Escrevo hoje com o intuito de provocar os amigos leitores para uma
reflexão sobre a atitude com que vão ao trabalho. Nos momentos de recessão,
mais do que nunca as organizações precisam de gente com atitude positiva,
criativa e inovadora para otimizar os processos,
melhorar suas estratégias e fazer a diferença obtendo resultados fundamentais
nestes momentos. No entanto, não são as atitudes positivas que mais temos visto
por onde andamos. Muitos esforços empresariais com investimento em
desenvolvimento tecnológico e aprimoramento dos processos, não funcionam em
todo o seu potencial, pela falta de atitudes positivas de seus profissionais,
por vezes prejudicando o desempenho de equipes inteiras.
Pergunte-se
sempre se está indo ao trabalho com a atitude mais positiva que poderia. Eu sei
que nem sempre é possível, mas quem acredita que uma pessoa com uma atitude
negativa vai conseguir fazer um trabalho excelente?
Profissionais com atitude negativa costumam ter “braço curto” e também
serem o braço curto da organização. Ou seja, são aqueles que muitas vezes dizem
que não é possível, que não tem tempo, que não priorizam o que é mais
importante, que reclamam muito e se consideram vítimas do ambiente de trabalho.
Diante
de uma crise as pessoas com atitude negativa é que devem ser “cortadas”,
lembrando que contrata-se pelas competências, mas demite-se pelas atitudes. O
melhor desta situação é que as atitudes são totalmente mutáveis, ou seja, é possível
mudar o comportamento de forma rápida e várias vezes. Quem não está bem deve
procurar ter uma atitude diferente, pensando em pontos positivos, projetando o
futuro e avaliando como pode trazer os valores e as competências para o seu
ambiente de trabalho. Para aqueles que não tiverem como mudar, o melhor é pedir
para sair para não atrapalhar o restante da equipe. Quem fica enrolando os
outros e se enrolando por não aceitar esta condição em si próprio, acaba por não
perceber que abrir mão de alguma situação atual pode auxiliar na abertura de outras
portas mais a frente. Em determinados momentos sair da zona de conforto e
sentir medo do inesperado se torna um fator motivacional e ajuda a enxergar
novos caminhos para um futuro melhor, com mais qualidade de vida.
Os
profissionais com atitude desalinhadas com o que se espera e deseja devem ser
observados de perto. Existem muitas pessoas com atitudes negativas que são
muito competentes e sabem como fazer a diferença no time. Nesse caso, a saída é
planejar e tentar engajar a equipe toda para auxiliar o colega a mudar este
ponto. Porém, se nem assim as coisas funcionarem, infelizmente, é preciso
promover esta pessoa ao mercado. Claro que não se deve demitir um profissional
de uma hora para outra. Tudo deve ser feito a partir de várias tentativas de
acertar, de feedbacks, de forma bem avaliada e planejada para que seja um
processo positivo para todos. No fundo, essa pessoa pode ser importante em um
ou mais momentos no futuro e por este e outros motivos, é importante não
fecharmos portas e não destruirmos pontes que podem voltar a ligar as partes novamente.
Em
todas as situações há pontos positivos e negativos. O copo meio vazio, também
está meio cheio e você pode escolher qual vai valorizar, em cada momento da sua
vida.
Aproveito para desejar atitudes
cada vez mais positivas, desejando sucesso, um abraço e até a próxima!
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