Você, sua equipe e
os terceirizados da área de marketing estão fazendo o que precisa ser feito
para o seu negócio? As funções de cada dimensão do marketing estão bem claras
para você e para todos os que participam desta responsabilidade? Caso haja
algumas dúvidas sobre estas questões, inspirado nas orientações de Phillip
Kotler, pai do marketing moderno, apresento 6 funções básicas dos profissionais
que atuam no marketing em qualquer que seja o negócio.
2.
Monitorar as mudanças no
contexto dos negócios e obter
insights dos clientes que ajudem a desenvolver novos produtos
para atingir seus objetivos de crescimento. Verifique se o pessoal do marketing
tem informações suficientes e atualizadas quanto as mudanças do ambiente de
negócios que vocês atuam. Como está a situação de cada concorrente atual, dos
possíveis entrantes, dos substitutos e dos fatores que afetam cada player do
seu mercado e como o cliente está percebendo os movimentos do mercado em que
você atua?
3.
Ser o guardião da marca e das práticas de branding. A marca é o maior patrimônio do seu negócio
e a equipe de marketing deve coordenar os esforços e trabalhar para que este
patrimônio seja cada vez mais valioso. Avalie continuamente o que está sendo
feito para aumentar o valor da sua marca e como este patrimônio tem sido
cuidado.
4.
Atualizar a tecnologia e as
habilidades de marketing. A tecnologia pode facilitar e principalmente
aprimorar em muito as práticas de marketing do seu empreendimento,
principalmente as avaliações e o relacionamento com os clientes, prospects e
suspects. Como estão as habilidades do pessoal de marketing, tanto em funções
técnicas e clássicas, quanto no uso da tecnologia em suas atividades?
5.
Enriquecer o portfólio e as
sinergias com seus insights. O mix de produtos, seja ele composto por
bens ou serviços, deve ser avaliado constantemente e com frequência enriquecido
com inovações nos produtos existentes, com novos produtos e ainda com a
descontinuidade daquilo que já não tem mais função no conjunto do negócio. A
equipe de marketing é que deve dar este suporte para a tomada de decisões neste
aspecto também, pois é quem deve ter as melhores habilidades e condições para
tal, utilizando as ferramentas e técnicas adequadas.
6.
Medir e prestar contas do
desempenho financeiro de marketing, além de conter os custos de mídia e de
outros serviços relacionados. O seu pessoal do marketing tem mensurado e
prestado contas dos resultados obtidos com cada uma das ações mercadológicas
desenvolvidas? E quanto aos custos e serviços do setor, são reavaliados a
partir dos resultados obtidos, buscando otimização incessantemente? Lembre-se
que não há como gerir aquilo que não pode ser medido, portanto, para cobrar a
melhoria da gestão, é preciso aprimorar as formas de mensurar, para que se passe
a tomar cada vez mais decisões baseadas em resultados encontrados nos
indicadores apresentados.
Estas 6 funções devem ser
consideradas tanto no momento de estruturar ou reestruturar uma equipe de
marketing, quanto para avaliar se estão atendendo ao que a organização precisa.
Este é o setor com a maior responsabilidade para manter e atrair clientes,
justamente quem traz os recursos para sustentar o negócio. Assim, estruturar
melhor e definir bem as funções do marketing é fundamental para a prosperidade
de qualquer que seja o negócio.
Esperando que a reflexão tenha
contribuído com a forma de pensar o seu negócio e sua equipe, deixo
um abraço a todos e até a próxima!
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