quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Está chegando o período mais importante para as vendas

 


O período das festas de fim de ano é o mais esperado, especialmente pelo movimento e volume acumulado de situações que estimulam as compras. É nas festas de Natal e Ano Novo e na preparação das pessoas para as férias de verão, que os negócios do varejo buscam mais uma receita extra, os profissionais de vendas buscam comissão extra e os clientes buscam novidades, oportunidades e solução para suas necessidades, aproveitando da melhor maneira possível 13º salário, férias e sua própria renda extra. A soma do 13º e 1/3 de férias chega a R$ 334 bilhões, conforme estimativas do Dieese, CAGED e Previdência.

Enquanto clientes, cada um de nós tem mais ou menos definido o que nos faz comprar ou desistir, comprar neste ou naquele lugar, voltar ou não na mesma loja (física ou virtual) assim como avisar os amigos e familiares. A partir das características de comportamento de compras, destaquei algumas dicas para que empresários e profissionais de vendas busquem uma melhor preparação para a época de boas vendas que está começando.

1- Lembre de planejar para aproveitar as muitas oportunidades que surgem agora. Comece chamando a equipe para avaliar a variedade e o volume adequados, como estimular mais famílias a fazerem as compras mais cedo, como atrair mais atenção para a sua loja física e virtual;

2- Procure envolver toda a equipe na busca pelo aproveitamento das oportunidades que esta época oferece, pois virão várias ideias e algumas muito oportunas! Receba com gratidão e aberto a inovação e a experiências;

3- Defina claramente as metas de vendas para o período, inclusive metas específicas por linha de produto, por profissional, por loja, dentre outras;

4- Mesmo que a empresa participe de campanhas promocionais cooperadas, crie atrativos adicionais para que seus negócios se destaquem no meio dos demais;

5- Procure criar situações que gerem experimentação de novos produtos, pois você ainda aproveita para gerar mais possibilidades de vendas e propagação, incluindo os serviços;

6- Crie campanhas internas estimulando a equipe comercial e as equipes de apoio. Muitos deles são chaves na satisfação do cliente e o impacto do trabalho deles só é percebido quando falham;

7- Estimule os clientes a antecipar as compras, criando uma diversidade de ações. Além de atender melhor com menos acúmulo de pessoas nas últimas semanas, é possível se antecipar em relação a concorrência;

8- Utilize as mídias sociais e pesquisas por e-mail para detectar rapidamente o que vai vender mais e certifique-se de que a falta de produtos não vai atrapalhar;

9- Seja ágil e esteja preparado em termos operacionais e de logística para receber um fluxo maior de clientes, telefonemas, e-mails, pedidos, reclamações, etc., atendendo bem a todos;

10- Treine e reforce a equipe em número e qualidade, para atender a um fluxo maior de clientes, mais telefonemas, e-mails, orçamentos, pedidos, reclamações, etc.;

11- Crie e distribua para os clientes mais fiéis e com maior potencial vale-compras ou pontos para estimular compras futuras e recompras. Sabe-se que uma parte importante dos clientes só compra de sua empresa nesta época e é o melhor momento para estimular que venham mais vezes ao longo do próximo ano;

12- Dê tratamento VIP e faça ofertas especiais para quem já é cliente, pois a grande maioria destes espera ser tratada de forma especial e sabe reconhecer os clientes eventuais;

13- Cadastre os clientes novos para contatos futuros e pós-venda. É preciso investir um pouco de tempo de sua equipe agora para colher depois. Não esqueça de garantir que o cadastro tenha informações corretas e completas para os futuros contatos;

14- Prepare a equipe para fazer o pós-venda e construir relacionamentos. Será fundamental para melhorar o desempenho nos meses seguintes, onde normalmente o movimento reduz.

Se a lista estiver grande para você, comece com alguns itens mais urgentes, convide a sua equipe e mãos a obra!

Um abraço a todos e o desejo de ótimas vendas!   

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