terça-feira, 17 de maio de 2022

Gerir a carreira profissional




    Um dos tantos temas que deveríamos aprender desde bem cedo e ensinar nossos filhos, sobrinhos, afilhados e alunos é sobre a carreira profissional. Não faltam dicas sobre o assunto nos diversos canais da internet, porém, nem sempre é fácil escolher a opção mais adequada para cada caso, além do hábito de procurar e dar importância para assunto depois de queimadas algumas etapas.

          O mundo do trabalho vem mudando com velocidade, mas considerando o aumento da expectativa de vida, do tempo de estudos, planos de aposentadoria, a carreira profissional, deve continuar sendo planejada como uma trilha de caminhada, ou uma maratona, mas nunca como uma corrida de 100 metros. Produtividade, trabalho híbrido, home office, atuar numa empresa estrangeira sem sair de casa, subir na hierarquia e no status das corporações, tudo isso é preciso ser pensado num plano mais amplo e de mais longo prazo.

           A ansiedade parece estar cada vez mais presente e em quase todos os meios, impactando na economia global. Muitas pessoas de muitos setores parecem cada vez mais ansiosas em todos os momentos, do lazer ao trabalho. As carreiras sofrem com o desejo de muito controle e velocidade nas escolhas, o que gera frustração e pode contribuir com alguns níveis de depressão. Uma carreira melhor planejada, com a velocidade adequada em cada momento e ao ritmo de cada profissional pode auxiliar muito e especialmente evitar altos e baixos. A velocidade dos outros nem sempre é parâmetro, pois o mais importante é mensurar o ritmo e a capacidade de superação dos seus próprios desafios. Às vezes são inevitáveis as comparações que podem ter origem externa ou interna, porém, se cobrar para ter um desenvolvimento de carreira de acordo com os outros não é muito produtivo, especialmente porque há tanta diversidade nos pontos de partida e ao longo da caminhada, que não há realmente como comparar. 

           O ritmo pessoal é um ponto importantíssimo, assim como avaliar também o ritmo da organização em que participa, o tamanho, o segmento, o momento, visando um alinhamento para um bom planejamento da carreira profissional. Quando os ritmos são muito diferentes, é preciso começar a se preparar para mudar o vínculo para uma organização mais alinhada ao seu perfil e interesses. É preciso se preparar para os próximos desafios, pois almejar novas funções, responsabilidades e não estar em condições de entregar o trabalho no nível esperado é frustrante e atrapalha a carreira. Uma boa auto avaliação sobre os desafios pretendidos é sempre recomendável.

           Enquanto se planeja os próximos passos da carreira, não dá para esquecer de “apreciar a paisagem”. Aproveitar bem os momentos da caminhada, olhar os detalhes positivos ou negativos como aprendizado, é estratégico para os novos desafios. A melhor forma de se preparar para mais responsabilidades e mais visibilidade na carreira é fazer muito bem feito o que for fazer. A qualidade do trabalho do dia-a-dia é um dos principais elementos de avaliação das habilidades e competências profissionais e que pode determinar uma decisão sobre novos cargos e funções. Ter um ou mais profissionais experientes que ajudem a enxergar os pontos que devem ser aprimorados no perfil, comportamento, habilidades e competências profissionais também é altamente recomendável. 

           Ter humildade, paciência, espaço para ouvir, e refletir sobre o que ouviu é fundamental. Humildade é essencial para manter um aprendizado constante e de modo a aprofundar os conceitos importantes para a carreira. Como tudo na vida, a humildade também deve estar em equilíbrio com a importância de assumir gradativamente o protagonismo de alguns projetos e iniciativas, permitindo mais visibilidade ao seu trabalho. Vivemos um momento riquíssimo em oportunidades para os talentos mais diversos e escolher algumas delas para mostrar as capacidades pode contribuir muito para o aprendizado e a visibilidade da carreira.

          A velocidade do desenvolvimento da carreira não tão importante quanto a consistência. Um crescimento lento, mas constante pode contribuir mais com a carreira pela confiança que passa, do que um crescimento rápido com alguns acidentes pelo caminho.

          Pense nisso! Um abraço, e até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...