Embora
se fala, escreve, palestra, ensina-se muito, ainda tem muita gente que não
consegue transformar o que lê, assiste, ouve e diz, em melhores vendas.
Todos querem ter sucesso em vendas, mas a maioria não consegue. É que estas pessoas simplesmente não sabe como agir (Jeffrey Gitomer, 2011).
Mais importante
do que ter uma equipe numerosa, é ter uma equipe com valores importantes para a
empresa e para os clientes, prospects e suspects. Compartilho alguns valores
considerados importantes para os profissionais de vendas refletir sobre suas
atitudes e atividades, individuais e em equipe.
Crie
diferenciais claros entre o que a empresa oferece e a concorrência. O valor
percebido é a chave para que os prospects e suspects percebam as diferenças
entre os ofertantes.
É
muito importante entender a diferença entre o cliente satisfeito e o cliente leal.
Clientes satisfeitos encontram-se em muitos lugares, enquanto que clientes leais
são aqueles que voltam, indicam sua empresa e produtos e ainda recomendam
gratuitamente a sua marca e seus serviços para amigos, familiares e grupos de
contatos. A diferença entre a satisfação e a lealdade pode ser mensurada com o
número de novos pedidos do mesmo cliente e o numero de recomendações dos
clientes para outras pessoas.
Habilidade
de falar e ter o controle da informação é outro valor importante a ser
desenvolvido. É preciso avaliar se a mensagem de vendas não está entediante. Se
a mensagem for envolvente e empolgante com perguntas e boas ideias, as pessoas vão
querer comprar.
Estude todos
os dias! Quem pensa que já sabe tudo, ou se considera muito ocupado para
aprender, tende a perder vendas e negócios importantes. É preciso ter mais
disposição para perceber oportunidades de melhoria com o passar dos anos e
aprender diariamente. 1 hora de aprendizado por dia, pode transformar o
profissional num/a grande especialista com o passar dos anos.
Desenvolva
cada vez mais a capacidade de estabelecer relacionamentos amigáveis. Se a
maioria das condições forem iguais, já se sabe que as pessoas vão preferir
fazer negócios com os amigos.
Quem
consegue fazer os suspects e prospects rirem, tem condições de fazê-los
comprar. Estudar e entender o humor, tanto o seu, quanto dos clientes é um
valor a ser desenvolvido nos profissionais de vendas.
Criatividade
é outro valor importante para os profissionais de vendas e é por isso que a
chave para ser visto/a como diferente está na criatividade, que sempre pode ser
aprendida.
A crença
em si próprio é um valor fundamental para os profissionais de vendas. Para
vender mais e melhor, é preciso acreditar que trabalha na melhor empresa do
mundo, que tem os melhores produtos e serviços do mundo e que é a melhor pessoa
do mundo.
Os
profissionais de vendas estão geralmente apenas parcialmente preparados, pois a
maioria pode conhecer muito sobre si mesmo, mas parece saber muito pouco sobre
os clientes potenciais.
Quem se
considera o/a melhor mas “choraminga” e culpa os outros, dificilmente terá quem
admira ou respeita. Atitude é tudo e quando ela é positiva, oferece mais
condições de chegar ao sucesso. Os profissionais se tornam aquilo que pensam
ser e é por isso que as atitudes estão no centro de todas as ações bem
sucedidas. “O que a mente conseguir conceber e acreditar conseguirá alcançar.”
Napoleon Hill.
Prepare-se
para mais e melhores vendas! Um abraço e até a semana que vem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário