segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Liderança e trabalho em equipe

 


Fazendo refletir sobre qual o legado que cada pessoa deixa por onde passa, relembro a frase de Frederico Felini, quando afirmou “Você só existe nas coisas que faz.”

Para liderar ou participar de um grupo, de uma equipe seja ela funcional, voluntária ou familiar, é fundamental entender que as pessoas são complexas e muito diferentes entre si, o que gera motivações e interesses muito diferentes nos grupos. Resultados positivos são obtidos pelos líderes que consegue entender e explorar a motivação individual de cada pessoa em favor dos objetivos do grupo e da organização.

Ter e consolidar o respeito das pessoas é tão primordial quanto entender que a liderança é conquistada e nunca imposta. Quanto falta respeito, o poder de influência e de articulação ficam prejudicados, os objetivos não são alcançados e de alguma forma o grupo se dispersa. Considerando o muito que se estuda sobre grupos e liderança, não basta “ser um cara legal”, pois a reputação deve ser construída continuamente com atos em prol do grupo e da sociedade. Nada disso é possível sem um bom caráter, que vai sendo construído ao longo da vida de cada um e não se sustenta a médio e longo prazo sem ética.

Os líderes devem ser os principais motivadores e inspiradores do grupo visando o alcance dos objetivos comuns. Ao motivar e inspirar o seu grupo, o líder ficará cada vez mais forte na percepção dos outros e de si mesmo. Aprimorar as habilidades de comunicação, tanto verbal, quanto visual, além do entendimento das suas atitudes, deve ser uma preocupação constante. Nas ações de comunicação é fundamental entender que cada pessoa entende a mensagem de uma forma diferente, de acordo com sua percepção sobre o momento, a situação, as leituras, as vivências. O líder nem sempre é compreendido e ao saber disso, a resiliência é uma qualidade que precisa ser desenvolvida constantemente, inclusive promovendo-a entre os membros da sua equipe. Também é importante para um líder necessário para 2021, independente do tamanho da sua organização aceitar correr riscos, de forma consciente/calculada evidentemente, o que gerará um respeito cada vez maior, contribuindo com a sua reputação.

Criar e desenvolver estratégias e planejar a sua execução e implantação, mostram a qualidade do trabalho do líder e geram admiração pela segurança em relação ao futuro e a busca por alternativas frente aos desafios que precisam ser superados. A atitude para fazer e mostrar é um dos fatores que mais contribuem para gerar uma imagem positiva, através de ações, e resultados obtidos, que fortalecerão o seu currículo e gerarão experiências que contribuirão para a sabedoria necessária ao líder de respeito e sucesso.

Quem que exerce funções de liderança, ou pretende exercer, deve lembrar de mostrar o que faz, mais do que falar, orientar e ordenar. Esta atitude, combinada com uma imagem de respeito, gera uma grande reputação para uma liderança forte e com muita longevidade. Em tempos de pós-verdade, onde para cada fato há várias versões, muitas falas podem atrapalhar e até gerar desconfiança e por isso, mostrar o que se faz pode auxiliar em muito a confiança, a credibilidade e a motivação do grupo.  

Saúde e sucesso na busca dos objetivos de todos os amigos leitores neste 2021! Um abraço e até a semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...