sexta-feira, 15 de maio de 2015

No bom todos são bons, mas e agora?

Outro dia li um artigo em que o autor lembrava que no bom no bom, todo mundo é bom. Também questionava sobre momentos como os atuais, quando estamos longe da bonança e em fase de ajustes. Nestas fases seria quase impossível continuar com atendimentos ruins, vendedores ruins, corretores ruins, dentre outras situações que em tempos de “vacas gordas”, vão passando, mesmo quando não deveriam.
Resultado de imagem para crise               Sabemos que a atual crise vai passar, só não sabemos quando, e também que temos que pagar contas cada vez maiores, fazer mais com menos e é aí em que vemos diferenças maiores entre quem é bom no que faz e quem é bom somente quando tudo está bom. Em momentos como estes, somente quem é bom no que faz consegue ver e aproveitar adequadamente as oportunidades que surgem. O mercado de imóveis de alto luxo, por exemplo, nunca vendeu tanto como agora, pois os bilionários entendem que investir em imóveis altamente diferenciados é uma forma segura de proteger seu dinheiro.
                Captando diversas leituras sobre atitudes aplicadas nos mais diferentes setores em momentos de crise e como executivos de sucesso superaram as dificuldades das últimas crises, podemos definir alguns pontos que deveriam ser regra para todos os profissionais, executivos ou não, no atual momento. Uma quase unanimidade para quem propõe superação de crises é que não se pode desistir na primeira negativa do cliente, ou do possível cliente. Muito poucas vezes vamos encontrar quem esteja disposto a aceitar tudo o que o vendedor propuser, nem tudo o que está nas propostas apresentadas.
                Focar na perspectiva do cliente toda a proposição, apresentação e contato de vendas é uma regra que muitos ainda precisam aprender, pois gastar mais do que 10% do tempo para abordar sobre o tamanho da empresa, faturamento, histórico, pode desviar a atenção sobre as peculiaridades e principalmente para alinhar o que você está oferecendo com as necessidades do cliente. É preciso concentrar-se em soluções para quem você quer conquistar.
                Conhecer e cuidar bem da base de clientes é ainda mais importante em tempos de crise. As pesquisas indicam que na maioria dos negócios 20% dos clientes representam 80% do faturamento. Comece por estes 20% para antecipar um trabalho de relacionamento com excelência e verá que em muitas listas de cortes destes clientes você e seus negócios serão poupados. Avalie se eles estão sendo lembrados com cartões de aniversário, mesmo que digitais, ou sms, ou telefonema seu ou de sua equipe. Outro ponto é que um informativo sobre os novos produtos deve chegar primeiro neste grupo seleto de clientes, assim como um treinamento extra para utilizarem melhor o que você oferece. O importante é fazer o máximo para não perder os clientes que você já tem.
                O bom humor é fundamental em muitas atividades profissionais e em vendas e negociação, funciona muito bem se for adequado e de bom gosto. O bom humor gera empatia e reduz os momentos de tensão da negociação. Além disso, é sabido que o humor estimula a confiança, portanto é preciso evitar a criação de uma atuação muito diferente da pessoal, quando em atividades profissionais. É importante buscar uma conexão emocional com o cliente, para que ele possa ver o vendedor na sua essência e não como uma espécie de personagem que está ali atuando conforme um script dado por uma empresa que quer levar parte das suas economias.
                Procure relembrar sempre das suas melhores experiências em negociações, pois elas vão estimular padrões de excelência que na correria e na busca pela superação das dificuldades maiores nestes dias, você corre o risco de deixar de lado. As suas melhores negociações devem ser relembradas, registradas em detalhes para que você possa repetir ou melhorar os detalhes nas próximas e assim ir em busca da excelência. Esta memória deverá reforçar que as melhores vendas são também as mais difíceis e por isso não podemos temer confusão, dificuldades, desconforto, caos, pois eles podem nos levar ao sucesso, se fizermos o que precisa ser feito. Nestes dias difíceis encontram-se pessoas com grande tensão, autoestima abalada, dentre outros e no momento de grande disputa pelos poucos clientes, estar bem emocionalmente é fundamental.

                Deixo um abraço a todos e até a próxima!

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