sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Compreender X Ser compreendido

 


                Creio que uma grande angústia de muitas pessoas é o desejo de serem compreendidas. Hoje trazemos para reflexão alguns pontos que podem mudar as perspectivas e a satisfação na busca por ser compreendido em questões pessoais e profissionais.

                Imaginem um mecânico que dá a solução do problema do veículo sem fazer um diagnóstico, ou um médico que dá uma receita para um tratamento sem fazer qualquer exame. Quase ninguém confia em quem dá soluções sem diagnósticos, não é mesmo? Na comunicação entre as pessoas, esta situação é semelhante àquela tendência forte de “atropelar” os sentimentos das pessoas, dando conselhos sem a devida compreensão da situação. Esta atitude aumenta a probabilidade de errar no conselho, na proposição de encaminhamento, na decisão ou na solução.

Compreender verdadeira e profundamente o problema, antes de qualquer encaminhamento é sempre a atitude mais sensata. É preciso primeiro compreender, para depois ser compreendido, pois esta é a chave para a boa comunicação interpessoal. Ler, escrever, falar e ouvir são 4 pontos importantes para a comunicação eficaz. Convido os amigos para refletir sobre o tempo que dedicam a cada um destes 4 pontos ao longo de um dia, ou uma semana. A comunicação é um dos hábitos mais importantes para a eficácia das relações pessoais e profissionais. Passamos muitos anos aprendendo a ler e escrever, mas precisamos questionar o quanto nos preparamos para escutar e principalmente para compreender o que estamos ouvindo. Para influenciar pensamentos de filhos, outros familiares, subordinados ou outros colegas de trabalho, ou mesmo tomadores de decisão, é preciso primeiro compreender e isso não pode ser feito com base unicamente em técnicas, pois a quando as pessoas percebem, passam a imaginar que podem estar sendo manipuladas, se sentem inseguras e que não podem mais confiar totalmente no que lhe é dito e apresentado. A verdadeira chave para influenciar os outros é o exemplo, a conduta real, pois o exemplo flui do caráter, da pessoa que realmente é e não do que os outros pensam que é, ou falam a respeito.

Stephen Covey afirma que a maioria das pessoas procura ouvir com intenção de responder, não de compreender, e orienta que para o fato de ser necessário ouvir com empatia, para ver o mundo e a situação a partir da perspectiva do outro, compreendendo o que este sente. O autor destaca que empatia não é igual à solidariedade, que não é uma questão de concordância e sim, de compreender o outro de forma profunda. Covey lembra que depois da sobrevivência física, a maior necessidade humana é a sobrevivência psicológica como ser compreendido, se afirmar, se sentir incentivado/a, amado/a, mas parece ser difícil compreender antes de buscar ser compreendido/a. Esta dificuldade se deve pela necessidade de se dispor a ser influenciado/a, antes de influenciar.

Um vendedor eficaz precisa compreender primeiro a situação, as necessidades, o perfil, as formas de uso, para então propor uma solução mais adequada para o cliente e é por isso que o vendedor amador vende produtos, enquanto o profissional vende soluções para os problemas do cliente. O profissional se dispõe a relacionar as necessidades das pessoas com as possibilidades do seu portfólio, da mesma forma que um bom professor procura conhecer bem a turma antes de começar a ensinar algo e um bom advogado procura conhecer profundamente a causa como primeira ação do seu trabalho.

Compreender primeiro é um princípio fundamental para melhores resultados nas mais diversas situações da vida pessoal e profissional, enquanto avaliar, aprovar ou desaprovar, dar conselhos e interpretar somente a partir das próprias experiências e referências pessoais, é fonte de ineficácia, de insatisfação, dissabores e maus resultados. Incorporar este princípio no dia a dia pode gerar um grande impacto positivo na atuação em grupos interdependentes. Procurar compreender exige consideração, enquanto procurar ser compreendido requer coragem. Pense nisso e até a próxima!

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