Perguntar-se seguidamente se está no caminho certo é um hábito comum, e muito salutar e recomendável. Profissionais com carreira em construção, empreendedores com negócios em desenvolvimento, dentre outros, devem questionar-se ainda mais seguidamente sobre os melhores caminhos a seguir para alcançar os objetivos e o sucesso esperado nos seus projetos.
No site entrepreneur.com é possível encontrar alguns pontos para auxiliar na reflexão sobre a pergunta que devemos nos fazer seguidamente “este é o caminho certo para ser bem sucedido/a?”. Ao desenvolver carreiras, empreendimentos, novos negócios... muitas dúvidas surgem e embora a visão de futuro pode estar clara, os caminhos para chegar lá, podem gerar incertezas.
Estar empolgado com o que está ocorrendo, falando seguidamente e positivamente a respeito, querendo retomar logo as atividades, comemorando conquistas mesmo que pequenas, são bons sinais de que é o caminho certo. Quando outras pessoas também comentam positivamente, o sinal é ainda mais forte, mesmo que nas redes sociais ainda não apareça muito o nome ou o negócio.
Quando os resultados (líquidos) fazem os custos parecerem razoáveis, o sinal de caminho certo vai se fortalecendo. Acompanhar cuidadosamente as finanças pessoais e dos negócios para poder analisar mais racionalmente é uma necessidade. Quando os resultados entre o investimento e os retornos são positivos e crescentes, com baixa pressão na necessidade imediata, é outro sinal de que o caminho pode estar certo, lembrando que acelerar o aumento consistente dos lucros, não é simples.
Outro sinal de que o caminho está certo é quando fica perceptível uma boa capacidade de adaptação às mudanças. O mundo dos negócios é cada vez mais dinâmico e a tolerância às mudanças seguidas e rápidas é um forte sinal de que aqueles que querem prosperidade estão no caminho certo. Qualquer organização e profissão, não importa a área, tamanho, ou onde esteja, mais cedo ou mais tarde passa por transformações e precisam de protagonistas para colocar os negócios no caminho certo.
Receber críticas diversas com resiliência e vontade real de melhorar continuamente é outro sinal forte de caminho certo. Dificilmente alguém cresce e enriquece sem aceitar bem para aprender, mudar e melhorar com as críticas, entendendo-as como conselhos, dicas, sugestões. Muitas vezes não são agradáveis, mas quase sempre são dicas de como mudar positivamente. Esta postura deixa muita gente à frente de outras. Aprender com os erros vai nesta linha, pois pessoas de sucesso não são aquelas que não cometem erros, mas sim as que aprendem com eles. Quem vê suas falhas analisando o que poderia ter feito diferente e melhor, obstáculos que deveria ter evitado, conseguirá corrigir rápido e melhorar o desempenho.
Quem é grato pelo que tem, usa e acessa, mesmo querendo melhorar sempre, deve saber que está no caminho do sucesso pessoal, profissional e dos negócios. Há muitos estudos mostrando que ninguém fica satisfeito com seu desempenho se não é capaz de gostar e ser grato pelo que já está ao seu alcance. Este sentimento deve ser perceptível na família e nos colegas e cria perspectivas, sempre que houver alguma dúvida sobre o que é possível daqui para frente.
Outro sinal importante é não ter arrependimentos, pois empreender, avançar na carreira, desenvolver negócios, tem frequentes altos e baixos. Quem não se arrepende de ter iniciado a caminhada, valorizando inclusive os erros como oportunidades de aprendizagem, crescimento emocional e espiritual, tem mais chances de ser bem sucedido/a. A empolgação, a visão de futuro, a energia e a paixão pelo projeto devem ser suficientes para continuar em frente, sem arrependimentos.
Este conjunto é um forte indício para conferir se o caminho está certo. Quem tem dúvidas deve refletir sobre como aprimorar os pontos citados que ainda não conferem com a sua atitude e comportamento mais frequente.
Um abraço, e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário