sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

O que precisamos aprender em 2021

 


Das muitas coisas que precisamos fazer em 2021, não tenho dúvidas de que uma das mais importantes é aprender. A busca por conteúdos e das mais diversas formas tem aumentado de forma pública e notória, e cresce ainda mais o volume de informações a disposição, em alguns casos deixando mais dúvidas na busca por determinados conteúdos. Muitas leituras, vídeos, cursos, palestras à disposição em vários canais presenciais ou virtuais, facilitam o acesso, porém, por vezes dificultam a escolha do que é mais adequado em termos de qualidade e profundidade que precisamos.

Uma dificuldade que segue evidente no mercado e precisamos superar mais rapidamente em 2021 é aprender a aprender. Independente do nível de formação, viver no século 21 exige aprendizado contínuo até o fim da vida. Contudo, as formas tradicionais de aprender muitas vezes não são eficientes diante do fenômeno mundial das “fake news” e do enorme volume de informações, considerando ainda algumas contradições entre as fontes dos conteúdos encontrados. Aprender quais partes dos conteúdos deve-se desconfiar de “fake”, o que é atualizado, o que é tendencioso ideologicamente, o que merece ser aprofundado, o que é foco para o que se busca, dentre outros, faz parte da necessidade de aprender a aprender. O risco de aprender, se informar, fazer e/ou falar algo errado a partir dos conteúdos disponíveis é cada vez maior.

Um certificado, um diploma, tem valor se o título estiver vinculado à responsabilidade pelo conhecimento, pelas informações completas, verdadeiras e atualizadas oferecidas pelos profissionais. É bom lembrar que alguns certificados são obtidos de forma muito fácil, barata e rápida, e também por isso, não tem acompanhamento do conhecimento esperado para aquele título. No ímpeto de levar vantagem há um número crescente de pessoas que querem certificados e diplomas sem esforço e energia para aprender. Este tipo de escolha já evidencia o nível de seriedade, ética, profissionalismo e do que aquela pessoa será capaz numa futura composição de equipe. Estudos mostram ainda, que as pessoas que buscam os caminhos mais fáceis e poupam suas energias no aprendizado tendem a ter mais dificuldades em resolver problemas complexos, mais dificuldades de memorizar informações importantes sobre o trabalho e a não aprofundar o entendimento da sua área do conhecimento. Uma formação ou busca de conhecimento que exige pouco esforço também gera pouco estímulo ao questionamento, que aliado a passividade ou apatia agrava a situação de baixa condição de prestar um bom trabalho.

O estímulo para perguntas, comentários, debates e reflexões é fundamental para aprender a aprender, individualmente e em grupo. Professores, instrutores, famílias, líderes, e o próprio ambiente deve estimular o questionamento. A acomodação, a timidez e a falta de hábito dificulta o rompimento com a prática de ficar somente ouvindo e assistindo, e por isso, uma postura diferente, melhora as condições de aprendizado. Ao estimular e estruturar as dúvidas, tende-se ao aumento da eficiência das respostas e melhores resultados de aprendizado.

Aprender a aprender é difícil, dentre outros motivos pela dinamicidade da oferta de conhecimento, mas a falta de oportunidades para refletir durante o processo de aprendizagem em cursos, palestras, reuniões, treinamentos é uma das principais dificuldades que se observa. Valorizar os diferentes níveis de experiência e a livre associação de ideias é essencial na hora de memorizar, mudar hábitos e práticas, ou seja, internalizar os conceitos, informações e assuntos. Uma dica importante a todos os profissionais é encontrar todos os dias, um tempo para refletir sobre como se desenrolou o trabalho, anotando os pontos em que houve dificuldades, ou que viu oportunidades de melhorias.

Aprender oportuniza mais satisfação á vida e ao trabalho e aprender a aprender oferece melhores condições de estender a satisfação por cada vez mais tempo em nossas vidas.

Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...