Na
maioria das vezes que abro a discussão sobre fidelização de clientes, alguns
participantes se manifestam dizendo que não há como fazer isso, ou que com o
aumento da concorrência ficou muito difícil fidelizar clientes no seu setor,
dentre outros argumentos. Assim, aproveito para lembrar que nos negócios há
níveis de fidelização a serem esperados e alcançados, dependendo dos setores e
ramos de atividades.
Hoje
deixo algumas dicas que podem auxiliar nas ações para aumento dos níveis de
fidelização dos negócios B2C. Antes e para refletir, trago a frase bem
conhecida, que é uma lição de vida deixada por Carl W. Buehner “As pessoas esquecerão o que você disse, as
pessoas esquecerão o que você fez. Mas elas nunca esquecerão como você as fez
sentir.”
Na relação B2C (Business to Consumer) da
empresa diretamente com o consumidor final, a emoção está mais presente do que
na relação B2B (Business to Business) das relações entre organizações corporativas,
onde o racional prepondera sobre o emocional de quem decide. Nas relações B2C,
quando a empresa cria um vínculo emocional positivo, a chance de fidelização é
maior, e quando é duradouro parte da clientela se torna fã, passando a promover
a marca e agindo como vendedores não pagos e muito eficientes nas suas redes de
contatos como família, amigos, colegas de trabalho, companheiros de clubes,
sociedades, igrejas, associações, e até nas redes sociais. Todos nós que temos
algumas centenas ou milhares de contatos, e que comentamos com estes sobre o
que gostamos ou não gostamos somos micro influenciadores e geramos, consciente
e inconscientemente, influências positivas sobre aquelas marcas que somos fãs.
Para aumentar os níveis de fidelização é preciso
conhecer bem os clientes e quem acompanha a coluna já sabe disso. Recomendo
primeiramente o mapeamento da chamada “jornada de consumo” clareando para toda
a equipe envolvida o passo a passo desde o primeiro contato com a empresa, o
que envolve a venda, o pós-venda, a próxima venda, e assim por diante. Como os diferentes segmentos tem o
primeiro contato com a marca, por que compraram, quais são os estilos de vida,
linguagem, faixa etária, localização, são informações que tornam possível
aprimorar as táticas para aumentar a fidelização sobre cada segmento.
Costumo dizer que as empresas não sabem
o que sabem, considerando o volume de dados gerados a cada semana/mês em suas
ações internas. Analisar estes dados buscando entender como aproveitar melhor cada
informação para vender mais e melhor é uma oportunidade que está à disposição
de todos. Quantos pararam em frente a vitrine, quantos entraram no ponto de
vendas, quantos destes compraram, quais segmentos tem mais frequência a cada
dia da semana, a cada turno do dia, bem como quais produtos são mais vendidos
para cada segmento em cada horário, podem oportunizar ações muito efetivas para
vender mais. O mesmo vale para evitar frustrações, como por exemplo, monitorar
quem são, quantas são e em quais situações entram na loja e não levam nada.
Esta situação ocorre em qualquer empresa, mas quando isso ocorre com o mesmo
cliente algumas vezes seguidas vai ficando mais difícil ele retornar.
As experiências sempre foram muito
valorizadas pelos clientes e com os estudos sobre o comportamento do consumidor
se aprimorando, mais e mais empresas vem oferecendo experiências de diversos tipos
e níveis, buscando se diferenciar dos concorrentes, mas a principal informação
é de são muito mais eficientes para fidelizar os clientes. Quem já participou
de uma visita a uma fábrica de alimentos ou bebidas onde ficou bem
impressionado com a qualidade dos processos, com o cuidado com os produtos,
concluindo a visita com uma boa degustação, pode avaliar a mudança de
comportamento sobre a marca e quanto se tornou fã e até promotor da marca entre
seus conhecidos.
As campanhas que divulgam diretamente os
produtos não são tão eficientes para a fidelização, quanto aquelas que têm
apelos emocionais que inspiram os suspects, prospects e clientes. As campanhas
que inspiram, com histórias reais, mensagens emocionantes, que geram vínculos
com os públicos alvos, tendem a fidelizar mais do que apenas demonstrar os
produtos.
Valorize e estimule a fidelidade dos seus clientes e bons negócios.
Um abraço, e até a próxima!
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