Uma
das maiores angústias de executivos e empresários é como fazer as vendas
funcionar melhor. Gerentes e profissionais de vendas precisam muitas vezes de
direção, foco e conduta proativa. Com mais atenção dá para verificar que muitos
setores de vendas não seguem boa parte das regras básicas em vendas.
Compartilho hoje, algumas das regras mais citadas pelos especialistas.
Tenha
atitudes e expressões positivas. Sem atitude positiva as expressões físicas e
verbais não vão animar o comprador o suficiente para gastar ou comprometer seus
recursos. Atitude positiva deve ser o compromisso diário de quem atua em
vendas. Se o/a profissional de vendas não se considera capaz, quem o/a
considerará?
Acredite
no produto e na empresa. Não é preciso ficar o tempo todo dizendo que o produto
e a empresa são os melhores do mundo, mas é fundamental acreditar que são os
melhores, pelo menos para aquela situação, pois a convicção do/a vendedor/a fica
evidente ao atender os/as clientes.
Trace um
plano com metas. Estabelecer metas de curto, médio e longo prazo são como ter um
mapa para o sucesso em vendas.
Execute
os fundamentos de vendas. Ler, ouvir, participar de palestras, seminários... são
atitudes fundamentais para manter as ferramentas do/a vendedor/a em boas
condições de gerar vendas. Aprender algo novo todos os dias e combinar com a
experiência prática que já tem é o “segredo” dos profissionais mais bem
sucedidos.
Entenda
os clientes e os ajude com suas necessidades. Os melhores profissionais de
vendas desenvolvem habilidades para perguntar e obter respostas que levam aos
desejos e necessidades do cliente. Venda para ajudar os clientes, considerando
a comissão como o resultado de um trabalho bem feito, mas não o foco da
relação.
Cumprir
o prometido é a melhor maneira de transformar vendas em relacionamentos. Se
fizer uma promessa, faça de tudo para mantê-la! Promessas não cumpridas quebram
a confiança no/a profissional e na empresa.
Seja
sincero/a e trate da forma como gostaria de ser tratado/a. Se concentrar no
cliente e no melhor interesse dele proporcionará muitos ganhos além da comissão
daquela venda. Se você quiser ajudar sinceramente, isso ficará evidente. A sinceridade
facilita o estabelecimento de vínculos e da confiança do/a comprador/a. Não se deve
começar a apresentação do produto ou serviço antes de conhecer o/a cliente e
seus interesses. Quem diz a verdade não precisa se esforçar para lembrar do que
disse ao cliente.
Motivação
e preparo são vitais para boas vendas. Estar munido de técnicas, boas frases
para a abordagem, perguntas, afirmativas e respostas determinarão o sucesso das
vendas.
Quando
for uma visita de vendas, chegue pontualmente. Se não for possível evitar um
atraso, é preciso fazer uma ligação para avisar, do contrário, vai parecer
descaso ou pouco valor ao cliente potencial.
Tenha
uma aparência profissional. Quem se apresenta bem, mostra uma boa auto imagem,
além de representar bem os produtos e a empresa.
O
humor é sempre uma ótima ferramenta para estabelecer relacionamentos. Faça o/a
cliente potencial rir e divirta-se com o seu trabalho.
Conheça
bem o que está vendendo. Os clientes estão cada vez mais bem informados e
pesquisam antes de conversar com a força de vendas. Quem está bem informado
sobre o que está vendendo sente liberdade para apresentar, defender e criar
situações que levam a um bom negócio. Venda os benefícios, foque nas soluções
para o cliente e não nas especificações do bem ou serviço.
Finalizo desejando ótimas vendas,
um abraço e até a semana que vem!
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