quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Motivação 3.0


Fala-se e escreve-se muito sobre motivação e há muito tempo. No dia a dia das organizações, provavelmente não passe um dia sem que os líderes pensem na motivação ou falta dela, pensando em alguns integrantes de seu grupo de trabalho. Estando na condição de líderes ou de liderados, temos a motivação dentre nossas preocupações pessoais. Cada um de nós tem construída a sua própria tese sobre como motivar as pessoas.
Mesmo com muitos acertos e aprendizados a duras penas ao longo de décadas de experiências, tentativas, muitas lideranças, equipes e organizações seguem tendo dificuldades quanto à motivação. E é possível que você e eu também tenhamos, por mais ou menos vezes, dificuldades de motivação. A primeira dificuldade é que ninguém consegue se motivar para tudo o tempo todo. A segunda dificuldade é que há muitas respostas possíveis para “como motivar minha equipe”.
Daniel H. Pink, autor de quatro best-sellers da área de negócios, afirma em seu novo livro, “Motivação 3.0 - Drive” que não é possível obter engajamento da equipe procurando por obediência. Esta premissa causou furor nos EUA onde o livro foi lançado, com sucesso instantâneo de vendas, sendo  best seller nas listas de indicações mais importantes daquele país, tendo sido lançado no Brasil, pela editora Sextante. Neste livro, Daniel reconstrói a história dos estudos e práticas no universo da motivação e conduz o leitor para uma análise mais profunda sobre o assunto, classificando como “Motivação 3.0”, aquela baseada em autonomia, prazer e propósito.
Ao longo da história, observa-se primeiramente a “motivação 1.0”, primitiva, que move as pessoas pela sobrevivência, que é instintiva: se não tem o que comer, você vai dar um jeito de conseguir comida; se começa a chover forte, você procura um abrigo seguro e assim por diante. O autor classifica como “motivação 2.0” aquela clássica, industrial, assentada no padrão “punição e recompensa”, abraçada pelo mercado durante décadas e que, ainda funciona de maneira tácita ou explícita, em vários ambientes. Considerando todas as mudanças da realidade e do mundo do trabalho é muito evidente que os anseios das pessoas mudaram e que a forma de motivá-las também precisa mudar. Ou seja, o problema está no fato de muitas organizações seguirem tentando motivar homens e mulheres do século XXI com estímulos de um mundo que quase não existe mais.
Quando as pessoas se deparam com os ganhos e as perdas decorrentes da forma como se executa uma tarefa, a liderança só pode esperar obediência ou desobediência. Conforme Daniel Pink, neste caso o colaborador é motivado por consequências e não por causas, ou seja, venderá mais para obter uma comissão maior, ou venderá mais para não ser substituído por alguém com melhor desempenho, assim como venderá mais para ser promovido, ou venderá mais para não ser transferido para a filial que ninguém quer. É bem mais difícil conquistar o engajamento, ter aquele discurso empolgante, emocionante e bonito, de vivenciar os valores da organização, tratando tudo como recompensa e punição.
“É preciso resistir à tentação de controlar as pessoas – e, em vez disso, fazer todo o possível para despertar a adormecida autonomia que temos enraizada em nós”, afirma Pink, que considera a “motivação 3.0” aquela que alcança o engajamento pleno. Em qualquer organização, para o trabalho, lazer, ou voluntariado, as pessoas vão se engajar quando se sentirem parte da solução, parte do negócio. Nos modelos de motivação com punições e recompensas as pessoas muitas vezes se sentem tratadas como custos, ou seja, como problemas, e não como parte do negócio e das soluções.
Para obtermos melhores resultados na busca por estimular nossas equipes ações de engajamento são fundamentais. Como obter engajamento será uma resposta que cada líder e cada equipe devem buscar, mas é certo que quanto mais pessoas conseguirmos auxiliar alinhamento dos  objetivos pessoais aos propósitos da organização e fazê-la perceber-se como parte da solução dos problemas, mais motivação teremos na equipe.
Um abraço e até a próxima!

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