quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Quem quer faz e quem não quer...

                Um daqueles provérbios populares que incomoda muita gente é “Quem quer faz e quem não quer encontra uma desculpa!” O tempo passa, vemos frequentemente esta situação tanto na própria vida, quanto nas empresas, no município, estado, país e na vida daqueles com quem convivemos.
                Aos que entendem que o provérbio não se aplica aos negócios, peço para lembrarem daqueles profissionais, gestores, empresários que há poucos anos, com o consumo aquecido pelo crédito farto e incentivos fiscais, sem grandes dificuldades de emprego e renda ao serem convidados, ou questionados afirmavam que não havia tempo para:
- qualificar o pessoal da produção, vendas, atendimento;
- completar estudos, iniciar um novo curso;
- ler manuais, orientações técnicas, livros de gestão, de vendas, de qualidade, planejamento;
- participar de palestras e feiras do setor;
- fazer planejamento estratégico da empresa e planejamento pessoal;
- implantar o sistema da qualidade e um novo ERP;
- selecionar melhor o pessoal;
- prestar melhores serviços por ter muita gente na fila;
- desenvolver novos produtos;
- fazer pesquisa de mercado;
- confraternizar com os colaboradores;
- participar das entidades de classe;
- conviver com a família e amigos;
- melhorar a fachada, a vitrine, o ponto de venda;
- estruturar as embalagens, apresentar melhor os produtos;
- ...(outras várias ações que você está lembrando agora).
                Agora que o mercado teve o ritmo reduzido, será que este pessoal que antes não fazia muitas destas atividades por não terem tempo, está aproveitando a redução do ritmo da produção e das vendas para se organizar, planejar, estudar, qualificar a equipe? Será que este pessoal está fazendo as pesquisas de mercado tão importantes, o planejamento estratégico fundamental para sequencia do negócio, implantando um sistema da qualidade, um novo sistema organizacional, ou tantas outras ações que não faziam antes alegadamente por que não havia tempo, não havia como priorizar algumas horas para outras atividades que não fosse vender, produzir, entregar? Pergunto por que se antes o ritmo atrapalhava o desenvolvimento pessoal e dos negócios desta turma, dificultando várias iniciativas, agora é o melhor momento para implementá-las.
                Como não vemos tantos desta turma investindo na qualificação das pessoas e dos seus negócios, imaginamos que haveriam outros motivos para este pessoal agora não qualificar, treinar, planejar, organizar, reestruturar? Para esta turma vale ou não a máxima de “quem quer faz e quem não quer encontra uma desculpa”? Sêneca dizia que nenhum vento é bom para quem não sabe para onde ir. Baseado nisso costumo dizer que quem não sabe para onde ir, nenhum momento econômico, governo, conjuntura social, legislação, pesquisa, clima, solo, cidade, negócio, ramo de atividade, profissão estará bom para viver. O ritmo mais lento da economia e a crise política brasileira dificultam direta ou indiretamente todo o mercado e ninguém ganha nesta situação. Todavia, para quem não sabe para onde ir, não sabe o que quer da vida, da profissão e dos negócios, as dificuldades reais tomam uma proporção tão grande que aumenta em muito os riscos da profissão e dos negócios.
                Que argumentos você tem utilizado para justificar aquilo que gostaria de ter, mas está protelando? Que barreiras o impedem tanto antes, quanto agora? Quanta delas são dificuldades que dependem de você mesmo superá-las?
                Vamos em frente, deixando um abraço e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...