Na
semana passada listei algumas regras para o sucesso em vendas e com as
considerações positivas recebidas, listo hoje mais regras para elevar o sucesso
em vendas, baseadas nos conceitos do consultor e estudioso de vendas Jefrey
Gitomer, no livro “A Bíblia de vendas”.
Evite
ao máximo criticar a concorrência. Eu sei que é uma tentação quebrar esta
regra, mas é preciso resistir com criatividade e preparo para canalizar todo o
esforço para falar bem da sua oferta.
É
importante lembrar que o melhor vendedor é a referência do cliente satisfeito
que fala do bom negócio que fez, do produto ou serviço que recebeu, para muitos
amigos e familiares.
Ouça
os sinais de compra, pois o cliente potencial frequentemente lhe dirá quando
está disposto a comprar, desde que você preste atenção. Lembre de quantas vezes
já foi escrito que saber ouvir é muito mais importante que saber falar. Atente
para o momento certo de fechar a venda.
Faça
uma previsão das objeções e ensaie respostas para enfrentá-las. Com isso, procure
ir direto à objeção mais importante. Claro que alguns não dirão qual é a
objeção mais importante, pelo menos não logo de início. Superar as objeções é
complexo, pois não é apenas uma resposta, mas o entendimento de uma situação
que precisa de solução. É preciso uma atmosfera de confiança e segurança
suficientemente forte para provocar uma venda que envolva uma objeção. É
preciso redefinir a rejeição, entendendo que é a oferta que está sendo
rejeitada e não o profissional de vendas ou a empresa.
Quando
não se conclui a venda, é preciso aproveitar que se está frente a frente com o
prospect para garantir uma próxima visita. É preciso ter persistência e
resiliência para fazer quantas apresentações for preciso para concluir a venda.
Ao receber um não, este deve ser
encarado como desafio para tentar novamente diferente e melhor, ao invés de
encarar como rejeição.
Grande
parte das vendas consiste em mudanças, sejam elas sobre produtos, serviços, fornecedor,
mercados, enfim, e por isso, para gerar negócios, é preciso flexibilidade.
Alguns profissionais
de vendas pensam que as regras são feitas para os outros e que atrapalham a sua
atividade. É preciso que todos saibam que as regras auxiliam na sobrevivência
do grupo e da empresa. Faça parcerias com os colegas usando a sinergia de uma
boa equipe para se prepararem melhor e vender mais.
Outra
regra fundamental é entender que trabalhar com a dedicação é que traz sorte.
Analise as pessoas que parecem ter sorte e veja que elas ou alguém da família
dedicou-se muito para estar naquela situação.
Não
culpe os outros quando a falha tem a sua participação. Assumir a
responsabilidade é o ponto central para ter sucesso em qualquer área. A
comissão, o dinheiro, o sucesso são recompensas pelo que foi feito. Seja lembrado
de forma criativa, positiva e profissional. Pense no que dizem sobre você e
haja para que tenham uma lembrança positiva quando não estiverem contigo.
Faça
suas abordagens de vendas com paixão e será cada vez melhor e mais eficiente. Todos
nós temos muito mais sucesso naquilo que amamos fazer. Então divirta-se
vendendo e lembre que a alegria é contagiante. Realizar algo que gosta também
dará satisfação aos outros.
Seguir
as regras de vendas apresentadas aqui nesta e na semana passada vão levar a um
melhor nível de desempenho e autoconfiança. Preparado já é difícil, então
prepare-se e torne tudo mais fácil. Vince Lombardi escreveu “Todos tem vontade
de vencer, mas poucos possuem vontade de se preparar para vencer.”
Desejo
ótimas vendas e até a semana que vem! Um abraço!
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