Planejar, inovar, reorganizar pode
e deveria ser prioridade nas dimensões pessoal e profissional da vida de cada
um de nós e de nossas organizações. Para quem está nas faixas etárias
classificadas como economicamente ativas, tem dias, semanas, meses que parece
que tudo é urgente e as dificuldades de planejar melhor parecem ser maiores.
Para quem está nesta situação, traço a seguir algumas linhas de ações que podem
ser desenvolvidas imediata e urgentemente.
Definir
as áreas de maior impacto na vida professional e do negócio, marcar reuniões
semanais de 1 hora ou menos, para cada assunto, com a elaboração de um plano de
ação, anotando pontos chaves, datas, metas e responsáveis, pode ser muito
simples, mas é a primeira recomendação que faço. E quanto as áreas de impacto, quais são elas?
– Bem, cada um precisa identificar e recomendo que seja feito imediatamente.
Muitas vezes as áreas de impacto são vendas, atendimento e relacionamento com o
cliente, tecnologia, relacionamento interno, desenvolvimento das pessoas, melhoria
de produtos (bens ou serviços), marketing, finanças, logística, relacionamento
com fornecedores. Se você tiver um plano de ação para cada um destes pontos já
vai ver as coisas mudarem para melhor e sentirá os efeitos positivos do
planejamento.
Ao
invés de agir reativamente a partir dos problemas que os colegas, fornecedores
e clientes trazem, a reunião semanal com data, hora e pauta agendada e
informada antecipadamente, pode ajudar a definir os encaminhamentos por outros
colegas também. É preciso foco para resolver os problemas que precisam ser
resolvidos, e evitar o gasto de energia em situações que dispersam a atenção e
o foco.
Mantenha um plano de ação ativo, atualizando a cada
semana, para cada área de maior impacto. No plano devem ser anotadas para ficar
próximo dos olhos as ações a serem realizadas pelo setor, compromisso das pessoas envolvidas, projetos,
datas para entregas, fontes de recursos, parcerias, dentre outros.
Para ver resultados imediatamente é importante
lembrar que ao abrir um assunto, tocar um ponto, é preciso ir até o fim e
também valorizar os resultados
positivos, mesmo que forem pequenos. Neste cenário, quem prefere e precisa de
ações imediatas, pode optar por ganhos pequenos e constantes.
É muito importante planejar o dia, alocar tempo
para cada tarefa e ficar dentro do tempo definido. Esta é uma ação simples, que
contribui muito com o aumento da produtividade, incluindo as redes sociais, que
sabidamente tomam muito tempo de muitas pessoas, podendo ser um fator de forte
redução da produtividade, fazendo o tempo “sumir”, sem que algumas tarefas
planejadas sejam executadas.
Os
projetos mais difíceis devem ser priorizados. Por vezes parecemos muito
ocupados, mas para motivar os outros e ter uma carreira promissora, precisamos
mesmo é parecer produtivos! Para ter uma equipe produtiva, é preciso examinar
como cada um prioriza as tarefas do dia e auxiliar a todos a serem mais
produtivos, terem foco nos resultados e gerar prosperidade para o negócio.
Auxiliar a equipe a ser mais produtiva também é imediato e é para fazer todos
os dias! Alguns estudos sobre produtividade mostram que 80%
do que é deixado para fazer depois, nunca é feito. Ao selecionar as suas
prioridades e ao auxiliar os outros nas escolhas do que fazer a cada semana, ou
a cada dia, é preciso se perguntar se é possível viver bem sem aquilo. Esta
pergunta é importante, pois muitas vezes nos damos conta de que ficamos
apreensivos, gastamos muito tempo e energia em assuntos ou problemas que se
resolvidos, tem baixo impacto e se não resolvidos também geram pouco, ou nenhum
impacto. Ao priorizar, comece por aquilo que dá para deixar para trás.
Estas dicas ajudaram? Espero que sim, deixo um
abraço e até a próxima!
Olá Marcelo, importante produzir, contribuir e socializar suas ideias desta temática, pois também entendo como fundamentais e básicas na gestão pessoal e profissionais. Adelante e arriba..
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