Uma das premissas do gerenciamento
eficaz é fazer primeiro o mais importante. Entende-se esta premissa
considerando que aquilo que é mais importante nunca deve depender, ficar no
aguardo, a mercê das coisas menos importantes. Você já se perguntou o que
deveria fazer, que se fosse feito, causaria uma grande mudança positiva na sua
vida pessoal e/ou profissional?
Quantas
vezes comenta-se que o dia ou a semana passou “voando” e geralmente este é o
sentimento dos períodos em que se atende muitas atividades e assuntos
diferentes tidos como urgentes. Qual o impacto que estes assuntos todos poderão
gerar no médio e longo prazos? Qual é a atenção, tempo, envolvimento e energia
que estes assuntos recebem ao longo da semana?
É o mais importante que deveria
estar em primeiro lugar, no dia a dia e em cada momento, e não o que é urgente!
Um bom gerenciamento pessoal e profissional exige disciplina com o uso do
tempo, com a priorização, com hábitos do líder e hábitos que se deseja
implementar na equipe. A disciplina ajuda muito a criar os bons hábitos de cada
pessoa e também por isso é um produto da vontade individual, ou seja, a pessoa
precisa estar disposta ao que se propõe.
Muitas pessoas bem sucedidas tem
em comum histórias onde percebe-se claramente que estiveram dispostas a fazer coisas
que os que falharam anteriormente, não gostavam de fazer. O que é preciso para
assumir desafios e aproveitar oportunidades que outros não conseguiram? Muita
coisa, mas certamente, disciplina e foco para organizar e executar conforme as
prioridades.
Os assuntos urgentes são populares, são
óbvios, exigem atenção imediata, sendo fáceis e ás vezes, divertidos de
resolver. A pressão e a ansiedade impede que se deixe o urgente para depois e assim,
deixa-se o que é importante de lado com muita frequência. Os assuntos mais
importantes são os que mais impactam nos resultados e que contribuem com a
grande missão, valores e metas prioritárias. Os temas importantes de nossa vida
exigem iniciativa, mais proatividade, e por isso é preciso agir, mudando da
passividade e da posição de reação. Nas urgências só precisamos reagir aos
chamados, enquanto aquilo que é importante exige iniciativa e disciplina.
As
urgências sufocam muitas pessoas, que viram gerenciadores de crises, escravos
de problemas, tendo como resultados tensão, stress e infelicidade, pois onde
tem muitas urgências não há espaço para o que é importante, atendendo-se apenas
as prioridades, expectativas e desejos dos outros. Também é preciso espaço para
aquilo que não é nem urgente e nem tão importante. O equilíbrio é fundamental e
entendo que a chave para o equilíbrio é foco no que é realmente importante,
delimitando um tempo para resolver as urgências e um tempo para a atenção ao
que é importante, que gera impacto positivo de longo prazo, não esquecendo do espaço
para imprevistos.
Disciplina
para dizer “não” para alguns chamados urgentes, para dar atenção ao que é
importante é um bom sinal de que estes passaram a ter mais espaço na sua vida. Cada
um de nós precisa resolver quais são as prioridades e ter a coragem para, de
modo adequado e acolhedor, dizer não para determinadas chamadas urgentes,
abrindo espaço para o que é verdadeiramente importante. Muitas vezes o bom é
grande inimigo do ótimo, ou seja, é quando não sendo possível o ideal, deixa-se
de fazer ou aceitar o bom. Por vezes descarta-se o que pode mudar a vida
positivamente para gastar tempo e energia naquilo que não fará a diferença logo
adiante.
O
equilíbrio do uso de nosso tempo e energia entre o que é importante e o que é
urgente deve ser aplicado nas relações de trabalho, negócios, família e amigos.
Um planejamento semanal com metas para atenção ao que é urgente e ao que é
importante pode ajudar muito. Dedicar alguns minutos a cada manhã para rever as
prioridades, pode ser um bom início. A delegação de tarefas pode contribuir
muito com o equilíbrio desejado na atenção ao que é importante e ao que é
urgente. Delegando, podemos alcançar mais para nossos negócios, nossas famílias
e amigos.
Um abraço e até a próxima!
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