terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Seja proativo/a


 

                Um dos hábitos mais importantes, senão, o mais importante, na busca por ser mais eficaz nos objetivos profissionais e pessoais é ser mais proativo/a.

                Muitos estudiosos dizem que a personalidade e o caráter tem pelo menos 3 origens, sendo a genética, com as heranças, a psíquica, com as influências da educação e experiências vividas na família, e a ambiental, com as influências vindas dos grupos de convívio ao longo da vida. Ser proativo é assumir a responsabilidade pelo que acontece ao longo da vida, sem responsabilizar a genética, a família, ou o ambiente pelas coisas que gosta ou não gosta, que funcionam ou não. Quanto mais iniciativa e responsabilidade para realizar o que é importante, mais proatividade.

          A liberdade humana mais intocável é o pensamento, com a autoconsciência,  a imaginação e a memória. A autoconsciência ajuda a entender um princípio fundamental que é a liberdade de escolha, retratada na resposta dada a cada estímulo positivo ou negativo recebidos do ambiente. Não é possível controlar o ambiente externo, como um temporal ou um acidente, mas pode-se controlar como reagir a cada momento e acontecimento, em contrapartida de como cada um deles afeta seu comportamento e sua vida. Esperar que os outros resolvam as situações é passividade, enquanto ter iniciativa para buscar soluções é proatividade. O crescimento e as oportunidades estão reservadas para os proativos e representam as principais diferenças entre os protagonistas e os vitimistas.

                Um dos problemas vividos em grupos, pequenos como uma família ou microempresa, ou grandes como uma cidade, ou país, é que muitas pessoas se convencem de paradigmas deterministas. São pessoas que acreditam em algo que determinou algumas situações e agem como se não tivessem mais controle sobre a vida ou os negócios, colocando toda a culpa e a responsabilidade das coisas boas e ruins em  forças externas.

Stephen Covey escreve que estes hábitos das pessoas ativas e reativas podem ser separados em 2 círculos sendo o da preocupação e o da influência. O círculo da preocupação é composto por tudo aquilo que não pode ser controlado, onde não se deve concentrar energias. Quem foca naquilo que não tem controle, não consegue mudar nada e perde energia e foco. Enquanto isso, o círculo de influência é composto por tudo aquilo que é possível agir a respeito, ou seja, que podemos influenciar ou controlar. Focar nas coisas que dependem da pessoa e expandir o impacto e o círculo de influência é onde começa aquilo que muitos autores chamam de alta performance. Quem foca seus esforços na sua zona de influência, tirando o foco daquilo que não pode mudar, deixa de se portar como vítima e passa a assumir mais a direção da sua vida, e persistindo neste comportamento, passará também a influenciar outras pessoas.

                Segundo Covey, quem vive no círculo de preocupação está focado no comportamento do chefe, dos filhos, do/a companheiro/a, dos vizinhos, etc., enquanto quem está no círculo de influência está focado em ser mais paciente, mais ativo, mais seguro, mais sábio, carinhoso e assim por diante. O autor divide o comportamento das pessoas em 3 grandes tipos começando pelo que temos controle direto, com problemas que envolvem o próprio comportamento, depois o de controle indireto, com problemas que envolvem o comportamento dos outros e ainda os problemas inexistentes, que seriam aqueles que não é possível interferir, como o passado, ou realidades situacionais e conjunturais. A proatividade requer foco no ser, no pensar e agir diferente para transformar as realidades daquilo que tem-se controle direto, para que com o passar do tempo, seja possível influenciar parte daquilo que pode-se ter um controle indireto.

Apesar de livres para escolher as ações, não é possível escolher as consequências, que por muitas vezes são impensadas, como aquelas situações que se fosse  possível escolher novamente, a opção seria outra. Estes casos, precisam ser considerados lições aprendidas. Ser proativo é saber que não é o que os outros fazem que causam os maiores problemas, mas como se responde e reage a cada situação.

Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...