mundialmente conhecidas, mesmo saindo do fundo do quintal e se mantem no topo durante muito tempo. É preciso lembrar que mesmo grandes organizações, sólidas, quando param de inovar “escolhem” a maneira mais rápida de falir, como é o exemplo citado da Kodak, que por ter investido muito nas ideias antigas, quis seguir faturando com elas e parou de inovar, sendo assim superada pelos novos concorrentes e anos depois acabou por pedir concordata.
– Conheça melhor os seus clientes - Kotler orienta as organizações a apostarem no marketing segmentado. Se antes a massificação das ações de marketing atingiam o maior número de pessoas, agora descobriu-se que é muito mais eficiente o chamado micromarketing ou marketing de precisão. Ou seja, é preciso conhecer de perto os seus clientes e prospects. Dessa forma, é possível oferecer produtos, sejam eles bens ou serviços e também comunicar-se muito mais proximamente com os desejos e necessidades dos clientes. Quem possui muitos concorrentes diretos em seu mercado de ação, pode conseguir um grande diferencial competitivo conhecendo melhor que os outros, os seus clientes.
Planeje e dirija o marketing para o futuro – O setor de marketing precisa ser o principal parceiro no planejamento estratégico de qualquer organização, sendo considerado um elemento propulsor do desenvolvimento. Não é mais admissível que um setor de marketing se ocupe apenas com a propaganda, com a publicidade, com as vendas, pois é preciso no mínimo atender ao composto mercadológico nas dimensões produto, preço, promoção e praça, e cada um destes com planejamento, gestão, execução e mensuração. Mesmo num ambiente desafiador como o Brasil, onde é difícil fazer previsões em longo prazo, é fundamental criar alguns cenários do que pode vir daqui para frente e ter um plano de ação para cada cenário. Quem faz isso dificilmente é pego de surpresa por alguma situação, pois há menos probabilidade de erros para o futuro.
- Intensifique suas ações nas redes sociais e conte histórias – Segundo o estudioso, uma das formas de conquistar fãs para uma marca, é a capacidade de contar histórias envolventes, pois dessa forma, as pessoas se sentem mais próximas da organização. As redes sociais oportunizam não só a postagem de histórias, como a interação, envolvendo mais as pessoas. A recomendação é não usar o Facebook, Twitter, Wattsapp para vender seus produtos, mas para fazer relacionamentos mais próximos, mais honestos e mais duradouros.
                Espero que estas ideias possam fazer com que você e sua equipe possam refletir melhor sobre as estratégias de marketing. Se gostarem e forem uteis, retornem, que semana que vem, seguimos no mesmo assunto. Um abraço a todos!

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