Aprender sobre a carreira é sempre importante e quanto mais cedo as
famílias e as escolas auxiliarem os jovens neste sentido, melhores serão suas
escolhas. Saber quais são as habilidades comportamentais mais requeridas pelas
empresas é um dos pontos importantes neste aprendizado.
Com o mundo do trabalho cada vez mais automatizado, uma das dúvidas é “qual
é o papel do ser humano no mundo corporativo?”. É comum pensar que se
destacarão os profissionais com habilidades em tecnologia, porém, este
pensamento não é completo e nem retrata a realidade. As empresas também estão mais atentas às soft skills, como são as chamadas
habilidades comportamentais que incluem criatividade, competências emocionais e
pensamento crítico, por exemplo.
Já sabemos que as máquinas fazem tarefas repetitivas bem melhor que os seres
humanos. Neste cenário, as pessoas
serão cada mais valorizadas pela capacidade de resolução de problemas complexos.
Quem tem uma única hard skill (habilidade técnica) como seu diferencial, tende
a ter mais dificuldades na carreira. Do ponto de vista das empresas, ter colaboradores
com as soft skills certas melhora o resultado e é por este motivo que os
processos seletivos tem se ocupado tanto com questões comportamentais para cada
função. Quando os selecionados, ou já contratados não tem as habilidades
comportamentais necessárias para aquela posição, é possível desenvolvê-las,
pois todo o ser humano pode desenvolver soft skills.
Segundo o relatório anual “O futuro do trabalho”, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), algumas das habilidades
mais requisitadas até 2025 são: 1- Pensamento
analítico e pensamento crítico; 2- Aprendizagem ativa; 3- Capacidade de
resolver problemas complexos; 4- Criatividade; 5- Capacidade de liderar e
influenciar; 6- Usar tecnologia no trabalho; 7- Inteligência emocional; 8- Resiliência.
Para desenvolver as soft skills/habilidades
comportamentais no trabalho sugere-se iniciar pela identificação dos pontos fortes, consultando pessoas próximas
como amigos, colegas de trabalho, família, perguntando quais são as suas
melhores habilidades comportamentais. Depois de sistematizar, ter bastante
clareza das suas forças reconhecidas é que devem ser listados os pontos a serem
melhorados/desenvolvidos. Todos temos “pontos cegos”, ou seja, pontos fracos
que não percebemos, sendo oportunidades de melhorias nas habilidades
comportamentais.
O hábito da leitura, principalmente em assuntos ligados diretamente as
suas funções, e da carreira desejada, assim como buscar conhecimento de
diversas outras formas é outra recomendação para aprimorar as soft skills. Quem
trabalha numa empresa que possui setor de recursos humanos estruturado pode
verificar se é oferecido algum programa de desenvolvimento comportamental. Uma
mentoria externa também ajuda bastante, assim como colocar o aprendizado em
prática no dia a dia.
Quem está na liderança de uma organização, ou na função de gestão de
pessoas pode ajudar os profissionais da empresa a desenvolver suas soft skills.
Mapear as habilidades comportamentais das pessoas para
treiná-las e desenvolvê-las é uma das primeiras ações a realizar com a equipe.
Um formulário eletrônico, discreto e individual que pergunte aos colegas quais
habilidades eles gostariam de desenvolver é um bom caminho, para depois
oferecer qualificação alinhando o que a empresa e as pessoas desejam.
Outra forma da empresa auxiliar no desenvolvimento de soft skills é por meio
da experiência. Criar alguns projetos em que os colaboradores possam lidar com diferentes
questões comportamentais na prática, ajuda bastante. Saber escolher o perfil de
profissional mais adequado é apenas um dos desafios de quem busca melhores
resultados nos negócios.
Um
abraço e até a próxima!
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