quarta-feira, 31 de agosto de 2022

As competências comportamentais

 


Aprender sobre a carreira é sempre importante e quanto mais cedo as famílias e as escolas auxiliarem os jovens neste sentido, melhores serão suas escolhas. Saber quais são as habilidades comportamentais mais requeridas pelas empresas é um dos pontos importantes neste aprendizado.

Com o mundo do trabalho cada vez mais automatizado, uma das dúvidas é “qual é o papel do ser humano no mundo corporativo?”. É comum pensar que se destacarão os profissionais com habilidades em tecnologia, porém, este pensamento não é completo e nem retrata a realidade. As empresas também estão mais atentas às soft skills, como são as chamadas habilidades comportamentais que incluem criatividade, competências emocionais e pensamento crítico, por exemplo. 

Já sabemos que as máquinas fazem tarefas repetitivas bem melhor que os seres humanos. Neste cenário, as pessoas serão cada mais valorizadas pela capacidade de resolução de problemas complexos. Quem tem uma única hard skill (habilidade técnica) como seu diferencial, tende a ter mais dificuldades na carreira. Do ponto de vista das empresas, ter colaboradores com as soft skills certas melhora o resultado e é por este motivo que os processos seletivos tem se ocupado tanto com questões comportamentais para cada função. Quando os selecionados, ou já contratados não tem as habilidades comportamentais necessárias para aquela posição, é possível desenvolvê-las, pois todo o ser humano pode desenvolver soft skills.

Segundo o relatório anual “O futuro do trabalho”, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), algumas das habilidades mais requisitadas até 2025 são: 1- Pensamento analítico e pensamento crítico; 2- Aprendizagem ativa; 3- Capacidade de resolver problemas complexos; 4- Criatividade; 5- Capacidade de liderar e influenciar; 6- Usar tecnologia no trabalho; 7- Inteligência emocional; 8- Resiliência.

                Para desenvolver as soft skills/habilidades comportamentais no trabalho sugere-se iniciar pela identificação dos pontos fortes, consultando pessoas próximas como amigos, colegas de trabalho, família, perguntando quais são as suas melhores habilidades comportamentais. Depois de sistematizar, ter bastante clareza das suas forças reconhecidas é que devem ser listados os pontos a serem melhorados/desenvolvidos. Todos temos “pontos cegos”, ou seja, pontos fracos que não percebemos, sendo oportunidades de melhorias nas habilidades comportamentais.

O hábito da leitura, principalmente em assuntos ligados diretamente as suas funções, e da carreira desejada, assim como buscar conhecimento de diversas outras formas é outra recomendação para aprimorar as soft skills. Quem trabalha numa empresa que possui setor de recursos humanos estruturado pode verificar se é oferecido algum programa de desenvolvimento comportamental. Uma mentoria externa também ajuda bastante, assim como colocar o aprendizado em prática no dia a dia.

Quem está na liderança de uma organização, ou na função de gestão de pessoas pode ajudar os profissionais da empresa a desenvolver suas soft skills. Mapear as habilidades comportamentais das pessoas para treiná-las e desenvolvê-las é uma das primeiras ações a realizar com a equipe. Um formulário eletrônico, discreto e individual que pergunte aos colegas quais habilidades eles gostariam de desenvolver é um bom caminho, para depois oferecer qualificação alinhando o que a empresa e as pessoas desejam.

Outra forma da empresa auxiliar no desenvolvimento de soft skills é por meio da experiência. Criar alguns projetos em que os colaboradores possam lidar com diferentes questões comportamentais na prática, ajuda bastante. Saber escolher o perfil de profissional mais adequado é apenas um dos desafios de quem busca melhores resultados nos negócios.

Um abraço e até a próxima!

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