sábado, 16 de abril de 2022

A sensações nas lojas físicas

 


                A loja física, bem como o stand numa feira/evento são os pontos de encontro físicos da sua empresa com os seus clientes, prospects e suspects. Com a forte competição das vendas online, a atração dos pontos de vendas físicos pode partir da experiência de consumo e contato com as pessoas.

Hoje os convido á refletir um pouco sobre o uso do chamado marketing sensorial para aumentar a experiência dos clientes e prospects nas lojas e garantir a atratividade dos pontos de vendas físicos. É sempre importante lembrar que conveniência é um dos pontos mais fortes das estratégias de marketing, e combinar ações dos pontos de venda físicos e virtuais potencializa a conveniência. O cliente contemporâneo, você, eu, nossos amigos e familiares, queremos o melhor, queremos agora, pelo melhor preço, onde estivermos.

O marketing sensorial aumenta as experiências prazerosas e memoráveis, que fazem o cliente voltar e indicar os bens e serviços. Para manter e aumentar a atração de clientes ás lojas físicas é preciso transformá-las em ambientes de experiências sensoriais, o que pode envolver sons, toques, cheiros, luzes, cores e sensações. As lojas que já criam essa conexão através dos sentidos dão demonstrações do quanto se tornam muito mais fortes. Diferentes tipos de ambiente enviam sinais que afetam o estado emocional das pessoas, fazendo com que se afastem ou se aproximem de determinado ambiente.

Uma loja bem iluminada é um verdadeiro “chamariz” para clientes. É importante priorizar as áreas/ambientes que deverão ter maior quantidade de luz e também diferentes cores e tons. Fundir iluminação direta e indireta, com sancas e outros artifícios utilizados para valorizar os produtos, seus traços, cores e tons também é muito importante para estimular a compra por impulso.

Deixando de incluir um som agradável, tudo o que os clientes ouvirão são as conversas entre os vendedores e até barulhos de fora da loja, o que pode irritá-los e fazê-los desistir de comprar. Todavia, é preciso ter qualidade, pois pior do que não ter som ambiente é ter um som irritante seja pelo volume, estilo, ou ritmo, o que faz os clientes irem embora mais cedo do que deveriam. Se os elementos visuais são a cara da loja, a música é a voz. Muito mais do que apenas entretenimento para os clientes os sons podem gerar uma identificação com quem eles estão negociando. As respostas emocionais das pessoas às diferentes sensações que o ambiente emite, têm influência na decisão de compra e a música tem um papel muito importante na hora de criar essas sensações. De maneira afetiva, a música pode, por exemplo, aumentar o prazer durante as compras e deixar os clientes de bom humor. Cognitivamente, a adoção de músicas em ambientes comerciais pode reforçar a imagem da loja e mostrar seu posicionamento perante os clientes e, dessa forma, influenciar a compra. O ritmo da música pode influenciar o tempo de permanência dos clientes no ambiente. Ritmos mais acelerados tendem a também acelerar a permanência na loja, ao passo que músicas mais calmas podem prolongar o tempo visualizando as mercadorias, e as muito lentas podem causar sonolência. Conforme as pesquisas deste tema, as músicas instrumentais e clássicas em volume de som ambiente são as que mais estimulam as emoções dos consumidores. A música difundida nos ambientes de compras deve estar em harmonia com a proposta do empreendimento, de modo que os clientes se identifiquem com o que estão ouvindo.

Outra ação bem importante é a aromatização dos ambientes. Pesquisas consolidadas em vários países mostram que os cheiros cítricos aumentam em até 20% a vontade de comprar. A preferência por aromas varia entre regiões e culturas, no entanto, a lavanda parece ser o mais popular entre homens e mulheres em todo o mundo, embora a baunilha e o chocolate também tenha grande preferência. As pesquisas ainda indicam que o uso de fragrâncias personalizadas aumenta em 15,9% o tempo de permanência do cliente no ponto-de-venda, em 14,8% a probabilidade de compra e em 6% as vendas reais.

Para aumentar as vendas e a fidelização no ambiente físico, é preciso valorizar a presença e o tempo de permanência do cliente. Um abraço, e até a próxima! 

 

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