
- O marketing antigo morreu – Há anos
atrás os clientes não tinham tanto conhecimento da empresa, pois só se sabia o
que era promovido pela propaganda. As organizações detinham o monopólio da
informação, mas isso mudou muito atualmente. Hoje pode-se conhecer tanto as
organizaçoes das quais somos clientes, quanto elas podem nos conhecer. Ao
adquirir um automóvel ou outro bem de alto custo, as pessoas se aconselham com amigos
e familiares que já tiveram experiência com aquele bem. É preciso lembrar
sempre que os consumidores estão
mais inteligentes e mais bem informados. Ao anunciar, se faz uma promessa e quem
não pode cumprir fatalmente terá problemas. Kotler diz que "As empresas
estão em um grande aquário e todo mundo pode ver o que está acontecendo
dentro".
- Inove
incansavelmente - Para Kotler "não
basta ter apenas uma cultura de inovação, é preciso mantê-la constantemente,
porque o mundo não para". É exatamente por isso que algumas organizações
se tornam mundialmente conhecidas, mesmo saindo do fundo do quintal e se mantem
no topo durante muito tempo. É preciso lembrar que mesmo grandes organizações,
sólidas, quando param de inovar “escolhem” a maneira mais rápida de falir, como
é o exemplo citado da Kodak, que por ter investido muito nas ideias antigas, quis
seguir faturando com elas e parou de inovar, sendo assim superada pelos novos
concorrentes e anos depois acabou por pedir concordata.
– Conheça melhor
os seus clientes - Kotler orienta as
organizações a apostarem no marketing segmentado. Se antes a massificação das
ações de marketing atingiam o maior número de pessoas, agora descobriu-se que é
muito mais eficiente o chamado micromarketing ou marketing de precisão. Ou
seja, é preciso conhecer de perto os seus clientes e prospects. Dessa forma, é
possível oferecer produtos, sejam eles bens ou serviços e também comunicar-se
muito mais proximamente com os desejos e necessidades dos clientes. Quem possui
muitos concorrentes diretos em seu mercado de ação, pode conseguir um grande
diferencial competitivo conhecendo melhor que os outros, os seus clientes.
– Planeje e dirija o marketing para o futuro
– O setor de marketing precisa ser o principal parceiro no planejamento
estratégico de qualquer organização, sendo considerado um elemento propulsor do
desenvolvimento. Não é mais admissível que um setor de marketing se ocupe apenas
com a propaganda, com a publicidade, com as vendas, pois é preciso no mínimo
atender ao composto mercadológico nas dimensões produto, preço, promoção e
praça, e cada um destes com planejamento, gestão, execução e mensuração. Mesmo
num ambiente desafiador como o Brasil, onde é difícil fazer previsões em longo
prazo, é fundamental criar alguns cenários do que pode vir daqui para frente e
ter um plano de ação para cada cenário. Quem faz isso dificilmente é pego de
surpresa por alguma situação, pois há menos probabilidade de erros para o
futuro.
- Intensifique suas ações nas redes sociais
e conte histórias – Segundo o estudioso, uma das formas de
conquistar fãs para uma marca, é a capacidade de contar histórias envolventes,
pois dessa forma, as pessoas se sentem mais próximas da organização. As redes
sociais oportunizam não só a postagem de histórias, como a interação,
envolvendo mais as pessoas. A recomendação é não usar o Facebook, Twitter,
Wattsapp para vender seus produtos, mas para fazer relacionamentos mais
próximos, mais honestos e mais duradouros.
Espero que estas
ideias possam fazer com que você e sua equipe possam refletir melhor sobre as
estratégias de marketing. Se gostarem e forem uteis, retornem, que semana que
vem, seguimos no mesmo assunto. Um abraço a todos!
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