Está chegando a hora de preparativos mais
intensos para a fase mais importante do ano para o varejo em todo o mundo.
Profissionais de vendas buscam a oportunidade de receber uma comissão extra,
empresários buscam recuperar as finanças de um período de recessão e os clientes
buscam novidades, oportunidades e solução para suas necessidades, com o melhor
uso possível da renda extra de fim de ano.
Estudando os comportamentos de compras,
desistências, rejeições, fidelizações, é possível construir e apresentar
recomendações para os varejistas e profissionais de vendas que acompanham este
espaço e desejam se preparar melhor para a época de melhores vendas que se
aproxima.
1- Faça um bom planejamento para aproveitar da melhor maneira as muitas oportunidades
que a época proporciona. Qual a variedade e o volume adequados? Como estimular
mais famílias a fazerem as compras mais cedo?
2- Procure envolver TODA a equipe na busca pelo aproveitamento das
oportunidades que a época oferece. Virão muitas ideias e algumas serão bem
oportunas!
3- Defina claramente as metas de vendas para a época, inclusive metas
específicas por linha de produto ou serviço, por profissional, por loja, dentre
outras;
4- Mesmo que já estejas em campanhas promocionais cooperadas, é preciso criar
atrativos adicionais para que seus negócios se destaquem no meio dos demais;
5- Estimule a experimentação de novos produtos, incluindo os serviços! Você
ainda aproveita para gerar mais possibilidades de vendas e propagação dos seus
produtos;
6- Crie campanhas internas estimulando a equipe de vendas e as equipes
de apoio, lembrando que estes últimos, na maioria das vezes são chaves na
satisfação do cliente e nem sempre são lembrados;
7- Utilizando a criatividade da equipe, crie diversas ações para estimular
a antecipação das compras. Além de atender melhor com menos acúmulo de pessoas
nas últimas semanas, você se antecipa a concorrência;
8- Utilize as mídias sociais e pesquisas por e-mail para detectar
rapidamente o que vai vender mais e certifique-se de que não vai faltar produtos;
9- Seja ágil e esteja preparado em termos operacionais e de logística
para receber um fluxo maior de clientes, tanto presencialmente quanto em
aplicativos de mensagens, telefone, e-mails, pedidos, reclamações, etc.;
10- Crie e distribua para os clientes mais fiéis e com maior potencial,
vale-compras ou vale-desconto para estimular compras futuras e recompras. Você
sabe que uma parte dos clientes só compra da sua loja neste período e é o
melhor momento para estimular o aumento da frequência;
11- Dê e faça ofertas especiais e tratamento VIP a quem JÁ É cliente.
Quem já é seu cliente espera ser tratado de forma especial, principalmente
neste momento em que há um acúmulo de clientes na empresa e muitos deles
eventuais;
12- Cadastre os clientes novos para contatos futuros e pós-venda. É
preciso investir um pouco de tempo de sua equipe agora, para colher depois,
então, mostre para a equipe que o cadastro precisa ter informações corretas e
completas para os futuros contatos;
13- Prepare a equipe para construir relacionamentos duradouros. Será
fundamental para melhorar o desempenho nos meses seguintes, onde normalmente
reduz o movimento;
14- Alinhe-se a uma causa social, mas atenção: 1!, para dar foco e para que
a sua contribuição traga resultados para a causa e para a sua empresa.
Finalizando, lembro que com estas
recomendações simples, é possível acelerar os preparativos para os negócios de
fim de ano. Se a lista estiver grande para você, prefira alguns pontos que
estão mais próximos de colocar em prática. Convide a sua equipe e mãos a obra!
Um abraço a todos e o desejo de ótimos negócios!
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