sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Prepare-se para as vendas de fim de ano

 


Está chegando a hora de preparativos mais intensos para a fase mais importante do ano para o varejo em todo o mundo. Profissionais de vendas buscam a oportunidade de receber uma comissão extra, empresários buscam recuperar as finanças de um período de recessão e os clientes buscam novidades, oportunidades e solução para suas necessidades, com o melhor uso possível da renda extra de fim de ano.

Estudando os comportamentos de compras, desistências, rejeições, fidelizações, é possível construir e apresentar recomendações para os varejistas e profissionais de vendas que acompanham este espaço e desejam se preparar melhor para a época de melhores vendas que se aproxima.

1- Faça um bom planejamento para aproveitar da melhor maneira as muitas oportunidades que a época proporciona. Qual a variedade e o volume adequados? Como estimular mais famílias a fazerem as compras mais cedo?

2- Procure envolver TODA a equipe na busca pelo aproveitamento das oportunidades que a época oferece. Virão muitas ideias e algumas serão bem oportunas!

3- Defina claramente as metas de vendas para a época, inclusive metas específicas por linha de produto ou serviço, por profissional, por loja, dentre outras;

4- Mesmo que já estejas em campanhas promocionais cooperadas, é preciso criar atrativos adicionais para que seus negócios se destaquem no meio dos demais;

5- Estimule a experimentação de novos produtos, incluindo os serviços! Você ainda aproveita para gerar mais possibilidades de vendas e propagação dos seus produtos;

6- Crie campanhas internas estimulando a equipe de vendas e as equipes de apoio, lembrando que estes últimos, na maioria das vezes são chaves na satisfação do cliente e nem sempre são lembrados;

7- Utilizando a criatividade da equipe, crie diversas ações para estimular a antecipação das compras. Além de atender melhor com menos acúmulo de pessoas nas últimas semanas, você se antecipa a concorrência;

8- Utilize as mídias sociais e pesquisas por e-mail para detectar rapidamente o que vai vender mais e certifique-se de que não vai faltar produtos;

9- Seja ágil e esteja preparado em termos operacionais e de logística para receber um fluxo maior de clientes, tanto presencialmente quanto em aplicativos de mensagens, telefone, e-mails, pedidos, reclamações, etc.;

10- Crie e distribua para os clientes mais fiéis e com maior potencial, vale-compras ou vale-desconto para estimular compras futuras e recompras. Você sabe que uma parte dos clientes só compra da sua loja neste período e é o melhor momento para estimular o aumento da frequência;

11- Dê e faça ofertas especiais e tratamento VIP a quem JÁ É cliente. Quem já é seu cliente espera ser tratado de forma especial, principalmente neste momento em que há um acúmulo de clientes na empresa e muitos deles eventuais;

12- Cadastre os clientes novos para contatos futuros e pós-venda. É preciso investir um pouco de tempo de sua equipe agora, para colher depois, então, mostre para a equipe que o cadastro precisa ter informações corretas e completas para os futuros contatos;

13- Prepare a equipe para construir relacionamentos duradouros. Será fundamental para melhorar o desempenho nos meses seguintes, onde normalmente reduz o movimento;

14- Alinhe-se a uma causa social, mas atenção: 1!, para dar foco e para que a sua contribuição traga resultados para a causa e para a sua empresa.

Finalizando, lembro que com estas recomendações simples, é possível acelerar os preparativos para os negócios de fim de ano. Se a lista estiver grande para você, prefira alguns pontos que estão mais próximos de colocar em prática. Convide a sua equipe e mãos a obra!

Um abraço a todos e o desejo de ótimos negócios!   

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