quinta-feira, 7 de maio de 2015

O seu marketing está fazendo o que precisa ser feito?

Você, sua equipe e os terceirizados da área de marketing estão fazendo o que precisa ser feito para o seu negócio? As funções de cada dimensão do marketing estão bem claras para você e para todos os que participam desta responsabilidade? Caso haja algumas dúvidas sobre estas questões, inspirado nas orientações de Phillip Kotler, pai do marketing moderno, apresento 6 funções básicas dos profissionais que atuam no marketing em qualquer que seja o negócio.
1.                  Representar a voz do cliente perante todas as pessoas e outros setores da organização, defendendo vigorosamente que se voltem para o cliente a fim de conquistar sua lealdade. Avalie sempre se o pessoal do marketing representa adequadamente a voz do cliente. Esta é a função mais importante do marketing de qualquer negócio. Quando houver dúvidas sobre as decisões a serem tomadas do ponto de vista do cliente, quem deve ter a resposta, estando pronto para responder é o pessoal do marketing.
2.                  Monitorar as mudanças no contexto dos negócios e obter insights dos clientes que ajudem a desenvolver novos produtos para atingir seus objetivos de crescimento. Verifique se o pessoal do marketing tem informações suficientes e atualizadas quanto as mudanças do ambiente de negócios que vocês atuam. Como está a situação de cada concorrente atual, dos possíveis entrantes, dos substitutos e dos fatores que afetam cada player do seu mercado e como o cliente está percebendo os movimentos do mercado em que você atua?
3.                  Ser o guardião da marca e das práticas de branding. A marca é o maior patrimônio do seu negócio e a equipe de marketing deve coordenar os esforços e trabalhar para que este patrimônio seja cada vez mais valioso. Avalie continuamente o que está sendo feito para aumentar o valor da sua marca e como este patrimônio tem sido cuidado.
4.                  Atualizar a tecnologia e as habilidades de marketing. A tecnologia pode facilitar e principalmente aprimorar em muito as práticas de marketing do seu empreendimento, principalmente as avaliações e o relacionamento com os clientes, prospects e suspects. Como estão as habilidades do pessoal de marketing, tanto em funções técnicas e clássicas, quanto no uso da tecnologia em suas atividades?
5.                  Enriquecer o portfólio e as sinergias com seus insights. O mix de produtos, seja ele composto por bens ou serviços, deve ser avaliado constantemente e com frequência enriquecido com inovações nos produtos existentes, com novos produtos e ainda com a descontinuidade daquilo que já não tem mais função no conjunto do negócio. A equipe de marketing é que deve dar este suporte para a tomada de decisões neste aspecto também, pois é quem deve ter as melhores habilidades e condições para tal, utilizando as ferramentas e técnicas adequadas.
6.                  Medir e prestar contas do desempenho financeiro de marketing, além de conter os custos de mídia e de outros serviços relacionados. O seu pessoal do marketing tem mensurado e prestado contas dos resultados obtidos com cada uma das ações mercadológicas desenvolvidas? E quanto aos custos e serviços do setor, são reavaliados a partir dos resultados obtidos, buscando otimização incessantemente? Lembre-se que não há como gerir aquilo que não pode ser medido, portanto, para cobrar a melhoria da gestão, é preciso aprimorar as formas de mensurar, para que se passe a tomar cada vez mais decisões baseadas em resultados encontrados nos indicadores apresentados.
                Estas 6 funções devem ser consideradas tanto no momento de estruturar ou reestruturar uma equipe de marketing, quanto para avaliar se estão atendendo ao que a organização precisa. Este é o setor com a maior responsabilidade para manter e atrair clientes, justamente quem traz os recursos para sustentar o negócio. Assim, estruturar melhor e definir bem as funções do marketing é fundamental para a prosperidade de qualquer que seja o negócio.

                Esperando que a reflexão tenha contribuído com a forma de pensar o seu negócio e sua equipe, deixo um abraço a todos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...